Quem sou eu

Minha foto
Santiago do Chile, Chile
Viajar é meu esporte favorito, mal chego e já estou planejando qual será o meu próximo destino. Depois de trabalhar por mais de uma década na gestão de marketing em uma multinacional em Floripa, e passar um ano sabático explorando novos sabores, culturas e lugares, vim morar em Santiago do Chile. Espero que minhas experiências sejam úteis e instiguem amigos e desconhecidos a desbravar novos e deliciosos destinos.

domingo, 2 de outubro de 2011

Brigadeiro de Chocolate Belga e Crocante de Pistache

O chocolate belga é hoje reconhecido como um dos melhores do mundo. Eu tenho de confessar que apesar do francês Valrhona ter o título do melhor, os pralinés belgas são uma tentação até para quem não é um chocólatra assumido, como eu. Por isto, para ilustrar o post de Brugges (http://www.viagemcomgosto.blogspot.com.br/2011/09/brugges-veneza-belga.html), não poderia escolher outro ingrediente que mais refletisse o sabor desta viagem.

O cacau, utilizado inicialmente em uma bebida nobre pelos Astecas no México, chegou à Europa com as expedições de Colombo à América Central e, depois da adição de açúcar à mistura, rapidamente se espalhou pelos países mesmo após a tentativa da aristocracia espanhola tentar manter sua receita em segredo. Desde então, cada lugar criou seu jeito particular de produzir a receita do chocolate.

Na Bélgica, o cacau de alta qualidade foi utilizado na confecção de Pralinés (bombons) com nozes, recheios licorosos, cremosos e com diferentes tipos de chocolate. Esses pralinés feitos artesanalmente ganharam o paladar do público e promoveram os artesãos à chocolatiers. Hoje, são conhecidas mundialmente marcas como a Guylian, Leonidas, Godiva e Neuhaus. Alguns chocolates, ganharam o status de "gourmet" como o de Pierre Marcolini.

Quando estive no país, os belgas me indicaram o Leonidas como sendo uma ótima marca, sem os custos exorbitantes do Godiva. Mas eram tantas as lojas estilosas que exibiam as pralinés como jóias na vitrine, que certamente há muitas outras ótimas opções para conhecer e degustar.

Como não cabe aqui uma receita de bombom, já que poucos possuem a habilidade necessária para reproduzir essas pequenas e delicadas jóias saborosas (eu inclusive), fui buscar uma receita que todo mundo sabe fazer desde criança, mas com o toque especial do chocolate belga - Brigadeiro de Chocolate Belga com Crocante de Pistache (tinha que ter um toque gourmet, claro).

Facílimo, rápido de fazer, você só precisa descobrir onde encontrar o chocolate belga que usará na massa (eu conto onde, entregam por sedex na sua casa). Se você ainda não provou essa delícia, mãos à massa!

Brigadeiro de Chocolate Belga com Crocante de Pistache

Ingredientes para a Massa

02 latas de leite condensado
1 col de manteiga
500 grs de chocolate belga picado no seu sabor predileto (amargo, ao leite ou gianduia)

O chocolate, você encontra a tradicional marca Callebaut utilizada em patisserie na loja online Central do Sabor (www.centraldosabor.com.br/loja) em barras de 5kg a partir de R$127,00. Tem nos sabores amargo (meu preferido), ao leite e gianduia (vale a pena provar este). Eles entregam em todo Brasil via Correios.

Modo de preparo: igual ao do brigadeiro comum, coloque os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio mexendo sem parar, até desprender do fundo. Desligue, deixe esfriar um pouco.

Ingredientes para o Crocante

1/2 xícara de chá de pistache picado
1 col. sopa e 1/2 de açúcar
3 col. sopa de água

Modo de preparo: coloque o açúcar e a água na panela e mexa até derreter. Adicione o pistache e mexa até que o açúcar fique branco, abaixe o fogo e caramelize. Deixe esfriar e, se ficar muito grudado, bata sobre uma pedra com o martelinho de carne para que volte a ficar picado.

Montagem: passe cada bolinha de brigadeiro no crocante, como se ele fosse o granulado. Está pronto!
Se quiser variar a apresentação, pode colocar uma porção de brigadeiro em copinhos ou naquelas lindas colheres de louça, salpicando o crocante de pistache por cima.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe aqui aquelas dicas especiais que você trouxe na bagagem...