Quem sou eu

Minha foto
Santiago do Chile, Chile
Viajar é meu esporte favorito, mal chego e já estou planejando qual será o meu próximo destino. Depois de trabalhar por mais de uma década na gestão de marketing em uma multinacional em Floripa, e passar um ano sabático explorando novos sabores, culturas e lugares, vim morar em Santiago do Chile. Espero que minhas experiências sejam úteis e instiguem amigos e desconhecidos a desbravar novos e deliciosos destinos.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Ceviche, uma receita latina

A origem do Ceviche remonta ao período pré-colombiano, sendo um prato amplamente consumido nos países latinos com litoral no Oceano Pacífico, como Perú, Chile, Equador e Colômbia. Eu sou fã desta iguaria e, antes mesmo de desembarcar em Cartagena das Índias, já havia mapeado as cevicherias mais recomendadas com o objetivo de provar todos os tipos possíveis.

Logo na primeira noite na cidade, fui ao Juan del Mar e pedi o Ceviche Juan del Mar. Nesta receita, estavam marinados no limão o pescado, camarão e polvo. Muito gostoso. Mas foi na La Cevicheria, super recomendada no Tripadviser, que eu pude provar os típicos ceviches colombianos. No menu degustação conheci receitas com salsa de tomate, salsa de mango, além da tradicional com limão e coentro. Não exitei em pedir ao chef a receita do ceviche mais solicitado na casa e é esta que está aqui publicada no post desta semana.

Perfeito para o verão, este prato pode ser servido tanto como entrada como prato principal. Recomendo provarem também com camarão e polvo, que ficam ainda mais deliciosos.

Ceviche de Pez da La Cevicheria

1/2 kg de pescado de carne branca (sugestão de linguado ou peixe prego)
2 limões Taiti espremidos
Sal a gosto
Pimenta do reino moida na hora
1 pimenta dedo de moça picada sem caroço
1 pires de coentro fresco picado
1 cebola roxa picada em quadradinhos
folhas de hortelã
azeite de oliva a gosto
água de alho (02 cabeças descascadas de molho em 100 ml de água)
3 col. sopa de suco de Tangerina

Corte o pescado em tirinhas e depois em quadradinhos, adicione o suco dos limões, sal e deixe marinar por 2hrs. Acrescente a cebola picada, a pimenta dedo de moça, as ervas, água de alho e azeite de oliva, misturando tudo em um boll. No final, moa a pimenta do reino e coloque o suco de Tangerina. Está pronto para servir. Acompanhe com bolachas salgadas tipo cream cracker ou torradas.

A mesma receita pode ser feita com camarões (antes de serem misturados ao limão e temperos precisam ser salteados rapidamente na frigideira até ficarem avermelhados) e polvo (cozinhar 30 a 40 minutos antes, picar em pedaços pequenos).

Para fazer a deliciosa salsa de mango, depois de marinar o peixe, separe o suco em que ele ficou cozinhando e bata no mixxer com 1 xícara de manga verde picada (não pode estar madura, usar a fruta ainda firme). Depois adicione alface picadinho e coentro, pimenta do reino moída, sal e azeite, misturando ao peixe. A cebola roxa é picada finamente em rodelas e servida sobre o ceviche.


Um comentário:

  1. É foi muito bom mesmo poder degustar um ceviche em Cartagena!!! Obrigada pela oportunidade.
    Te amo!!!
    Beijocas da Gabi

    ResponderExcluir

Compartilhe aqui aquelas dicas especiais que você trouxe na bagagem...