Quem sou eu

Minha foto
Santiago do Chile, Chile
Viajar é meu esporte favorito, mal chego e já estou planejando qual será o meu próximo destino. Depois de trabalhar por mais de uma década na gestão de marketing em uma multinacional em Floripa, e passar um ano sabático explorando novos sabores, culturas e lugares, vim morar em Santiago do Chile. Espero que minhas experiências sejam úteis e instiguem amigos e desconhecidos a desbravar novos e deliciosos destinos.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

O Ragú do Eataly

Não faltaram restaurantes nesta última viagem à NYC. Aliás, a minha lista tinha inúmeros e não preciso dizer que por mais que tenha me esforçado, não consegui conhecer mais do que 14 deles. Todos deliciosos e com ambientes e cardápios convidativos cujas dicas virão no próximo post.
Mas foi o prato do Eataly (eatalyny.com), uma combinação de empório, restaurantes, café, sorveteria e confeitaria onde provei a melhor massa que comi nos últimos tempos. O Ragú de Carne com Tagliatelle foi o prato que marcou esta viagem a despeito de todas as outras delícias que provei nos restaurantes asiáticos, franceses e contemporâneos que visitei.

Como trouxe uma panela super especial na mala e temperinhos diversos do Eataly, naturalmente fui inaugurá-la com esta receita na tentativa de reproduzir o sabor deste prato tradicional da culinária italiana. O Ragú nasceu francês com o nome de ragoût e, não, não se parece em nada com o molho a bolonhesa que conhecemos no Brasil, pois na Itália são cozidos lentamente no vinho os cortes de carnes e embutidos (alguns lugares usam somente linguiças).

Pesquisei várias receitas e segue a que fiz em casa (foto abaixo), bastante fácil apesar de demorada no preparo.

Ragú de Carne com Tagliatelle


500 grs de carne vermelha picada na ponta da faca (não vale usar carne moída) - pode ser músculo se quiser que a carne desfie, alcatra, patinho ou até mesmo vitela se quiser um prato mais refinado.
1 cebola média cortada bem fininha
100 grs de bacon em cubos
1 talo de salsão picado e cenoura cortada em cubos.
1 taça de vinho tinto de boa qualidade
2 latas de tomate italiano
1 lata pequena de extrato de tomate
pimenta calabresa ou preta moídas na hora
sal a gosto



Refogue a cebola com um pouco de azeite em uma panela de fundo grosso (de preferência de ferro), adicione o bacon e a carne e deixe dourar. Acrescente o vinho, espere evaporar, mexendo sempre e depois coloque as verduras, latas de tomate e de extrato e deixe cozinhar em fogo lento por 2hrs até a carne praticamente desfiar. Moa a pimenta, coloque sal e deixe o molho apurar (engrossar).
Sirva sobre uma massa de Tagliatelle cozida al dente.


Buon Appetito!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe aqui aquelas dicas especiais que você trouxe na bagagem...