Quem sou eu

Minha foto
Santiago do Chile, Chile
Viajar é meu esporte favorito, mal chego e já estou planejando qual será o meu próximo destino. Depois de trabalhar por mais de uma década na gestão de marketing em uma multinacional em Floripa, e passar um ano sabático explorando novos sabores, culturas e lugares, vim morar em Santiago do Chile. Espero que minhas experiências sejam úteis e instiguem amigos e desconhecidos a desbravar novos e deliciosos destinos.

quarta-feira, 14 de março de 2012

A Cachacinha Fluminense

Este post demorou para sair pois os finais de semana ensolarados aqui em Floripa me roubaram a agenda... mas o bom é que ele tem haver também com o próximo post de viagem que será sobre o carnaval no Rio, que tive o prazer enorme de ir conferir novamente este ano.
Então a receita aqui serve tanto para homenagear as famosas cachaças de Paraty como também uma experiência gastronômica deliciosa que tive na terça-feira de carnaval (http://www.viagemcomgosto.blogspot.com.br/2012/03/samba-carioca.html) no delicioso Zazá Bistrô Tropical (foto) em Ipanema na companhia da minha querida irmã, Gabi.

Hoje em dia a gente encontra todo o tipo de caipirinha, bebida típica brasileira e presente na maioria dos cardápios de botecos a restaurantes cools. Esta semana mesmo inventei uma receitinha no Taikô em Floripa em uma segunda feira off do trabalho com manga e morango, maravilhosa! Mas a receita aqui no blog eu garimpei lá no Zazá mesmo e é bem original, não tão fácil de fazer, mas certamente vai surpreender seus convivas. É a Caipiserrote, uma caipirinha feita com uma cachaça artesanal fluminense (veja no post de Paraty como conhecer e degustar cachaças de vários alambiques seculares - http://www.viagemcomgosto.blogspot.com/2012/02/historica-paraty.html) e que ao invés de frutas leva a cana de açúcar preparada como sorbet. Uma delícia!

Confira o passo a passo para este bebidinha tipicamente brasileira e carioca:

Caipiserrote do Zazá
1 bola de sorbet de Caldo de Cana – ver receita abaixo
1 dose de cachaça fluminense

Raspas de gengibre
Suco de 1 limão
Prepare a caipirinha de modo tradicional, misturando a cachaça e suco do limão. Depois adicione no meio a bola de sorbet de caldo de cana (normalmente é doce e não precisa adicionar mais açúcar) e coloque por cima as raspas de gengibre.


Sorbet de Caldo de Cana

1 litro de caldo de cana

1 xícara de chá de cachaça (a mesma da caipirinha)

3/3 de xícara de chá suco de limão

Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador, coloque em uma tigela rasa e leve ao congelador por 6 horas. Antes de servir, retire alguns minutos ants do congelador, raspe com uma colher para formar uma bola como de sorvete e sirva na taça da caipirinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe aqui aquelas dicas especiais que você trouxe na bagagem...