Quem sou eu

Minha foto
Santiago do Chile, Chile
Viajar é meu esporte favorito, mal chego e já estou planejando qual será o meu próximo destino. Depois de trabalhar por mais de uma década na gestão de marketing em uma multinacional em Floripa, e passar um ano sabático explorando novos sabores, culturas e lugares, vim morar em Santiago do Chile. Espero que minhas experiências sejam úteis e instiguem amigos e desconhecidos a desbravar novos e deliciosos destinos.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Camarão ao Roquefort - lembranças da Praia do Forte

Pois é, comi tanta moqueca e peixe nos restaurantes do Iberostar, que uma vez visitando a Vila de Santo Antônio escolhi um prato diferente para provar. Segue aqui a receita que provei e aprovei, bem fácil de preparar e que sai do lugar comum das receitas de frutos do mar.




Ingredientes:

500 gr de camarão médio descascados
150 gr de queijo roquefort
50  gr de alcaparras
1 taça de vinho branco seco
1 limão
azeita extra  virgem
1 cebola pequena
2 dentes de alho
folhas de alfavaca
pimenta do reino e sal a gosto

Preparo:

Lave os camarões e tempere-os com limão. Aqueça a frigideira com azeita extra virgem e coloque os camarões para cozinharem 2 minutos na própria água que soltam. Escorra a água e coloque os camarões em uma tigela de água fria para ficarem mais tenros, por 2 minutos. Retire-os da água gelada e seque com um papel toalha. Aqueça novamente a frigideira  com azeite e frite levemente o alho (não deixe dourar) e junte a cebola, acrescentando os camarões, sal e pimenta do reino. Frite até dourá-los e coloque a taça de vinho para flambar um pouco, juntando as alcaparras e a alfavaca. Por fim, coloque o queijo roquefort picado, deixando-o derreter. Depois de testar a receita em casa, descobri que pra que o prato não fique com o molho tão salgado, pode adicionar junto com o roquefort um pouco de requeijão cremoso e para que tenha o molho fique mais cremoso e consistente, uma xícara de leite com uma colher de maizena.

Pode servir com batatas souté ou arroz branco, ou até acompanhando um massa al dente.

A bebida que combina bem com o prato é um vinho branco, leve e fresco, como o  Rio Sol Branco que é produzido no Vale do Rio São Francisco (divisa da Bahia com Pernambuco) por uma associação da Expand e de uma vinícola da região do Douro (Portugal). Se não encontrar este, escolha um Sauvignon Blanc e sirva na temperatura certa - geladinho.

Bom apetite!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe aqui aquelas dicas especiais que você trouxe na bagagem...