Quem sou eu

Minha foto
Santiago do Chile, Chile
Viajar é meu esporte favorito, mal chego e já estou planejando qual será o meu próximo destino. Depois de trabalhar por mais de uma década na gestão de marketing em uma multinacional em Floripa, e passar um ano sabático explorando novos sabores, culturas e lugares, vim morar em Santiago do Chile. Espero que minhas experiências sejam úteis e instiguem amigos e desconhecidos a desbravar novos e deliciosos destinos.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Clericot, o drink das areias de Punta

Apesar da origem francesa, o Clericot se popularizou na Índia com os ingleses que buscavam um drink refrescante para o calor do país. Mas é em Punta del Este que o Clericot se tornou super tradicional e esta bebida está no cardápio de quase todos os lugares que visitei na minha estadia por lá (post: http://www.viagemcomgosto.blogspot.com.br/2012/01/o-reveillon-de-punta-del-este.html).

Facilmente vemos turistas e locais circulando na areia da praia com uma jarra desta deliciosa mistura de vinho branco e frutas e não preciso dizer que nossa turminha provou, todos os dias, diferentes receitas do refrescante Clericot Uruguayo.

Eu já tinha o hábito de prepará-lo nas reuniões com as amigas, mas em uma versão diferente da que conheci em Punta neste réveillon. A receita que eu fazia tinha espumante e incluia água com gás ou citrus e licor Marrasquino. Em Punta, o mais comum é vermos as receitas sem o licor e feita com vinho branco ao invés do espumante. Lá também eles adicionam gelo, o que eu não tinha o hábito de fazer. Enfim, lendo blogs e receitas, descobri que são muitas as maneiras de preparar o seu Clericot.

Transcrevo aqui a receita mais comum do Clericot que provei em Punta del Este, já que definitivamente este é o gostinho que ficou desta deliciosa viagem:

Ingredientes:

1 garrafa de vinho branco gelado Sauvignon Blanc
2 xícaras de frutas picadas - morango, kiwi, pêra, maçã, tangerina, pêssego, manga, uva, cereja, etc (lá eles colocavam até banana, mas confesso que não gostei muito, escolha as suas preferidas)
2 cálices de licor de laranja (Grand Marnier, Cointreau, etc)
Gelo picado
Açúcar a gosto (alguns colocavam e outros não, se quiser que fique mais como suco, adicione)

Modo de preparo:

Utilize uma jarra e despeje sobre as frutas o licor, deixando elas marinarem por alguns minutos. Adicione o vinho branco bem gelado e  coloque o gelo. A adoce se achar necessário. Sirva a jarra com uma colher ou palitos para que possa as pessoas possam servir-se das frutas nas taças também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe aqui aquelas dicas especiais que você trouxe na bagagem...