Quem sou eu

Minha foto
Santiago do Chile, Chile
Viajar é meu esporte favorito, mal chego e já estou planejando qual será o meu próximo destino. Depois de trabalhar por mais de uma década na gestão de marketing em uma multinacional em Floripa, e passar um ano sabático explorando novos sabores, culturas e lugares, vim morar em Santiago do Chile. Espero que minhas experiências sejam úteis e instiguem amigos e desconhecidos a desbravar novos e deliciosos destinos.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Carmenère Chileno

O blogger mudou seu programa e este post, já publicado há algum tempo simplesmente desapareceu, juntamente com o de Pucón que estava prontinho para ir ao ar... paciência!

Nas minhas andanças pelo Chile provei pratos típicos, a deliciosa Ceulla no Mercado Público, o tradicional salmão nas região dos lagos andinos, mas como amante de vinhos, o que marcou mesmo foi o vinho chileno, em especial o Carmenère.

Este varietal chileno tem sua origem nos vales do Medóc, na região de Bordeaux, mas no final do século XIX esses parrerais foram dizimados pela praga da Phlylloxera e, aquelas mudas trazidas por engano para as vinícolas chilenas, foram as únicas que resistiram. Hoje o Chile é reconhecido pela qualidade de seus vinhos e o Carmnerère já ganhou o selo de vinho nacional.


Mais leve que o Sauvignon, de cor vermelha lilás e com toques de frutas vermelhas, o Carmenère é um vinho de corpo médio e que se bebe jovem, harmonizando bem com carnes vermelhas e de caça, além de massas. São muitos os rótulos premiados no Chile, mas escolhi uma vinícola que além de estar no Vale de Colchagua, tem sua produção baseada em princípios que valorizo bastante, como o de agricultura orgânica e biodinâmica.

Trata-se da Emiliana (http://www.emiliana.cl/), que recebeu o Green Awards 2012 da revista londrina The Drink Business e tem o seu Carmenère - Emiliana Adobe Reserva (http://www.emiliana.cl/our-wines/organics/adobe/carmenere/) muito bem avaliando por revistas especializadas. Com produção 100% sustentável, a vinícola utiliza compostagem, calendário biodinâmico, geração eólica de energia, uso de técnicas naturais para controle de pragas, sem defensivos agrícolas e produtos químicos, além de estarem comprometidos com responsabilidade social e apoio comunitário.


Este vinho orgânico, produzido nos vinhedos de "Los Robles" com 292 hectares no Vale de Colchagua, está classificado pela empresa como um de seus vinhos "notáveis", premiado com medalha de prata no concurso mundial de Bruxelas, e tem um excelente custo-benefício, com preço no Brasil em torno de USD 20,00. Envelhecido por 6 meses em carvalho francês, tem notas de cerejas com o toque spicy da pimenta preta, sendo 85% de cepa Carmenère e 15% de Syrah.


No meu post sobre Santiagohttp://www.viagemcomgosto.blogspot.com.br/2012/04/feriadao-em-santiago-do-chile.html ) eu sugiro um dia de tour pelas vinícolas da região e uma ótima pedida é conhecer um dos muitos wine tours que a Emiliana organiza, como este para conhecer a sua produção orgânica, os almoços preparados no meio dos parrerais (necessita reserva), piqueniques com produtos orgânicos de ótima qualidade e os deliciosios vinhos, além de oferecer diferentes tipos de degustação que combinam inclusive duas delícias - chocolates de ótima qualidade e os vinhos da propriedade. Todas as informações estão no site http://www.emiliana.cl/wine-tour/.

Para aqueles que se interessarem em provar o vinho, este pode ser comprado via internet no site http://www.vinomundi.com.br/emiliana-adobe-reserva-carmenere-2010.html.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe aqui aquelas dicas especiais que você trouxe na bagagem...