Quem sou eu

Minha foto
Santiago do Chile, Chile
Viajar é meu esporte favorito, mal chego e já estou planejando qual será o meu próximo destino. Depois de trabalhar por mais de uma década na gestão de marketing em uma multinacional em Floripa, e passar um ano sabático explorando novos sabores, culturas e lugares, vim morar em Santiago do Chile. Espero que minhas experiências sejam úteis e instiguem amigos e desconhecidos a desbravar novos e deliciosos destinos.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Aventuras em Pucón

Pucón fica na região dos lagos andinos, ao sul do Chile, e é conhecida como destino de aventura no país. Frequentada por famílias abastadas no verão, que transformam o lago Villarica em um balneário, e por esquiadores no inverno que aproveitam as encostas do vulcão de mesmo nome, este pequeno vilarejo é um charme e fica rodeado de parques, corredeiras, águas termais e muita natureza.

Aproveitei uma semana nesta região e escrevo aqui algumas sugestões para aqueles que pretendem explorar algumas das muitas opções esportivas e de lazer que este destino proporciona. É uma viagem para se fazer a dois ou com uma  turma de amigos destemidos, que têm desde a opção de escalar um dos poucos vulcões ainda ativos, até descer as corredeiras nervosas em canoas ou botes. Para os casais, chalés charmosos com lareira, caiaques para voltas no lago, termas deliciosas para se recuperar depois das trilhas nos belíssimos parques nacionais.

Como Chegar

Pucón fica a 780km da capital de Santiago. Há vôos diretos para lá pelas companhias Sky Airline (www.skyairline.cl/) e LAN (http://www.lan.com/) e também ônibus leito super confortáveis que viajam à noite e são uma boa alternativa. Não viajei de carro pelas estradas chilenas, mas amigos que moraram por lá disseram que é bem tranquilo, apesar de serem 8hrs de viagem. Se optar por alugar um carro para rodar, escolha um 4x4 pois são muitas as estradas de terra dentro dos parques.

Onde Ficar

A cidade tem uma oferta enorme de chalés, aparts, pousadas e hotéis. Eu recomendo ficar mais próximo do centrinho, para poder perambular pelas ruas e restaurantes e pesquisar com calma nas muitas agências de aventura quais roteiros fazer. O táxi não costuma ser muito em conta, mas se você estiver de carro alugado, terá mais alternativas. Seguem algumas boas sugestões:

Hotel Antumalal (http://www.antumalal.com/): em uma construção contemporânea debruçada sobre a encosta e com belíssima vista, este hotel está listado como Great Escapes South America e World's Greatest Hotels e eleito um dos melhores do país. Poucas suítes, serviço de primeira e um restaurante premiado completam o cenário belíssimo que as suítes oferecem do lago e do entorno.

Grand Hotel (www.pucon.com/granhotel): super tradicional e mais antigo, fica na beira do lago e bem localizado, a poucos metros de restaurantes e do centrinho da cidade. Foi aqui que Dicaprio e Giselle se hospedaram quando visitaram Pucón para um final de semana romântico e este hotel tem uma super infra, com spa, piscinas aquecidas e quartos espaçosos com vista para o lago ou o vulcão.

Hotel e Cabanas Monte Verde (www.monteverdepucon.cl/): cabanas equipadas e charmosas ou suítes no pequeno hotel boutique que é descrito pelo Frommers com um hotel com um design de bom gosto e serviço atencioso. Foi aqui que me hospedei e adorei o tratamento. O único porém é que precisará de carro ou táxi para ir até a cidade que fica há 6km.

O que fazer

Atividades não irão faltar. Se você é aventureiro, desde escaladas até corredeiras de grau 6, trilhas de bike, canoagem no lago e, se for inverno, diferentes pistas de esqui na encosta do vulcão. Para quem quer mais sossego, pescaria de trutas, trilhas de jipe para percorrer os parques nacionais, termas para se esbaldar, restaurantes e belas vistas. Confira algumas sugestões:

Escalada no vulcão: são muitas as oficinas de turismo que organizam os grupos para subir até a cratera ativa do vulcão Villarica. O tempo tem de estar bom e você preparado para uma boa caminhada que, apesar de não ser perigosa, recentemente teve como vítimas alguns turistas. As roupas e sapatos especiais são fornecidos pelas próprias empresas que organizam o tour. Se você não faz questão de subir até a cratera, dá para fazer um passeio e curtir a vista lá de cima utilizando somente o teleférico. Vale a pena.

Esquiar: os táxis ou transporte levam você até um ponto do vulcão para pegar o teleférico e curtir as pistas que descem a encosta, além da belíssima vista do lago e dos parques que o rodeiam. Informações: www.chileanski.com/por/pucon

Tour nos parques nacionais: também organzidos pelas agências locais, levam você de 4x4 para conhecer o Parque Nacional Huerquehue ou o de Villarica, com as famosas corredeiras do rio Trancura, visitar outros lagos andinos na região, conhecer a área devastada pela lava do vulcão há poucas décadas e onde hoje brotam milhares de pequenas orquídeas amarelas, fazer trekking e escaladas, ou até mesmo cavalgadas.

Atividades aquáticas: no verão, na beira do lago Villarica, há caiaques e botes de aluguel, para passeios e pesca. Nos rios locais, a possibilidade de rafting e mais aventura. Também organizam a flying fishing para capturar as belas trutas que povoam os rios que cortam os parques.

Termas: de águas vulcânicas, são muitas nas proximidades de Pucón, com mais infraestrutura ou até mesmo bem rústicas com piscinas de pedras construídas no meio da mata. Eu fui da de Huife (www.termashuife.com/), que tem no centrinho da cidade um posto de vendas e oferece o traslado. São várias piscinas na beira do rio, em uma região super bonita, e há até hospedagem se você se animar a ficar por lá. Ideal para um dia bem frio.
Rodando de Bike: na cidade também há vários lugares para alugar a bike e sair rodando pelas estradinhas e trilhas mapeadas. Uma boa opção para quem não quer tanta aventura, mas quer fazer o seu roteiro com calma, curtir as belas paisagens e estarrar-se na beira dos rios para um banho de sol ou piquenique.

Para mais informações sobre o destino e tours: //www.puconchile.com/en/

Boa Aventura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe aqui aquelas dicas especiais que você trouxe na bagagem...