Quem sou eu

Minha foto
Santiago do Chile, Chile
Viajar é meu esporte favorito, mal chego e já estou planejando qual será o meu próximo destino. Depois de trabalhar por mais de uma década na gestão de marketing em uma multinacional em Floripa, e passar um ano sabático explorando novos sabores, culturas e lugares, vim morar em Santiago do Chile. Espero que minhas experiências sejam úteis e instiguem amigos e desconhecidos a desbravar novos e deliciosos destinos.

domingo, 19 de junho de 2011

Bangkok e Arredores

Dando continuidade ao post sobre a Tailândia, escrevo sobre a capital e seus arredores, onde vocês terão a oportunidade de ter uma ótima introdução ao estilo de vida dos tailandeses. Esta cidade irá apresentar dois mundos - o antigo, milenar e tradicional que você encontrará nos templos e mercados, e o moderno com seus arranhas céus, complexos de shoppings e hotéis de luxo.

Logo ao chegar à cidade você vai se surpreender pela estrutura e tamanho do aeroporto internacional. Do lado de fora você encontrará táxis públicos que cobram conforme o taxímetro (raridade nas cidades) e que levarão você em segurança para o hotel reservado. Tenha em mãos impresso o nome do hotel e as direções.


Minhas sugestões nesta cidade são: contratar no hotel mesmo um tour aos principais templos, que são o Wat Pot (onde há um enorme Buda reclinado e a famosa escola de massagens onde recomendo tirar 1h para a foot massage), o Wat Traimit (com o famoso Buda de Ouro de 4 mts),  o Grand Palace (foto) e o Wat Phra Kaew, onde você encontrará templos, palácios e muitas construções belíssimas. Como em Bangkok não dá pra andar a pé e o metrô é um tanto confuso, sugiro fazer os tours com guia em inglês/espanhol e de van. Os passeios custam em média 1000 bahts (35
USD)  para o dia todo incluindo traslados e entradas.

Eu fui a 3 templos com uma guia no primeiro dia Wat Traimit, Wat Po eo templo de mármore também.  No dia seguinte fui ao Grand Palace de táxi onde contratei lá mesmo uma excelente guia em inglês e, como era pertinho, caminhei para o Wat Pot (foto) para uma deliciosa foot massage (R$20,00) e cruzei o rio para o Wat Aarun. Este último ainda não foi recuperado, mas é um passeio legal por atravessar o rio em um dos barcos que servem como ônibus marítimos.

Existem passeios que fazem cruzeiros pelo principal rio da cidade, o Chao Praya River, tanto de dia como à noite, e a tradicional visita ao mercado flutuante. Depois de ler que este mercado só servia para visitas de turistas, e como tinha de sair para a visita à 06:30 da manhã, acabei desistindo desta opção. Escolhi por visitar Ayutthaya (foto) a 2hrs ao norte de Bangkok (tour contratado na agência do hotel) para ver as ruínas de templos budistas milenares e com a influência do Khymer Cambojano, o que dá claramente a impressão de você estar em um dos pontos de Angkor. De lá, descemos o rio de volta à cidade em um cruzeiro com almoço. Foi bem interessante.

Hospedagem – eu sugiro que se você decidir começar a viagem pelo país por Bangkok, escolha um hotel que seja um refúgio tranqüilo depois de você rodar o dia todo pelo trânsito caótico da cidade. Eu escolhi meus hotéis com base nos reviews de sites como o Booking.com, mas a dúvida era sempre em qual região da cidade ficar. Minha experiência foi muito boa no Siam City na região da Silom  Road, que apesar de estar em uma área central mais movimentada, tinha jardim interno super agradável, um delicioso café francês no jardim e quartos modernizados e bem equipados. Ali ao lado, na região de Siam Square, o Pullmann Hotel (foto) também era uma ótima pedida, vizinho do maior free shop da cidade e com uma arquitetura Thai contemporânea belíssima.


Se for para você escolher outro hotel, eu recomendo aqueles vizinhos ao Parque Lupini. Visitei o Bayan Tree para jantar no 61° Roof e achei as instalações muito boas e bem localizadas. No meu retorno a Bangkok fiquei no Baiyoke Sky que tem 87 andares, bem ao lado dos principais shoppings, mas não recomendo como primeira parada pois seus elevadores estavam sempre lotados de turistas que visitavam a torre no 86° andar. Muito caótico!

Fuja da região próxima às ruelas de prostituição da cidade (Sathorn) ou do bairro chinês, que são mais sujos e feios, assim como a área de backpackers de Khao San Road. Também passei ao lado dos hotéis que estão no Rio Chao Praya e não gostei da vizinhança. Para se deslocar a qualquer área da cidade você precisará pegar táxi, então o ideal é escolher um hotel gostoso e que seja um oásis no meio de tanta informação, trânsito e calor da cidade.

Jantares e outras – comecei a minha peregrinação pela comida asiática no restaurante recomendado pelo Frommers, Lemongrass próximo da Sukhumvit Road. Nada de mais, um restaurante típico e freqüentado principalmente por turistas. No dia seguinte, fomos ao Vertigo (foto) que fica no 61° andar a céu aberto no topo do hotel Bayan Tree, um programa excelente para ver a cidade de cima e degustar comida internacional ao som de uma banda de Jazz. Não acho que os jantares em cruzeiros no rio sejam grande coisa, pois almocei em um destes no retorno de Ayuttaya e a comida não era nada demais. De qualquer modo, deve ser belíssimo ver os templos e palácios à beira do rio iluminados à noite.
Há muitos restaurantes na cidade e os hotéis internacionais oferecem também ótimas opções, mas vá com calma para se adaptar ao tempero spicy da culinária tailandesa. Nos shoppings e galerias você encontra muitas opções de cafés e bistrôs com pratos igualmente deliciosos.

Um programa que eu recomendo é você fechar na agência de turismo do seu hotel o show do Siam Niramit (foto e clip do show em http://www.youtube.com/watch?v=1iGHAxuEZJM), que superou minhas expectativas e mostra com uma beleza de cenário, produção e música a história do povo Thai, as características do país e sua religiosidade. O jantar, que pode ser incluído ou não, não agradou, mas vá para o espetáculo e surpreenda-se com a qualidade e beleza do musical (na minha opinião, supera muito os da Broadway e segundo o CHIC TRAVELLER é um dos maiores shows de palco do mundo).

Compras – a cidade oferece muitas opções. Para pechinchas e artezanatos belíssimos (incluindo peças em madrepérola, louças vietnamitas, vasos diversos, lustres de cristal, bijus, óleos aromáticos, capas de almofadas e sedas) eu sugiro ir no sábado ou domingo ao Mercado Chatuchak (foto) , Vá cedo para aguentar o calor e leve uma bolsa de rodinhas para conseguir carregar suas compras nos labirintos de lojinhas.

Se você quiser comprar jóias, apesar de a Chinatown ter várias lojas de ouro, eu recomendo ir direto à fábrica de jóias mais conhecida, que é a  Worlds Thai Gems Gallery. Lá você encontrará de tudo e, na lojinha de souvenirs, pérolas e bijus com preços bem em conta.

Para boas compras em Shoppings (os preços não se comparam com os de Miami), mas que oferecem preços ótimos para eletroeletrônicos, eu recomendo o Central World Shopping Complex, onde mais de 03 grandes shoppings se interligam, inclusive o Siam Paragon Shopping que tem as mais conhecidas grifes mundiais. O MBK é dito como shopping de artesanato, mas rodei tudo por lá e só encontrei lojas de falsificados. Cuide muito onde comprará a sua roupa de marca e eletroeletrônico, pois Bangkok é a cidade dos falsificados...

Confira no próximo post a sugestão de tour pelas ilhas e destinos de praia tailandeses e a loucura da Full Moon Party. Para conhecer o roteiro das ilhas do lado leste do país que incluem Koh Panghan e Koh Samui - http://viagemcomgosto.blogspot.com/2011/06/destinos-de-praia-na-tailandia-parte-1.html  e as conhecidas ilhas de Phuket e Phi Phi, incluindo Krabi - http://viagemcomgosto.blogspot.com/2011/06/destinos-de-praia-na-tailandia-parte-2.html.

A receita desta viagem está no post http://viagemcomgosto.blogspot.com/2011/07/pad-thai-o-gostinho-da-tailandia.html.




8 comentários:

  1. Que delícia relembrar tudo isso!!! Tô adorando teu blog, amiga. Super útil. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Anna!
    Estou indo para a Tailândia em outubro. No guia de viagem Lonely Planet ele faz advertências de que mulheres devem usar roupas mais conservadoras, cobrindo ombros e usando calças. Você notou esta questão e tem alguma recomendação a dar neste sentido?
    Outra questão: você foi para o norte, como Chiang Mai?
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Oi, estou indo pra Tailândia na sexta, faltam apenas 3 dias.
    O passei a Ayutthaya durou o dia todo?
    Pois chegarei na sexta antes do almoço, e sairei de Bangkok no domingo as 16h
    Vou visitar o Grand Palacae, Wat Pho e Wat Arun ainsa na sexta, e estou em dúvida se no sábado visito o Ayutthaya ou vou a um passei no mercado flutuante e os tigres.
    Quantas dúvidas! Depois sigo pra Phuket, fico até sexta, quando volto pra casa. Eu moro aqui pertinho, na ásia mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Em resposta às dúvidas, nos templos e palácios não é permitido entrar com ombros de fora e saia ou short muito curto. Mas há roupas para alugar na maioria deles.
    O passeio a Ayutthaya dura o dia todo, mas é bem completo - visita ao palácio de verão, às ruínas, templo budista com estilo tibetano e cruzeiro até Bangkok. Li que o mercado flutuante perdeu sua característica e existe hj só para os turistas... por isso desisti de ir visitar. Anna.

    ResponderExcluir
  5. Uma amiga, que já foi três vezes na Tailândia me disse o mesmo sobre o mercado flutuante. Ela disse que não gostou, que o achou muito voltado ao turismo, então nem quero perder tempo, apesar de estar incluido o passeio no Templo dos Tigre :(
    Tenho uma amiga Tailandesa e ela me disse que na tarde de sexta eu consigo visitar Ayutthaya. Vou tentar um guia no hotel...
    Tô indo amanhã, rezando pro tempo melhorar...

    ResponderExcluir
  6. Anna, vc pode passar os custos desse passeio a Ayutthaya e esse do Mercado Flutuante + Tigres... Estou montando meu roteiro da viagem a Tailândia e quero pesar todos os custos... Ah! Outra coisa! Quanto vc gastou tb em hotel!?

    ResponderExcluir
  7. Ana, como vai?

    Estou indo para a Tailândia na lua de mel dia 30 de julho. Pretendo ficar 24 dias.
    Pode me responder as seguintes perguntas?
    - Phuket ou Phi Phi? E quantos dias?
    - Bangkok, quantos dias?
    - Além das ilhas da Costa Oeste, recomenda Koh Samui? Quantos dias?

    Obrigada!
    Alice Uchoa
    São Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, no post http://viagemcomgosto.blogspot.com.es/2011/06/descobrindo-tailandia.html eu sugiro alguns roteiros e tempo em cada lugar. Em Bangok , se fores visitar os templos e pelo menos um dia no mercado, serão 3 dias inteiros. Phi Phi é a melhor ilha, mas para chegar lá vc precisa ir a Krabi ou Phuket. Eu colocaria no mínimo 2 noites em Phi Phi.

      Excluir

Compartilhe aqui aquelas dicas especiais que você trouxe na bagagem...