Quem sou eu

Minha foto
Santiago do Chile, Chile
Viajar é meu esporte favorito, mal chego e já estou planejando qual será o meu próximo destino. Depois de trabalhar por mais de uma década na gestão de marketing em uma multinacional em Floripa, e passar um ano sabático explorando novos sabores, culturas e lugares, vim morar em Santiago do Chile. Espero que minhas experiências sejam úteis e instiguem amigos e desconhecidos a desbravar novos e deliciosos destinos.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

A Rústico-Chique Praia do Rosa

Sei que estamos em pleno inverno, então por que escrever sobre a Praia do Rosa? É que agora andam por lá as maravilhosas Baleias Francas, que podem ser avistadas da beira da praia com seus filhotes fazendo shows de saltos. Além disso, as pousadas da Praia do Rosa são requintadas e equipadas com lareiras para os casais que desejam um programa diferente para um final de semana prolongado.

 O reveillón por lá também é super concorrido, com mega festa na praia, show de fogos nas pousadas e hotéis, além de um público jovem e bonito de Porto Alegre, Rio e São Paulo. As reservas nas pousadas e aluguéis de casas começam bem cedo e, se você se animar com a proposta, não pode demorar muito para começar a procurar onde ficar. Veja sobre a festa mais organizada da praia que acontece em um dos hotéis à beira mar - http://www.viradamagica.com.br/virada.php e comece a programar a sua festa.

 Sou fã deste destino de praia no sul de SC, localizado a 80km de Florianópolis, o aeroporto mais próximo. Se você vier de avião, recomendo alugar um carro já no aeroporto para poder percorrer com calma as praias de Imbituba e Garopaba, curtindo cada curva e enseada desta parte belíssima do nosso litoral.

Veja abaixo as principais dicas de uma frequentadora assídua, no inverno e verão, desta que é eleita uma das 30 baías mais belas do mundo.

O Destino

A Praia do Rosa fica no Balneário de Imbituba, mas seu acesso se dá através da rodovia que liga a BR101 à Garopaba, por isso muitos a confundem como uma das praias desta cidade que também vale a pena ser visitada. Acho que a descrição mais parecida para este destino é de ser a Trancoso ou a Pipa do Sul, com seu jeitinho rústico-chique das pousadas, restaurantes charmosos, ruas de terra e uma praia deliciosa com águas próprias para o surf que ainda não foi "descoberta" pelos ambulantes, barracas e ônibus da CVC...


Dividida ao meio por uma lagoa de águas limpas e quentes, onde vale a pena dar um mergulho em noite de lua cheia ou se refrescar no final da tarde, o Rosa Sul é mais desenvolvido com restaurantes na beira da praia e lugar para estacionar o carro. O Rosa Norte é o point da moçada mais bonita, principalmente quando o vento impede as boas ondas no Rosa Sul. Seu acesso é através das ruas do condomínio e um único bar rústico de praia fornece alguma infra-estrutura para quem passa o dia na praia. Por isso, não esqueça de levar seu guarda-sol e cadeira (aqui no Sul todos levam para a praia), água e lanchinhos para aguentar o dia todo. Na alta temporada, há vendedores de picolés e sanduíches naturais que circulam na praia toda.

Além desta praia, há outras próximas que valem a pena serem visitadas. Escrevo em detalhe sobre cada uma no O que fazer, mais adiante no post.

Onde ficar

A associação das pousadas da Praia do Rosa é muito organizada e algumas estão inclusive no Roteiro de Charme ou fazem parte de uma rede especial de pousadas. Há para todos os gostos Penthouses maravilhosas na Vida Sol e Mar, chalés ou estúdios mais rústicos no Caminho do Rei ou na beira da praia, quartos super equipados em refúgios acolhedores no morro do Rosa, dentre outros. Veja abaixo as minhas sugestões especiais:

Vida Sol e Mar Eco Resort - é um dos hotéis mais bem equipados da praia, com acesso à Lagoa e ao Rosa Norte. Além dos chalés mais rústicos, suas 19 villas são verdadeiras casas de praia super equipadas, com jacuzzi, lareira, ofurô e todas as dependências decoradas com bom gosto e uma vista belíssima da praia. Este hotel faz parte da rede de Green Places to Stay e do Boutique Hotels.


Quinta do Bucaneiro - é uma pousada com apenas 10 apartamentos onde a atenção aos detalhes e o capricho fazem parte do serviço. Está classificada entre os 10 melhores hotéis do país para casais, faz parte dos Roteiros de Charme e está listada no exclusivo guia do Condé Nast Johansens. Fica no alto do Morro do Rosa e uma trilha leva a um barquinho que atravessa a lagoa para deixar você na praia.(http://www.bucanero.com.br)

Caminho do Rei - nesta pousada de luxo localizada no topo do morro do Caminho do Rei, cada suíte tem uma decoração própria e prometem bastante privacidade e uma linda vista da praia. Também está listada no Condé Nast Johansens, além de fazer parte do Atmosphere Hotels e do Circuito Elegante. (http://www.caminhodorei.com.br/).

Solar Mirador (foto) - debruçada sobre a lagoa do Rosa, esta pousada do Circuito Elegante tem uma vista maravilhosa do seu deck de piscina e também uma proposta de privacidade e requinte em suas 12 suítes. Está entre os 10 hotéis sustentáveis do Guia 4 Rodas e é eleita uma das 10 vistas mais lindas do mundo pela Travel Magazine.(http://www.solarmirador.com.br/)
Fazenda Verde do Rosa - este hotel é um dos mais antigos e tradicionais da praia e fica à beira mar. Seus chalés possuem lareira e estão equipados para receberem casais ou famílias, fica ao lado da lagoa e possui uma boa infra-estrutura, inclusive com uma escola de surf.(http://www.fazendaverdedorosa.com.br/)

Village do Rosa - também na beira da praia, seus chalés com lareira possuem cozinha e recebem até pets. Possui uma infra-estrutura de condomínio e preços atraentes.(http://www.villagerosa.com.br/)

Há outras opções mais enconta e com uma boa infraestrutura, como a Descanso do Rei (http://www.descansodorei.com.br/) com aptos duplex com cozinha e bem localizado; a Hospedaria das Brisas (www.hospedariadasbrisas.com.br/ )  também no caminho do rei; e a Studios do Barão (www.studiosdobarao.com.br/ ), em meio à mata.

Onde Comer:

Quando eu era estudante e comecei a frequentar esta praia, achava os restaurantes  locais que serviam PF com filé de peixe uma ótima pedida. Hoje, um pouco mais crítica em relação a gastronomia, posso dizer que as opções deste destino vão muito além dos restaurantes de comida caseira e hoje há festivais específicos como o Festival de Sabores do Mundo (acontece na segunda quinzena de julho com 14 restaurantes participantes com pratos de todos os tipos de culinária a R$25,00) e o Festival de Frutos do Mar (acontece em novembro quando renomados chefs reproduzem  receitas dos Açores) que atraem gourmets de todo país para seus restaurantes requintados e reconhecidos. Veja abaixo algumas das opções deliciosas que você encontra aqui:


Tigre Asiático - lugar delicioso, pratos tailandeses e japoneses, com uma lareira enorme no inverno para aquecer as noites frias. Ambiente e serviço impecáveis, este restaurante super concorrido (reserve antes pois está sempre lotado) é considerado um dos melhores em culinária tailandesa do país. Fica no centrinho da praia. (www.tigreasiatico.com/)


Crepe Georgette - fica lá no topo do caminho do rei, em frente à pousada deste mesmo nome, tem uma vista linda da Lagoa de Imbituba e um cardápio bem variado de crepes franceses doces e salgados.tel: (48) 3355-6646.

Pizzaria Marguerita - pizzaria muito tradicional do Rosa, com massa bem fininha de recheios diversos, assada na pedra em forno a lenha. Estrada Geral do Rosa S/N, esquina do Caminho do Rei. (48)3355-6010.

Urucum - debruçado sobre a lagoa e com uma vista espetacular, este restaurante é especializado na culinária capixaba e tem no cardápio a deliciosa Moqueca Capixaba, imperdível. Fica na pousada Solar Mirador e vale a pena ir mesmo que seja para tomar um drink e apreciar a vista ou ver a lua nascer linda e cheia no mar. (http://www.restauranteurucum.com.br/)

Lua Marinha - para chegar lá você serpenteia por ruas até chegar à beira da lagoa de Imbituba. Ambiente rústico e simples, com uma culinária focada em frutos do mar, muito elogiado pelos frequentadores mas eu tenho de confessar que achei muita fama por um cardápio simples e sem inovações. Acesso pela Estrada Geral de Ibiraquera  (48) 3354-0543.

Boa parte das pousadas possui bistrôs e restaurantes acolhedores, como Quinta do Bucanero, a Hospedaria das Brisas e a Regina Guest House com o charmoso Bistrô Pedra da Vigia (48 3355-6066) .

O Que Fazer

Aqui tirei algumas sugestões do site da PROA, além de eu incluir aquelas boas experiências de tantos anos visitando este destino:

  • Percorrer a trilha pelo costão do canto sul, passando pelo Portinho, e assistir o nascer do sol.
  • Percorrer o Caminho do Rei, do seu topo apreciar a vista da Baía do Rosa e da Lagoa de Ibiraquera. Assistir dali o pôr do sol - de preferência degustando um delicioso crepe na Georgette.
  • Percorrer a trilha que vai à Praia do Luz e Barra da Lagoa de Ibiraquera - o caminho começa no costão do Rosa Sul.
  • Fazer uma aula de Kitesurf em uma das muitas escolas que estão próximas à Lagoa de Ibiraquera.
  • Conhecer a trilha que margeia o Canto Norte levando até a Praia Vermelha e o Ouvidor.   
  • Aprender a surfar, as aulas começam na lagoa do rosa e há várias escolas na praia.
  • Conhecer as inscrições rupestres nas pedras da Barrinha da Praia da Ferrugem.
  • Ir uma tarde para Garopaba conhecer o Centro Histórico e a vila de pescadores e aproveitar para comer um delicioso mousse na tradicional Casa dos Mousses na avenida central de Garopaba, depois passar na Mormaii ou na Sul Nativo que são fábricas da cidade e têm acessórios e roupas de surf.
  • Conhecer as dunas de areia na Praia do Siriú.
  • Conhecer o Museu da Baleia Franca em Imbituba.     
  • Conhecer as belas praias ao redor como Ibiraquera, Silveira (*****), Luz, Vermelha, Ouvidor, Barrinha (***), Ferrugem(****), D'água,  da Vila, Siriú, Gamboa e Garopaba.
  • Reservar um day-use na Ilha do Papagaio (30 Km).
  • Visitar a cidade histórica de Laguna e o Farol de Santa Marta (35 km).
  • Subir a Serra do Rio do Rastro (90 km).

  • Fazer a observação marítima das baleias Franca, monitorado por biólogos em embarcações especiais, de julho a novembro no Instituto da Baleia Franca (www.baleiafranca.org/index1.asp). As pousadas mesmo ligam e reservam o passeio para você (em torno de R$350,00 p/p).
Agora, se você quer ir lá ver as baleias nas praias e costões sem precisar pagar pelo passeio ou incomodar as mamães e filhotes, que na opinião dos protetores causa distúrbios à essa espécie que migra para o nosso litoral para acasalar e procriar, o Projeto Baleia Franca que acompanha todos os indivíduos que chegam à área de proteção criou um serviço muito legal, que é o de podermos acompanhar onde estão as baleias (eles marcam em um mapa a data da chegada e de avistamento). Como as baleias costumam ficar algum tempo em cada praia ou enseada, uma vez que você vai para o Rosa basta acessar o site:
http://www.baleiafranca.org.br/avistagens/avistagens.asp e descobrir onde estão as mamães, filhotes e machos adultos. Não esqueça de levar o binóculo, apesar de muitas vezes elas ficarem a poucos metros da areia ou do costão.

Onde encontrar mais informações sobre esse  destino: http://www.praiadorosa.pro.br/ e http://www.praiadorosa.com.br/.

Um comentário:

  1. Hey Girl! A pouco li este seu post e gostaria de te agradecer. Ele me ajudou muito nas minhas buscas e decisões.
    Visitei "A Rústica-Chique Praia do Rosa" neste inverno e amei!
    Continue com suas viagens e dividindo os "ingredientes" e experiências.
    Valeu! abraços
    Talissa Morgado
    talissamorgado@hotmail.com

    ResponderExcluir

Compartilhe aqui aquelas dicas especiais que você trouxe na bagagem...