Quem sou eu

Minha foto
Santiago do Chile, Chile
Viajar é meu esporte favorito, mal chego e já estou planejando qual será o meu próximo destino. Depois de trabalhar por mais de uma década na gestão de marketing em uma multinacional em Floripa, e passar um ano sabático explorando novos sabores, culturas e lugares, vim morar em Santiago do Chile. Espero que minhas experiências sejam úteis e instiguem amigos e desconhecidos a desbravar novos e deliciosos destinos.

domingo, 17 de julho de 2011

Tannat - o sabor do Uruguai


Como para a maior parte dos brasileiros o churrasco é lugar-comum, resolvi não escrever aqui sobre o prato tradicional uruguaio que é a parrilla. Tá certo que no deles os cortes tem nomes diferentes (costela é assado de tira, contra-filé é entrecorte, chorizo é a noss linguiça turbinada, etc.)

Enfim, um país que consegue exportar milhões de litros de uma cepa específica de uva e ser reconhecido pela alta qualidade de suas vinícolas, não dá pra não falar do famoso Tannat e identificar neste vinho o sabor do Uruguai.

No meu post sobre Montevidéo inclui uma parte com dicas para as visitas às Bodegas, que são bem organizadas e possuem visitação com degustação e, em algumas como na Bodega Bouza (foto), um almoço delicioso à beira da lareira e em um bistrô super contemporâneo. Quem quiser explorar melhor esse turismo enólogo, sugiro visitar o site http://www.uruguaywinetours.com/web.htm.


Segue aqui um pouquinho das informações sobre as Bodegas Uruguais e o famoso Tannat, fruto de várias pesquisas minhas a respeito.

Com uma localização privilegiada e na mesma latitude das melhores regiões vitinícolas da Argentina, Chile, África do Sul e Austrália, o cultivo de vinícolas no Uruguai teve início no final do século XIX com a chegada de bascos e franceses na região. Atribui-se a um representante desses imigrantes, Pascual Harriague, a introdução da variedade Tannat no país de mudas trazidas da Argentina e que hoje encontramos incorporadas a outras cepas como a Merlot, Cabernet Sauvignon e Pinot para a criação de vinhos mais complexos e premiados.

Hoje o Uruguai tem mais vinícolas Tannat que o lugar de origem desta cepa, Béarn. Suas vinícolas desenvolveram-se ao redor de Montevidéo, em Canelones, mas hoje expandiram-se para outras regiões do país. A partir de 1980, com a criação do Instituto Nacional de Vitinicultura o vinho uruguaio profissionalizou-se e ganhou espaço nas adegas de apreciadores da bebida.


O vinho Tannat tem forte presença de taninos, é encorpado e longevo, podendo ser guardado por até 4 anos em média. Combina bem com carnes (perfeita combinação com a parrilla de entrecôrte) e comidas com molhos fortes.

A seguir algumas das vinícolas reconhecidas deste país e seus melhores vinhos Tannat.

Ariano Hermanos, de 1927, seu tinto top é o Don Adélio Tannat Reserva.

Calvinor, tem vinhedos na divisa com o Brasil, possui varietais da Tannat e de outras uvas.

Carlos Pizzorno, é uma das bodegas mais conceituadas do país com vinhos como Don Próspero e Pizzorno Tinto Reserva.

Castel Pujol, outra casa de renome da tradicional família Carrau. Seu Amat é 100% Tannat envelhecido em barris de carvalho por 16 meses.

José Luiz Filgueiras, vinícola-boutique, seus melhores rótulos são da linha Filgueiras Premium.

Juanico, tradicional bodega uruguaia, hoje pertence à família Deicas e tem a marca Don Pascual com cortes de Tannat como o Preludio, o Tannat Roble e o Tannat Reserva. Estes eu provei em restaurantes em Montevidéo com o corte de Cabernet Franc e o Reserva, ambos muito bons e com preço atrativo.

Marichal y Hijos, pequena vinícola em Canelones, sua linha top é o Reserve Collection com um corte de Tannat e Pinot Noir.

Stagnari, outra empresa familiar com vinhos pretigiados com o rótulo de Viognier Selección e o Tannat Viejo.

Bodega Bouza, antiga vinícola comprada e modernizada há poucos anos, tornou-se uma vinícola-boutique e tem uma cepa numerada (06) cujo Tannat, envelhecido em roble francês, está sendo expressivamente premiado. Trouxe a minha garrafa da melhor colheita por razoáveis 780,00 pesos.

Tin tin!





Um comentário:

  1. Anna, muito boa sua matéria sobre a uva Tannat que produz vinhos que adoro, como é o caso do Bouza e H. Stagnari.
    (Roberto Selva - facebook Roberto Selva Moreira)

    ResponderExcluir

Compartilhe aqui aquelas dicas especiais que você trouxe na bagagem...