Quem sou eu

Minha foto
Santiago do Chile, Chile
Viajar é meu esporte favorito, mal chego e já estou planejando qual será o meu próximo destino. Depois de trabalhar por mais de uma década na gestão de marketing em uma multinacional em Floripa, e passar um ano sabático explorando novos sabores, culturas e lugares, vim morar em Santiago do Chile. Espero que minhas experiências sejam úteis e instiguem amigos e desconhecidos a desbravar novos e deliciosos destinos.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Rio com Bossa


Este post não tem o propósito de ser uma sugestão de roteiro no Rio, pois a cidade maravilhosa já tem muitos blogs e guias bem redigidos sobre seus pontos turísticos.

A minha idéia aqui é descrever o Rio como eu gosto, com a bossa das ruas deliciosas da zona sul e alguns programas para quem quer curtir a cidade como um carioca e não como um turista.

Pra começar, a sugestão de onde ficar. Copacabana já era, a menos que você queira curtir as instalações do Copacabana Palace. Suas ruas cheias de gringos, prostitutas e "caça turistas" não são exatamente o lugar mais charmoso da cidade para se hospedar.

Santa Tereza ganhou nos últimos anos alguns hotéis boutique e B&B charmosos, mas sua localização não é exatamente a melhor apesar da bela vista. Por isso, a minha sugestão é que você escolha Ipanema ou Leblon se quiser andar tranquilo pelas ruas, curtir uma orla mais gostosa e pode usufruir de todas as opções de lazer e restaurantes a poucos passos de onde está. Claro que se seu budget permitir, o novíssimo Hotel Fasano no Arpoador é uma boa pedida...

Mas, para aqueles com o bolso mais econômico, seguem as minhas sugestões:

Ritz Plaza Leblon (www.ritzhotel.com.br/): fica super bem localizado ali no buxixo do baixo Leblon, na altura do Posto 12 e quase na esquina das Pizzarias Guanabara e Diagonal. Suas instalações foram reformadas e no quarto que me hospedei, tudo moderno e clean, TV LCD, super banheiro e um ótimo café da manhã. Faz o estilo cool e é bem frequentado (sem gringos acompanhados de garotas de programa).

Mar Ipanema (http://www.maripanema.com.br/): também com grande parte dos quartos remodelados e clean, fica na Visconde de Pirajá em Ipanema, muito bem localizado a 2 quadras da praia e 2 da Lagoa. A recepção diminuta mas muito bem decorada e o café da manhã no Devassa é para vc já acordar e ir para o Boteco...

Marina All Suites (http://www.marinaallsuites.com.br/) : não tão econômico e mais complicado de conseguir um quarto, este hotel fica de frente para o mar e muito bem localizado, na altura no posto 11.

Leblon Spot Hostel (www.leblonspot.com/): isso mesmo, um hostel ali na Dias Ferreira, mas com suítes com um precinho camarada e, segundo as amigas que já ficaram por lá, quartos ótimos por pouco mais de R$100,00 por pessoa. Uma ótima pedida em detrimento aos hotéis com carpês antiquados e móveis deteriorados que costumamos encontrar com frequência no Rio.

Programas de Turista :

Pois é, o Rio tem muito programa só pra gringo ver, tipo ir na escola de samba (minha sugestão é que vc se organize e saia em um desfile no carnaval mesmo), subir a favela, pegar um tour para os pontos tradicionais como Cristo, Pão de Açúcar, Maracanã... enfim, faça a peregrinação toda. As minhas dicas aqui são de como ir para alguns lugares turísticos e aproveitar melhor o que eles têm para oferecer.


Pão de Açúcar: realmente, imperdível, mas normalmente aos finais de semana e feriados a fila é enorme. A minha sugestão é que você escolha um dia de semana, se possível, e vá no final da tarde para ver o lindo pôr do sol deste cartão postal da cidade maravilhosa.

Cristo Redentor: só vale a pena ir lá se o tempo estiver limpo, pois a cerração e as nuvens rapidamente fecham a vista de toda baía da Guanabara. Mas para "entrar no clima" a minha sugestão é que você pegue um táxi e vá para o Cosme Velho pegar o trenzinho que leva você até o topo do Corcovado, em meio a uma floresta de mata atlântica onde, com sorte, você verá um grupo de macacos prego nas árvores fazendo festa.

Jardim Botânico: sem dúvida vale uma visita a este oásis na cidade. Caminhe com tempo nas alamedas arborizadas, procure os esquilos, sagüis e tucanos nas árvores. Há um café gostoso na entrada principal para repor as energias. Ao sair, caminhe mais um pouco para chegar à beira da Lagoa Rodrigo de Freitas. Ali, há muitos restaurantes para um drink ou almoço, junto a outro ponto turístico da cidade.

Pedra da Gávea e Floresta da Tijuca: combine com um taxista da sua confiança e siga de São Conrado para a estrada que chega ao Mirante da Pedra da Gávea, onde saltam de asadelta. A vista é linda e o caminho segue pela Estrada das Paineiras em meio à Floresta da Tijuca. Lá, há uma cachoeira em meio à mata onde, com sorte, você avista os macacos pregos em festa. Foi uma das visões mais lindas que vi neste lugar, dezenas deles nas árvores ao redor do poço. Deve vir de situações como esta que os gringos dizem que os macacos vivem no meio das cidades brasileiras... O caminho pode seguir até a Mesa do Imperador (cenário deslumbrante) e a Vista Chinesa, chegado ao morro de Santa Tereza e o centro do Rio, onde o passeio continua.

Centro do Rio: aqui há muitos prédios antigos, como o do Theatro Municipal e a Biblioteca Nacional, para serem visitados. A Câmara de Deputados também é um belo espaço e nas proximidades há toda uma fortificação da época de fundação da cidade. A dica aqui é não ir com itens de muito valor e bolsas fáceis de serem levadas e atenção, mas as vezes em que perambulei por essas ruas nunca tive problema. Não deixe de visitar a Confeitaria Colombo para um doce português. A última vez que fui estava meio caidinha, mas ainda assim o belo espaço que recebeu personagens ilustres da nossa história vale uma visita.

Morro de Santa Tereza: o legal era chegar lá de bondinho passando pelos Arcos da Lapa, e o ponto de embarque era ali próximo ao prédio da Petrobras. Mas depois do acidente, não sei se estão ainda em funcionamento. De qualquer modo, o Museu Chácara do Céu tem um acervo interessante e uma bela vista e o restaurante Aprazível (http://www.aprazivel.com.br/) é uma ótima pedida para o almoço com vários ambientes em meio a um jardim e vista linda.

Praia: caminhar pela orla, seja a de Copacabana com seus novos quiosques, ou do Arpoador até o Leblon deve fazer parte do seu roteiro. Seja de manhã cedo ou no final da tarde, é um programa que todo carioca faz e que é ideal para você sentir o clima da cidade e observar os tipos que passam. Aos domingos, a pista da praia é bloqueada e o movimento aumenta. Agora, se você quer curtir praia mesmo, o Posto 12 do Leblon é uma muvuca de turmas jovens e saradas. A Barraca do Pepê na Barra da Tijuca é outro point bem frequentado. Mas praia boa mesmo é a Prainha, que fica depois do Recreio dos Bandeirantes. Para acessar a praia, que fica em uma enseada, só de carro e se for no final de semana, tem que ir cedo senão a praia lota e o acesso fica fechado. Água limpa, areia clarinha, é um paraíso.

Curtindo a Bossa da Zona Sul:

Ipanema, Leblon, Jardim Botânico, Gávea, Lagoa, todos esses bairros têm muito a oferecer para quem gosta de caminhar pelas ruas arborizadas, descobrir restaurantes e bistrôs, conhecer a moda carioca, sentar em um boteco ou café e apreciar o vai e vém das pessoas. Seguem alguns lugares que eu costumo frequentar e que valem a pena conhecer:

A rua Barão da Torre em Ipanema tem várias opções convidativas para um almoço ou jantar. Recém inaugurado o Cavist Vinoteca e Bistrô tem mesas no terraço com vista para a praça em frente e uma ótima variedade de vinhos para acompanhar o menu. Ali ao lado o Bazzar tem um cardápio apetitoso e, ali pertinho na Rua João Angélica, fica o charmoso Zazá Bistrô (este só abre para o jantar).

Na Visconde de Pirajá, pertinho do Mar Ipanema Hotel, fica o Market, um bom pit stop para as comprinhas naquela região que é recheada de galerias e lojas com boas opções de marcas cariocas e mineiras, como a Tóten, Bumbum, Lenny, Farm, Skunk, entre outras, além da charmosa livraria A Travessa onde há uma filial do restaurante Bazzar. Quase na divisa com o Leblon, está uma das casas do Gula Gula em um casarão super agradável e uma opção deliciosa para sair da praia e ir almoçar.

No Leblon, as opções de restaurantes são ainda melhores. O Nan Thai (foto) traz um cardápio tailandês delicioso e abre para o almoço (Rua Rainha Guilhermina), nestas quadras da Av. Ataúlfo de Paiva há outras opções igualmente deliciosas como o empório Garcia e Rodrigues para um lanche, sobremesa ou salada, o Frontera é um bom restaurante buffet e a Casa do Alemão, ótima opção para um lanche, também estão a poucas quadras. Super movimentado no café da manhã o Talha Capixaba é uma tentação para aqueles em dieta com tantas delícias nas vitrines desta padaria cool do bairro. Mas, se você procura restaurantes mais sofisticados, ande uma quadra e na Dias Ferreira você encontrará o Quadrucci, o Carlotta, o Sushi Leblon, além da novidade do momento que é o CT Boucherie, do Troisgros, onde você escolhe a carne e o rodízio é dos acompanhamentos.

Nesta região também são muitas as opções para um happy hour carioca, nas quadras próximo à praia estão o Veloso, o Devassa, na Ataúfo o movimentado Jobi e as pizzarias Guanabara e Diagonal, na Dias Ferreira o Embalo, entre tantos outros.


Outras duas casas premiadas do Claude Troisgros e que ficam no Jardim Botânico, o 66 Bistrô (no almoço é um buffet e o jantar é melhor) e o sofisticado Olympe com uma culinária francesa onde ingredientes brasileiros são utilizados com maestria. São poucas as mesas, então é melhor reservar. Nesta mesma região, o Parque Lage  (foto) além de valer uma visita tem um brunch  das 9 às 13hrs aos sábados, domingos e feriados no Café du Lage (21 2226 8125) que é uma ótima opção para substituir a praia em caso de tempo nublado.

Para badalar, na própria Barão da Torre tem o Boox, onde após jantar no andar de baixo você pode subir e conferir um ambiente balada com lounge. Outras boas opções para sair a noite, o bar Londra no Hotel Fasano no Arpoador tem um ambiente transado e um público seleto. Dá para ir mais cedo e conferir o cardápio de petiscos. O Bar do Copa, no Copacabana Palace é uma ótima pedida para você conferir esse hotel ícone da cidade. Fica na área da piscina e rola DJ a noite. Se a opção é uma night mesmo, a Melt (http://www.meltbar.com/) no Baixo Leblon (rua Rita Ludolf) tem no andar de baixo um amplo lounge e no superior uma pista com as baladas comerciais do momento. Caso queira conferir uma noite carioca mesmo, recomendo o Rio Scenarium na Lapa, com vários ambientes e um público variado onde toca desde gafieira até eletrônica. Ouvi falar muito bem também do Zozô na Urca, onde após o horário de jantar rola uma baladinha.


Divirta-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe aqui aquelas dicas especiais que você trouxe na bagagem...