Quem sou eu

Minha foto
Santiago do Chile, Chile
Viajar é meu esporte favorito, mal chego e já estou planejando qual será o meu próximo destino. Depois de trabalhar por mais de uma década na gestão de marketing em uma multinacional em Floripa, e passar um ano sabático explorando novos sabores, culturas e lugares, vim morar em Santiago do Chile. Espero que minhas experiências sejam úteis e instiguem amigos e desconhecidos a desbravar novos e deliciosos destinos.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

A Costa Esmeralda Brasileira


A região de Porto Belo, Bombas, Bombinhas, 4 Ilhas e Mariscal recebeu o nome de Costa Esmeralda por conta da cor do mar que banha suas inúmeras praias. Já que SC foi novamente eleita por uma conhecida revista de viagem como um dos melhores destinos do país, resolvi dedicar este post a estes recantos deliciosos de nosso litoral, muito conhecido pelos hermanos mas pouco explorado pelos turistas brasileiros.

Tenho de alertar que o período das férias de janeiro não é o melhor para conhecer esses pequenos paraísos, já que os preços sobem e o trânsito fica muitas vezes impossível. Março é um mês ótimo em nosso litoral, com correntes marinhas mais claras e quentes e dias muito ensolarados. Nesta época, os turistas também diminuem e você terá mais opções de hospedagem, além de não enfrentar fila nos restaurantes locais.

Confira a seguir as dicas de uma "quase local", já que tive a oportunidade de visitar diversas vezes estas praias e veranear na casa de amigas outras tantas.

Como chegar

Pela BR 101 são 2,5 horas desde Curitiba ou apenas 40 min de Florianópolis. Caso venha de avião, há o aeroporto de Navegantes que fica mais próximo, ou o de Floripa mesmo. Como você terá de ter um carro para se deslocar (são poucos os táxis e as tarifas em SC são exorbitantes), recomendo descer em Floripa e já agendar no aeroporto Hercílio Luz o carro (há Localiza, Europcar, Hertz e Movida).

Já motorizado, siga pela via Expressa Sul em direção à Ponte Colombo Salles (bem sinalizado) e seguir pela Expressa (282) em direção à BR 101 e pegar sentido Norte - Curitiba. No primeiro pedágio, fique atento para a saída de Porto Belo (Rod. SC 412), são cerca de 66Km de BR desde Floripa e mais 15 Km até o centrinho da cidade.

Onde Ficar

Aqui há todo o tipo de hospedagem, já que os balneários sobrevivem do turismo. Há casas de veraneio, pousadas familiares ou aparts, pousadas mais refinadas e até alguns hotéis. Você pode escolher uma das praias e ficar próximo da areia (tudo tem um custo) ou um lugar mais afastado e se deslocar de carro para a praia mais indicada do dia (conforme vento, disposição e programa). Se for alta temporada, fique perto da areia para não precisar pegar o carro para curtir o sol. Se não for, escolha pelo charme da pousada (já que as tarifas caem) e aproveite para explorar melhor os recantos desta região.

Selecionei aqui algumas pousadas interessantes e deixo o link para buscarem outros tipos de hospedagem - http://www.guiabombinhas.com.br/

Vila do Farol (http://www.viladofarol.com.br/): é um hotel, frente à praia de Bombinhas, com uma área de lazer bem equipada (foto). É  frequentado por famílias com crianças.

Villa Paradiso (http://www.villaparadiso.com.br/): fica de frente para o mar e tem uma infra-estrutura ideal para casais em lua de mel. Ofurôs nas varandas com vista para o mar, chalés bem equipados, além de muita mordomia.

Vila Boa Vidahttp://www.vilaboavida.com.br/ ): na praia do Mariscal, esta pousada-apart tem um delicioso jardim tropical com piscina e jaccuzzi, além de uma decoração aconchegante e unidades bem equipadas para aqueles que pretendem passar mais dias neste paraíso. Nos serviços oferecidos, além de massagem há até equipamento de surf.

Refúfio do Estaleiro (http://www.refugiodoestaleiro.com.br/): As suítes de 60 m² ficam debruçadas em um costão com vista para o mar. A área de lazer conta com quadra de tênis, academia, trilhas e uma convidativa piscina com borda infinita. Fica próxima a praia do Estaleiro, em Porto Belo.

Pousada Vila do Bosquehttp://www.viladobosque.com.br/): fica ao pé do morro em bombinhas e seus aptos são equipados com cozinha e sala, além de varanda. Com decoração charmosa, é uma boa opção para os aparts ou casas de aluguel.


O que fazer

Esta região é povoada de praias. No centrinho de Porto Belo, logo na chegada, há um posto de informações turísticas onde eu sugiro que você pegue um mapa para poder percorrê-las conforme sua disponibilidade. As praias da Sepultura, 4 Ilhas, Retiro dos Padres, Bombinhas, Tainha (foto) e a do Atalaia merecem a sua visita.


Ilha de Porto Belo (http://www.ilhadeportobelo.com.br/): fica a uma pequena travessia da praia do centro. Aqui há o Ecomuseu para visitar, diferentes trilhas para percorrer a ilha (dificuldade leve a média), área de espreguiçadeiras na praia, pontos de snorkelling e restaurante. Vale a pena passar um dia aqui.

Mergulho: nestes balneários há várias escolas de mergulho (a Pata da Cobra é uma das mais antigas) que levam para batismo ou mergulho em uma das mais belas reservas marinhas do nosso litoral, a Ilha do Arvoredo, que possui uma visibilidade fantástica apesar das águas mais frias (é a mesma corrente que encontra nosso litoral em Arraial do Cabo). Se não fizer questão do mergulho autônomo, há ótimos pontos para o snorkelling como a praia do Caixa d'Aço, da Lagoinha, Prainha e Embrulho.

Trilhas: há muitas praias com acesso só por trilha, como a Praia da Galheta, a trilha de 4 ilhas que liga a praia de mesmo nome e a praia de Mariscal, e a trilha da Ponta Grande, uma das mais belas.

Atividades Náuticas: além dos passeios de lanchas e escuna, as praias oferecem aluguel de jet ski e há operadores locais para aulas de kite surf e windsurf. No porto de Porto Belo é possível também agendar saídas para pesca oceânica.

Visitar a Região: Porto Belo fica a 30 minutos de Blumenau, uma cidade com arquitetura germânica e muito bonitinha (foto) para se visitar e provar da culinária alemã no Restaurante Moinho, à beira do rio Itajaí ou do  tradicional café colonial no Caffehaus do Hotel Glória. No caminho, em Ilhota, há várias fábricas locais de lingerie e roupa de banho. Se a intenção for badalar, Balneário Camboriú fica no caminho entre as duas cidades e tem uma orla à beira-mar povoada de barzinhos e boates, além de uma boa oferta de lojas e restaurantes (recomendo um pulinho no Taj, com comida asiática e uma baladinha light a partir das 21hs).

Beto Carreiro World: fica mais ao norte, uns 40 minutos de Porto Belo. É o maior parque temático do país e tem atrações para todas as idades.

Onde Comer

Como é um turismo de temporada, há muitos estabelecimentos que fecham e abrem a cada ano. Estes que indico aqui neste momento estão abertos e tive a oportunidade de conhecê-los:

Petisqueria Tatuíra: fica no centrinho de Porto Belo, que vale a pena uma visitinha antes do jantar, e tem um cardápio bem atrativo não só de petiscos, mas pratos também. Me recomendaram a Lula do Loy que provei a adorei!

Recanto da Sereia: este tradicional restaurante de frutos do mar fica em frente à praia de Itapema e é facilmente avistado da BR 101. É frequentado aos finais de semana pelo pessoal de Floripa, portanto tenha paciência com as filas para almoço aos domingos.

Restaurante Refúgio do Estaleiro: se não tiver a oportunidade de se hospedar nesta charmosa pousada, aproveite o restaurante para conhecer o espaço e se deslumbrar com a vista, que fica ainda mais linda no final de tarde.

Restaurante Pirão d'Água: o único que conheço em nosso litoral que fez um resgate da tradicional culinária açoriana. Fica em Penha, na Praia da Armação, próximo ao parque temático do Beto Carreiro World, e seu ambiente rústico lembra outros restaurante deliciososos como o Beijupirá em Porto de Galinhas. Os pratos são servidos em louças típicas, a cachaça é produzida pelos proprietários e as opções no menu vão deixá-lo curioso e com água na boca. Vale a pena se programar e visitar. Telefone para informações e reservas: 47 3345-6742



Boa viagem!

Um comentário:

Compartilhe aqui aquelas dicas especiais que você trouxe na bagagem...