Quem sou eu

Minha foto
Santiago do Chile, Chile
Viajar é meu esporte favorito, mal chego e já estou planejando qual será o meu próximo destino. Depois de trabalhar por mais de uma década na gestão de marketing em uma multinacional em Floripa, e passar um ano sabático explorando novos sabores, culturas e lugares, vim morar em Santiago do Chile. Espero que minhas experiências sejam úteis e instiguem amigos e desconhecidos a desbravar novos e deliciosos destinos.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Enseadas de Búzios e Arraial do Cabo

Estive por duas vezes nestes destinos e, mesmo morando em uma ilha com praias deliciosas, não pude deixar de curtir cada cantinho destes balneários fluminenses. Mesmo com o passar dos anos e o fluxo de cruzeiros e turistas aumentando na região, Búzios conserva seu charme e Arraial do Cabo nos surpreende com os tons turquesa e azuis das suas praias e ilhas.

Um feriadão ou, melhor ainda, umas férias fora de época (para fugir das turbas de turistas) é a melhor pedida para visitar essa península e mergulhar nas águas translúcidas de Arraial. A minha sugestão é que você evite o período de cruzeiros, quando cada navio desembarca centenas de turistas que lotam a charmosa Rua das Pedras e congestionam restaurantes e praias. O litoral do Rio de Janeiro tem temperaturas amenas durante quase todo o ano, então dá para arriscar visitar esses destinos nos períodos de primavera e outono, quando os preços são mais atrativos e as ruas e praias conservam um ar mais bucólico e silencioso.

Como chegar

De São Paulo dá pra ir de carro numa boa, já que você irá precisar de um carro lá para se locomover. Mas de outras regiões do país, o ponto de chegada é o Rio de Janeiro e no aeroporto mesmo alugue um carro (da última vez usei um da Movida e o serviço foi muito bom, o ponto de entrega é ao ladinho do Stos Dumond). Se tiver de pernoitar na cidade para sair com o carro, ali próximo ao aeroporto tem um Ibis bem localizado e de fácil acesso.

Não esqueça do GPS, apesar de ser tudo bem sinalizado (terá de pegar a ponte Rio-Niterói, passar o pedágio e pegar a rodovia que liga a região dos lagos). São 176 Km de distância até Búzios.

Onde ficar

Aqui não faltam pousadas e hotéis de luxo e super charmosos. Na verdade, há para todos os bolsos. A minha dica é que você fique no centrinho, próximo à Rua das Pedras. Isso porque cada dia você irá escolher alguma praia para conhecer e ficar perto do buxixo dá liberdade para sair final de tarde para uma voltinha, depois ir para a pousada se arrumar para o jantar e voltar caminhando da balada (estacionar perto da Rua das Pedras é um suplício).

Principalmente se estão em vários casais, o mulherio pode sair antes para as comprinhas e encontrar os gatos no barzinho ou no final da peregrinação nas lojas descoladas da Rua das Pedras (da última vez testamos esse formato e deu super certo!).

Confira abaixo algumas boas opções de hospedagem:

Porto Bay Glenzhaus (http://www.portobay.com/): é uma pousada de charme e fica no centrinho, no alto e com uma boa vista da cidade. Suas áreas comuns e os 17 quartos são super bem decorados e aconchegantes (foto).
Pousada Santa Fé (http://www.pousadasantafe.com/): em frente a pracinha a 1 quadra da Rua das Pedras, esta pousada é um ótimo custo-benefício e foi a minha opção qdo estive em Búzios com um grupo de amigas. Quartos espaçosos, mas não são exatamente românticos.

Pousada e Spa Pedra da Laguna (www.pedradalaguna.com.br): esta faz parte da rede Roteiros de Charme e fica na Praia da Ferradurinha. Seus quartos com cama dossel e hidro são muito românticos e a área de lazer ao entorno da piscina é bastante convidativa.


Villa Rasa Marina (http://www.villarasamarina.com.br/) : este hotel boutique pertence ao Circuito Elegante e fica na praia de mesmo nome. Ambientes bem decorados e bastante conforto nas instalações fazem desta opção uma das mais atraentes.

Insólitos Boutique Hotel (http://www.insolitos.com.br/): aqui cada suíte tem uma decoração própria, valorizando aspectos da cultura brasileira. Este hotel design ainda oferece serviços como piqueniques românticos, bicicletas, massagens e um bistrô com uma culinária franco-brasileira. Fica na Praia da Ferradura debruçado sobre o costão.


O que fazer



Pegar Sol: são muitas as praias em Búzios e dependendo do vento ou da intenção, dá para escolher a mais adequada. Geribá concentra surfistas e garotada que se concentra nas redondezas do Fishbone Café.  Ferradurinha, Ferradura e Forno são enseadas de águas calmas mas pouco espaço na areia, a da Armação e Canto ficam próximo ao centrinho e não são boas para banho, Azeda (foto) e Azedinha estão a poucos minutos de caminhada pela Orla Bardot e vale um mergulho. Manguinhos não me pareceu muito interessante e a da Tartaruga é uma das que possui melhor mar e espaço na areia (as escunas costumam parar lá). A Brava tem um acesso mais chato mas tem o Rocka Beach Lounge como boa infra para almoço, não preciso dizer que o mar é para surfistas...


A minha sugestão é que você rode um dia a península (o que não demora mais que duas horas parando nas praias) para conhecer todas e depois escolha aquelas que gostaria de voltar e passar mais tempo. Tem a opção de fazer um passeio de Trolley se você estiver sem carro (tour shop (22) 2623-4733 na Orla Bardot).

Passeio de Barco: aqui também tem o tradicional passeio de escuna. Se o seu tempo é curto aqui, vale pela possibilidade de conhecer várias praias de uma só vez. Mas a minha sugestão é que reúna um grupo e vá ao pier na Orla Bardot para negociar uma saída de barco/lancha só com vocês. Aí dá para dar uma gostosa volta nas enseadas de Ferradura, para com tempo e antes das escunas na Tartaruga, enfim, com um espumante gelado à bordo fica ainda melhor!

Arraial do Cabo: este balneário que fica depois de Cabo Frio, a poucos kilômetros de Búzios, tem as águas mais lindas do litoral fluminense. Aqui passa uma corrente marinha do sul, que além das águas mais geladas, dá uma visibilidade incrível para snorkelling e mergulhos. Por isso, é um dos principais pontos do litoral brasileiro procurado por estes esporttistas. Dirija até o porto e negocie ali mesmo com um dos barqueiros para fazer o seu passeio (de preferência só seu grupo). As paradas normalmente incluem a belíssima Ilha do Forno (foto) além de outras belas enseadas e pontos bons para um snorkelling.

Rua dos Biquinis: na volta de Arraial, logo após passar a ponte de Cabo Frio sentido Búzios, você encontra esse "ponto turístico" que reúne mais de 20 lojas de biquinis cariocas, famosos no Brasil todo. Vale a pena parar para abastacer a gaveta para os próximos verões, pois os preços são bem convidativos.

Rua das Pedras: mesmo que não seja para comprar, você não pode deixar de caminhar nesta tradicional rua de Búzios e esticar até a Orla Bardot (foto) para ver o sol se pôr com uma bela vista da baía. Já para quem gosta de lojinhas, não deixe de conferir as descoladas marcas cariocas e outras grifes nacionais.

Trilhas: para quem gosta de ecoturismo, são muitas as opções de trilhas que levam você pelos costões e pontas da península, algumas com piscinas naturais para brindar os mais destemidos. Confira no link a relação de guias credenciados para levá-lo por estes caminhos - http://www.buziosonline.com.br/home/portugues/o-que-ver-e-fazer/ecoturismo/guias-de-turismo.cfm.

Esportes Náuticos: há para todos os gostos, aulas de kite, vela e surf, saídas para mergulho, pesca oceânica, wakeboard, ski, enfim, opção é que não irá faltar para quem quiser aproveitar. No link as informações http://www.buziosonline.com.br/home/portugues/plazer.cfm.

Baladas: Búzios concentra várias filiais de baladas conhecidas, como a Pacha, Privilege, Serena, dentre outras, além de bares e pubs para você estender a noite até tarde.

Onde Comer

Búzios também tem uma farta opção de restaurantes e bistrôs. Enumero alguns aqui que não podem faltar na sua visita, mas certamente a cada temporada há novas alternativas igualmente convidativas.

Sawasdee: eu que adoro comida Thai não poderia deixar de ir neste charmoso restaurante com uma vista bem legal ali na Orla Bardot. Fui em um dia dos namorados sem reservar e consegui mesa, então se não for alta temporada, acho que dá para arriscar. (22) 2623-4644

Parvati: este antigo restaurante de Búzios fica na Rua das Pedras e tem um ambiente bem acolhedor, além de um cardápio de massas frescas e opções de pratos de vários lugares do mundo. (22) 2623-1375

Estância Don Juan: escolhi este restaurante para jantar um dia pois além de adorar uma boa carne argentina e vinho argentinos (estávamos em pleno mês de junho e excepcionalmente fazia frio), seu projeto arquitetônico e paisagístico eram muito convidativos na Rua das Pedras. É uma opção para quando quiser variar o menu (22) 2623-2169.

Parvati: este antigo restaurante de Búzios fica na Rua das Pedras e tem um ambiente bem acolhedor, além de um cardápio de massas frescas e opções de pratos de vários lugares do mundo. (22) 2623-1375

Cigalon: debruçado sobre a Praia do Canto, este restaurante francês tem ambientes apropriados para um jantar romântico. Se a noite for agradável, escolha uma mesa na varanda e aproveite a vista! (22) 2623-0932.

Chez Michou: esta tradicional creperia de Búzios tem que constar na sua lista de paradinhas, nem que seja para degustar uma das muitas opções de crepes doces. Aqui a balada começa com o esquenta da garotada, que migra depois para uma das casas na Orla Bardot, conforme a festa e programação.


Salt: ocupando uma tradicional casa na Orla Bardot, a da Sereia com arquitetura Buziana, este restaurante de comida contemporânea é a novidade do balneário e fica a poucos passos da Rua das Pedras, com vista para o mar. (22) 2623-6769

Quadrucci: filial da bem frequentada casa do Leblon, fica no Porto da Barra na praia de Manguinhos. Seus ambientes supes descolados são convidativos e o cardápio segue a mesma linha da matriz carioca, com uma gastronomia italiana-contemporânea. (22) 2623-6303

Porto da Barra: esta área super gostosa em Manguinhos tem vários restaurantes e mesas ao ar livre, com opções simples como o Bar dos Pescadores e mais refinadas como o Quadrucci.







3 comentários:

  1. Algumas dicas da Itane que esteve em Búzios no final de março, principalmente de lugares para degustar um bom prato:
    Peixaria na Orla Bardot, Búzio - é um restaurante tipo econômico, ambiente simples com mesinhas na beira da orla, onde o próprio dono é o cozinheiro e o garçom, e o preparo e o tempero é digno de um grand chef.
    Buda Beach Búzios, também na orla Bardot -ambiente planejado, mais sofisticado, porém sem tirar a descontração. Comida excelente, muito bem servida, daquelas que deixa gostinho de quero mais.

    ResponderExcluir
  2. é isso aí, adorei! bj Itane

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelas dicas.

    Além das informações de seu blog, também achei um vídeo sensacional lá no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=gy3wXHndt3M

    Recomendo para quem está pretendendo conhecer ou até mesmo se já conhece. Me ajudou bastante a realizar uma viagem inesquecível.

    ResponderExcluir

Compartilhe aqui aquelas dicas especiais que você trouxe na bagagem...