Quem sou eu

Minha foto
Santiago do Chile, Chile
Viajar é meu esporte favorito, mal chego e já estou planejando qual será o meu próximo destino. Depois de trabalhar por mais de uma década na gestão de marketing em uma multinacional em Floripa, e passar um ano sabático explorando novos sabores, culturas e lugares, vim morar em Santiago do Chile. Espero que minhas experiências sejam úteis e instiguem amigos e desconhecidos a desbravar novos e deliciosos destinos.

domingo, 10 de julho de 2011

Pad Thai - O Gostinho da Tailândia

Este prato sempre foi o meu predileto no Tigre Asiático, o melhor restaurante da culinária asiática que já tive a oportunidade de conhecer em minhas peregrinações por aí. Por isso, na minha viagem à Tailândia não podia deixar de provar várias vezes essa ótima combinação da cozinha Thai. Mas o meu veredicto é de que este restaurante super charmoso da Praia do Rosa ainda faz o melhor Pad Thai que já provei.

A receita a seguir eu tirei do livro de receitas da minha aula de gastronomia na Siam Cuisine Thai Cookery School, que fiz em Krabi com a professora Pin. Portanto, é a receita original do prato. Como é complicado achar a massa de arroz que eles utilizam, eu provei em Bangkok em um restaurante fusion a versão do mesmo prato com o penne italiano que é super fácil de encontrar e dá uma boa substituição.

Fried Noddles Thai Style (nome em inglês do Pad Thai)

Receita para 01 pessoa


Ingredientes:
100 gr de macarrão de arroz (estilo talharim) ou penne (se a massa for a italiana, cozinhe um pouco antes do ponto al dente e reserve)
50 gr de camarão, frango ou carne cortados em pequenos pedaços
50 gr de tofu cortado em pequenos pedaços
10 gr de cebolinha picada
30 gr de broto de feijão
1 ovo batido
1 colher de sopa de alho esmagado e picado
3 colheres de sopa de óleo de soja
2 colheres de sopa de molho de ostra
1 colher de molho de peixe (típico tailandês, serve para salgar apenas)
1 colher de sopa de açúcar
1/3 copo de água

Modo de preparo (ideal na panela wok ou grande frigideira):

Frite o alho e o tofu no fogo médio até dourar.
Adicione a carne e quando estiver quase cozida, inclua o ovo batido e mexa para que fique em pedaços miúdos.
Coloque o molho de ostra, o molho de peixe (ou sal), o açúcar e mexa bem.
Por fim, coloque a massa (noodles ou penne) e a água e mexa para que cozinhem.
Espalhe por cima o broto de feijão e a cebolinha picada e desligue o fogo.
Pode salpicar castanha de cajú picada, folhas de coentro e pimenta em pó(red chili) a gosto.

Se quiser incrementar, a professora Pin ensinou que podemos adicionar legumes para dar o colorido do prato como a ervilha torta cortada em tiras diagonais e a cenoura em palitos ou tiras finas.

A comida asiática combina bem com uma bebida fresca como um smoothie de manga (próxima receita), cerveja e, se a opção for por um vinho, escolha um branco meloso e encorpado como o Riesling alemão.

Smoothie de Manga

Este drink refrescante eu  provei no Island Phi Phi Village, feito com a manga espada, e estava realmente divino! Mas como esta manga é complicada de picar por conta das fibras, a receita que vou dar aqui pode ser feita com qualquer outro tipo da fruta.


Ingredientes (1 copo)

1 manga madura cortada em cubos
1 copo de yogurte natural desnatado (se substituir por um copo de frozen yogurt fica melhor ainda)
1 colher de chá de açúcar de baunília
1 copo de gelo picado
açúcar a gosto

Bater tudo no liquidificador ou mixxer até obter a consistência de um creme.
Servir assim que ficar pronto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe aqui aquelas dicas especiais que você trouxe na bagagem...