Quem sou eu

Minha foto
Santiago do Chile, Chile
Viajar é meu esporte favorito, mal chego e já estou planejando qual será o meu próximo destino. Depois de trabalhar por mais de uma década na gestão de marketing em uma multinacional em Floripa, e passar um ano sabático explorando novos sabores, culturas e lugares, vim morar em Santiago do Chile. Espero que minhas experiências sejam úteis e instiguem amigos e desconhecidos a desbravar novos e deliciosos destinos.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Descobrindo a Tailândia - Guia de Viagem

Ao planejar a minha primeira visita ao continente asiático, escolhi a Tailândia como ponto principal deste projeto de viagem por oferecer o que considero os itens mais interessantes para escolher um destino: aspecto cultural, beleza natural, culinária interessante e custo atrativo.

Para quem já pesquisou um pouco sobre esse país exótico, já sabe que Thailand quer dizer terra dos livres, uma vez que o povo Thai nunca foi colonizado. São pessoas gentis, educadas, com uma língua e alfabeto completamente diferente do nosso, budistas em sua maioria, e que moram em um país que está em amplo desenvolvimento, bastante seguro e que oferece uma infra-estrutura muito boa para o turismo. Eu diria que o que vi lá é uma mistura de Indonésia (ilhas e praias lindas), Vietnã (o interior com arrozais e as baías com aquelas rochas maravilhosas), Camboja (ruínas com influência do Khymmer) e as compras de Bali com seus templos e mercados.

Os hotéis, aeroportos, aviões, shoppings, resorts, restaurantes e tudo o mais são equivalentes ou melhores a muitos destinos considerados de primeiro mundo, como Miami e Caribe. As compras, principalmente de eletrônicos, objetos decorativos e jóias, possuem preços muito mais baratos que outros lugares do planeta, sendo comparáveis à China e Índia. Viajar pelo país é realmente em conta, você pode escolher hotéis 5 estrelas por preços equivalentes a USD100,00 e não gastará mais do que 35,00 reais em um jantar com bebidas em um restaurante de ótima qualidade e reputação.

Além disso, a Tailândia oferece templos, palácios e uma história rica para ser explorada com bastante entusiasmo, praias e paisagens paradisíacas, uma culinária deliciosa de ser descoberta e aprendida, spas e massagens revigorantes para colocar tudo no lugar, além, é claro, da alegria e gentileza do seu povo que recebe aos turistas muito bem. Sua única preocupação será escolher entre tantos destinos, opções de hotéis, pratos exóticos e onde arrumar lugar na sua mala para tantas compras!

Como tive dificuldade em descobrir os segredos deste país antes de chegar lá, pois são poucos os blogs detalhados e os relatos normalmente são de backpackers em busca de festas ou pechinchas, resolvi escrever um diário de viagem e trazer neste roteiro as melhores dicas para que você possa planejar esta viagem sem surpresas.

Como chegar lá

As passagens são de fato o maior investimento nesta viagem. Há roteiros que passam pela Europa, normalmente com preços mais competitivos, e os mais curtos via Oriente Médio. Ir pelo lado oposto pode parecer mais rápido, mas além de custar mais, a distância é maior.

Eu fui com a TAM até Frankfurt e de lá com a Thai Airways até Bangkok. Foram duas viagens longas, mais horas no aeroporto, mas era a única opção disponível e viável quando pesquisei. Comprei as passagens juntas por conta das bagagens, para não precisar retirá-las antes do destino final. Aconselho essa estratégia se forem comprar, e provavelmente irão, pois ficar pegando várias malas pesadas (as minhas somaram 100 Kg) em cada esteira não é aconselhável. A Thai vôo das principais capitais européias e escolher a escala em Milão, Madri pode resultar em algumas horas a menos de vôo.

Uma dica importante – se tiver milhas sobrando, faça um up grade de classe em pelo menos uma das pernas. Duas noites seguidas dormindo em cadeiras da classe econômica é de matar!

Preços: em torno de R$3.500,00 com taxas ida e volta de Floripa a Bangkok. 28 hrs de ida e quase 45 hrs de volta. Não se preocupe, se for por Frankfurt o aeroporto tem um ótimo shopping, restaurantes, duchas e espreguiçadeiras. Na nossa volta, fomos de trem para a cidade passear e fazer um tour no Red Bus, com direito a um delicioso goulash e vinho regional no centro histórico.

Quando ir?
Aquela região da Ásia (incluindo Índia, Paquistão, Camboja, Vietnã) sofre com as monções que são as chuvas que inundam tudo. Portanto, descarte o período de abril a julho para visitar a Tailândia. Quando estive lá nos informaram que a melhor época é de novembro a fevereiro. Temperaturas mais amenas, pouca chuva, bom período de praia. É claro que dezembro e janeiro são alta temporada para turistas, especialmente os europeus que invadem as ilhas no final do ano. Então, podendo programar suas férias, novembro e dezembro são bons meses e em fevereiro, quando estive lá, pude aproveitar bastante apesar do calor ficar pior nos últimos dias.

Quanto tempo ficar?

Isso vai depender da sua disponibilidade, mas viajar mais de 1 dia para chegar lá e quase 2 dias para voltar já indica que você tem de ficar um tempo para conseguir descansar e aproveitar o destino. Além disso, são 10 horas de fuso, então serão alguns dias até você se adaptar aos horários e dormir bem.

Eu não sugiro ficar menos de 20 dias. 15 dias seria o mínimo para visitar só 2 lugares. Eu fiquei 27 dias no total e foi um tempo suficiente para rodar pelo país todo. Outra dica – se você quer conhecer mesmo esse país, não inclua uma “parada” na Indonésia, Vietnã, Malásia, etc. É bastante tempo perdido em aeroportos internacionais para que você fique 2 ou 3 noites em outro país e no final não conhecerá bem nenhum dos dois destinos.

Que roteiro escolher?
 
Eu pesquisei muito para definir que locais escolheria para conhecer, uma vez que a Tailândia oferece desde cidades como Bangkok cheias de templos e compras, até ilhas isoladas como Koh Tao e Ko Lipe. São realmente muitas as opções e as dúvidas. Li muitos blogs, relatos e guias internacionais para montar um trajeto viável e interessante. Seguem abaixo as minhas considerações.

Um pouco de cada: se você quer aproveitar os principais atrativos que a Tailândia oferece, eu sugiro alguns dias em Bangkok (templos e compras), uma semana entre as praias mais belas (Krabi e Phi Phi) e alguns dias nas montanhas ao norte (Chiang Mai). Recomendo pelo menos 03 noites em cada destino e aviso que Chiang Mai vai ter boas opções de compras de artesanato também.

Mais das praias: se o seu foco é explorar mais o litoral, as melhores ilhas e praias do país, a minha recomendação é alguns dias em Bangkok (vale a pena iniciar sua introdução à cultura visitando os templos e palácios da cidade), escolher pelo menos uma ilhas ainda pouco exploradas pelo turismo (Koh Phangan, Koh Tao, Ko Lanta), incluir Krabi e Phi Phi que já são destinos mais conhecidos mas ainda assim belíssimos e imperdíveis. Phuket eu estive e você pode excluir do roteiro por encontrar opções tão boas ou melhores que lá nos outros destinos que citei.

Só 10 dias no país: se o tempo é curto eu focaria em um vôo que vai direto para Bangkok-Krabi (só com escala em Bangkok), ficando 03 noites em Krabi em hotel na praia, de lá de barco para 03 noites em Phi Phi no Phi Phi Island Village e no retonro a Bangkok ficaria 03 ou 04 noites na cidade para visitar templos, palácios e mercados.

O que fazer?

Vou postar aos poucos os principais destinos da Tailândia, com as informações de onde ficar, passeios e comidinhas. Inicio pelo ponto de chegada ao país, Bangkok - http://viagemcomgosto.blogspot.com/2011/06/bangkok-e-arredores.html; depois pelas ilhas do lado leste do país que incluem Koh Panghan e Koh Samui - http://viagemcomgosto.blogspot.com/2011/06/destinos-de-praia-na-tailandia-parte-1.html  e finalizo nas conhecidas ilhas de Phuket e Phi Phi, incluindo Krabi - http://viagemcomgosto.blogspot.com/2011/06/destinos-de-praia-na-tailandia-parte-2.html.

A receita desta viagem está no post http://viagemcomgosto.blogspot.com/2011/07/pad-thai-o-gostinho-da-tailandia.html.

7 comentários:

  1. Vou em novembro. Espero dicas dos restaurantes típicos e comidinhas que valem a pena experimentar...

    ResponderExcluir
  2. Oi valeram as dicas. Estou montando um roteiro para fevereiro e adorei a sua forma de escrever.

    ResponderExcluir
  3. Oi Anna, tudo bom?? Sou de Joinville, e descobri seu blog, pois eu e meu marido queremos ir para Tailandia em 2013.
    Fiquei com uma dúvida: você comprou sua passagem sozinha ou por alguma agência de turismo?

    Se você comprou por alguma agência (sou super insegura para comprar sozinha, morro de medo que algo possa dar errado), será que você poderia me passar o telefone?

    Em joinville tem bastante agências, mas quando se fala de algum lugar fora de Miami, las Vegas ou Paris, as coisas já começam a ficar mais complicadas...

    Obrigada pela atenção, e realmente desculpe incomodar.
    s
    O meu email é lari123@gmail.com

    Super beijo e feliz 2013, com muitas viagens para nós!

    ResponderExcluir
  4. Oi Anna,

    www.bangkok.craigslist.co.th/trv/4156215840.html

    fallo Espahnol, Ingles, Frances, Thai e um poco de Germao tambem.

    Posso pegar turistas desde o aeroporto, mais so cuido de Banguecoque (posso levar eles pra Pattaya, e depois ir)

    So interessado pem gente fina, que quer ver "mas" do que os guias classicos mostram.

    olivier321@gmail.com
    cell+66 9 44 34 83 26 (GMT+5)

    Olivier..:)

    ResponderExcluir

Compartilhe aqui aquelas dicas especiais que você trouxe na bagagem...