Nas minhas viagens por aí já tive a oportunidade de visitar muitas capitais do nordeste. Em Natal estive a primeira vez em 2000, quando sua orla ainda não estava pipocada de grandes resorts e a Praia de Ponta Negra conservava seu charme original, com prédios e pousadas baixas e uma frequência menor de roubos e assaltos aos turistas.
Em 2008 voltei e vi a cidade transformada, muitos edifícios novos, a belíssima ponte que substituia a nossa travessia de balsa ao rio Potengi, bons hotéis na orla e, infelizmente, a principal praia da cidade transformada pela perambulação de ambulantes, prostitutas e crimonosos.
Ainda assim, esse destino e seus arredores, como a charmosa Praia da Pipa, são uma opção convidativa para muitos dias de sol, já que Natal tem a fama de ter menos de 10 dias de chuva por ano! Conheça algumas dicas de como aproveitar o que esta capital nordestina tem a oferecer.
Natal:
A minha dica é que você pernoite pelo menos 01 ou 02 noites em Natal para poder aproveitar alguns passeios ao norte da cidade, como Maracajaú, as Dunas de Genipabu e de pontos turísticos que valem uma visitinha nesta capital.
O melhor lugar para se hospedar é em um dos resorts de praia na Via Costeira, que liga a Ponta Negra ao Centro da Cidade. Ali há opções mais luxuosas como o Sehrs Natal (www.serhsnatalgrandhotel.com) e ocomo Pestana (www.pestana.com/pt/pestana-natal-hotel), os resortes mais antigões mas ainda com uma boa localização e infra, além das tarifas convidativas, como o Ocean Palace (www.oceanpalace.com.br) e o Pirâmide Natal (www.piramidenatal.com.br). Se a opção for por um hotel mais enxuto, e bem localizado, a rede Quality (www.atlanticahotels.com.br/QualityNatal) e Holiday Inn (www.holidaynatal.com.br) possuem hotéis em Ponta Negra.
Normalmente os hotéis e agências oferecem vários passeios, entre eles o tradicional city tour, que de interessante mesmo só levará você para o Mercado Público, Forte dos Reis Magos e ao maior cajueiro do mundo... dispense a agência, alugue um carro e percorra você mesmo esses pontos turísticos em um final de tarde. Reserve o dia para curtir o sol de rachar na praia e piscinas do resort e, de olho da tábua das marés que as agências fornecem os horários, acorde cedo e pegue o carro para ir ao norte até os Parranchos (foto) de Maracajaú. As direções para chegar aqui são pegue a ponte nova Forte- Rendinha e siga pela BR 101 sentindo norte até o muncípio de Maxaranguape (uns 60km), ali siga as placas para a vila de pescadores de Maracajaú.
Ao chegar, escolha um dos pontos de partida dos barcos catamarãs que seguem em direção ao alto mar por 7km para chegar a uma área de recifes, corais e piscinas naturais de 13km², onde você poderá fazer snorkelling ou mergulhar em profundidade em alguns dos naufrágios da região, conforme o pacote que comprar. É a versão potiguar das piscinas de Maragoggi, mas que achei muito mais bonitas que as de Alagoas quando estive lá. Os passeios duram em média 2 a 3 horas e incluem refrescos e lanches.
Na volta, você poderá escolher algumas das barracas ou pontos de serviço na praia para almoçar ou passar o restante do dia. Sugiro que saia no meio da tarde para, no caminho de volta, ir conhecer as famosas Dunas de Genipabú (foto). Na entrada do parque há bugues para os passeios, que permitem rodar pelos montes mais altos e ver o belíssimo pôr do sol refletindo nas lagoas e na praia de mesmo nome.
A noite, o Forte dos Reis Magos fica iluminado (se quiser visitá-lo deve ir de dia) e no Mercado Municipal de Artesanato há apresentações de forró e boas opções de artesanato para comprar. Mas, o programa imperdível é ir jantar no delicioso Restaurante Camarões Potiguar (http://www.camaroes.com.br/) em Ponta Negra. Com uma arquitetura bem transada e um cardápio interminável de boas opções de pratos típicos, certamente você desejará voltar na próxima noite.
Pipa:
A Praia da Pipa está entre as 10 mais belas segundo o Guia 4 Rodas e fica ao sul de Natal, no município de Tibau do Sul. Para aproveitar de suas areias e falésias recomendo pelo menos 02 noites. Aqui as as opções de hospedagem charmosas são muitas. Este balneário que fica a 80km da capital é um point de surf, pousadas e restaurantes descolados, boas praias e, sem dúvida, vale a pena alugar um carro e curtir este pedacinho do paraíso que lembra Arraial d'Ajuda, com suas falésias e ruas íngremes.
Para as sugestões de hospedagem, já que só passei o dia, recorri a dicas de amigos e à avaliação dos hóspedes no Booking.com.
Hotel Sobra e Água Freca (http://www.sombraeaguafresca.com.br/) : próximo a uma das melhores praias, a dos Amores, este hotel fica no alto das falésias e tem uma vista linda da região. Avaliado como Fantástico.
Oka da Mata (http://www.okadamata.com.br/): fica a 70mts da praia, mas um pouco mais distante da vila, fica nas falésias rodeadas de mata, com quartos decorados com bom gosto e diárias convidativas. Ganhou um Fantástico também dos hóspedes.
Terra dos Goitis (http://www.terradosgoitis/): esta pousada com um quê de hotel boutique fica a 100mts da Praia dos Amores e tem chalés super charmosos com camas em dossel e uma decoração especial. Recebeu a nota mais alta de 9,7 como Excepcional.
Condomínio Pipa Park (http://www.pipapark.com.br/): não fica tão próximo a praia mas está a 600 mts do centrinho e dispõe de apartamentos bem legais e equipadas para quem viaja com outros casais. Nota 9,1.
Toca da Coruja (http://www.tocadacoruja.com.br/): perfeita para casais, seus bangalôs são amplos e sofisticados, com hidro e uma bela vista de cima das falésias. Faz parte do Roteiros de Charme, não preciso dizer mais nada, não?
Aqui a ordem é acordar cedo e ir perambular pelas praias e opções não faltam:
Praia do Madeiro e Baía dos Golfinhos - de cima das falésias é possível avistar esses mamíferos em suas evoluções no mar. A praia, de mar mais bravo, é ideal para o surf e prática de Kite, bastante badalada nos feriados e final de ano.
Praia do Curral - mais selvagem e sem infra-estrutura, ideal para longas caminhadas e ponto de parada das lanchas e barcos de passeio para mergulhos.
Praia do Amor (foto) - eleita uma das mais belas do país, na maré baixa se formam piscinas naturais e o mar é bom para o surf. Para mim, a mais bela da região, para chegar lá basta uma rápida caminhada a partir da praia do centro da vila, em direção ao sul.
Chapadão e Praia das Minas - caminhando mais ao sul você encontra muitas praias desertas, falésias e piscinas naturais e, após 6km, dará na vila de Sibaúma.
Na própria vila você poderá fechar passeios de pesca oceânica, buggy, cavalgadas, visita ao santuário ecológico, passeios de barco e outros. Para um passeio de barco com um chef a bordo, melhor que sair de escuna, vá no Maria Maria (3246-2166/9906-7864), do marinheiro e chef de cozinha Galego. O início do roteiro é o mesmo da escuna – depois, o programa continua em direção a Tibau do Sul e enquanto os turistas se divertem nadando e curtindo a paisagem o chef prepara pratos típicos para o almoço.
Para Depois da Praia:
As vilas de Pipa e de Tibau do Sul são recheadas de boas opções gastronômicas e há até um festival para promover a culinária típica. Quando estive lá, caminhando pela Praia dos Amores encontrei um bistrô rústico de um extrangeiro incrustrado no costão e me lembro até hoje do delicioso arroz de polvo e ervas que provei por lá, caso ainda esteja aberto, vá almoçar com a vista das piscinas naturais. As dicas a seguir são fruto de uma pesquisa em blogs e revistas:
Restaurante Cruzeiro do Pescador (http://www.cruzeirodopescador.com.br/)- da época que Pipa ainda não tinha sido descoberta, este tradicional restaurante traz um cardápio interessante de frutos do mar e uma proposta super charmosa de ambiente e serviço. Vale a pena experimentar! Fica na Vila de Pipa.
Camamo (http://www.camamo.com/): sua proposta é uma culinária contemporânea e o chef só recebe 8 casais por vez com uma proposta de um menu pré definido para um verdadeiro ritual gastronômico. Fica em Tibau do Sul e tem uma ambientação pra lá de romântica! (84) 3246-4195
Pacífico: o chef australiano capricha na compinação das culinárias brazileira e do pacífico. Bons reviews, fica na Rua dos Bentevis, no centrinho de Pipa. (84) 9982-8981
Aqui (http://www.aquipipa.com/): outra proposta charmosa para jantar, este restaurante é o 1° nas indicações do Tripadviser e o cardápio parece bastante convidativo.
A Vila de Pipa tem muitas lojas, bares e até baladas que ficam bem movimentados no verão e feriados. Sem dúvida, opção para se divertir depois de ver o sol se pôr de cima das falésias é o que não vai faltar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe aqui aquelas dicas especiais que você trouxe na bagagem...