Quem sou eu

Minha foto
Santiago do Chile, Chile
Viajar é meu esporte favorito, mal chego e já estou planejando qual será o meu próximo destino. Depois de trabalhar por mais de uma década na gestão de marketing em uma multinacional em Floripa, e passar um ano sabático explorando novos sabores, culturas e lugares, vim morar em Santiago do Chile. Espero que minhas experiências sejam úteis e instiguem amigos e desconhecidos a desbravar novos e deliciosos destinos.

sábado, 23 de julho de 2011

Receitas da Terrinha

Portugal é um país com uma gastronomia rica e saborosa e, dependendo da região, os pratos que melhor traduzem sua cultura e influência são bastante distintos. O site Roteiro Gastronômico de Portugal (http://www.gastronomias.com/) traz diversas receitas desta culinária já conhecida por muitos de nós, e que tem uma variedade de ingredientes e sabores que vai muito além dos pratos à base de bacalhau que conhecemos bem aqui no Brasil.
As regiões do país são divididas em: Minho, Alto Douro ou Trás dos Montes, Beira Alta, Beira Litoral, Beira Baixa, Ribantejo, Estremadura, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira. Além da fartura de pratos à base de frutos do mar, a culinária das regiões do interior como a do Alentejo, é bastante variada em carnes de caça como as lebres e coelhos, e do porco negro, que é um tipo de porco só alimentado com castanhas portuguesas e que possui uma carne muito nobre e saborosa.
Eu trouxe na bagagem duas receitas que provei por lá e gostei muito. O Polvo a Lagareiro é um prato muito comum nas tascas em Lisboa e pode ser servido com deliciosas batatas ao murro. É uma receita que representa as regiões litorâneas do país, com sua culinária rica em pratos à base de frutos do mar. A segunda receita, provei pela primeira e única vez em um restaurante típico em Coimbra, que é a Chanfana de Cabrito . Um prato delicioso para ser apreciado nos dias de inverno, cozido com vinho e servido em panela de barro, uma iguaria portuguesa sem dúvida e que acompanha muito bem um típico pão português. Ambas as receitas eu tirei do Roteiro Gastronómico de Portugal e incluí meus comentários.

Polvo a Lagareiro 
Felicia Sampaio - Editora Culinária do Roteiro Gastronómico de Portugal
Ingredientes:

  • 1,200 kg. de polvo  (não precisa ser fresco, pode ser congelado, apenas peça ao peixeiro para entrega-lo limpo)
  • 2 dl de azeite  (de preferência um azeite Esporão extra-virgem, típido português e de ótima qualidade)
  • 4 dentes de alho 
  • 800 grs. de batatas não muito grandes com casca  (ideal são as pequenas para fazer no estilo ao murro)
  • 2 cebolas 
  • 1 raminho de coentros 
  • Azeitonas (aqui as pretas ficam melhor no prato)
Modo de preparo:
A receita não escreve como cozinhar o polvo, então explico que pode ser em panela comum com um pouco de sal e até uma cebola picada para dar mais gosto à carne. Para saber do tempo de cozimento, recomendo comprar um nabo mais ou menos do tamanho do polvo e colocar junto, quando ele estiver cozido (o garfo entrar facilmente), o polvo também estará pronto.  Depois de cozido e escorrido, grelhe o polvo com um pouco de sal. Se você preferir, corte em pedaços relativamente grandes e coloque para uma leve fritada com azeite na frigideira, ele precisa ficar com a pele dourada e crocante.
Depois de grelhado coloque-o em uma travessa e regue-o com azeite, alhos cortados às rodelas, coentros picados, cebolas cortadas às rodelas finas e azeitonas, leve ao forno alto apenas para dar uma leve cozida às cebolas e alhos (10 min). Acompanhe com batatas a murro: cozinhe rapidamente as batatas e ponha-as num tabuleiro salpique com bastante sal grosso. Leve a forno quente cerca de 30 minutos até dourarem bem. Depois de assadas limpe o sal e dê um murro ao de leve que romperá a pele.
O melhor vinho para acompanhar é um legítimo vinho verde português, servido geladinho como o Casal Garcia, sugestão do amigo apreciador de vinhos portugueses Marcelo Souza.

Chanfana de Cabrito
Receita  do Roteiro Gastronómico de Portugal


·    1 Kg de carne de cabra ou cabrito
  • 7,5 Dl de vinho tinto de boa qualidade
  • 100 Gramas de presunto
  • 3 Colheres de sopa de azeite
  • 1 Colher de sopa de banha de porco
  • 1 Cálice de aguardente (no caso da carne ser muito rija)
  • 2 Dentes de alho
  • 1 Cebola grande
  • 1 Folha de louro
  • 3 Cravinhos de cabecinha
  • a gosto: Colorau ,Sal ,Pimenta, Salsa
Modo de preparo
Limpa-se a carne do cabrito e corta-se em pedaços, assim como o presunto em fatias e a cebola em rodelas finas. No fundo de uma caçarola de barro preto de Molelos (a alternativa pode ser uma panela de pressão), coloca-se uma camada de rodelas de cebola, sobre as quais se dispõem bocados de carne, fatias de presunto, o alho picado, raminhos de salsa, o colorau, o sal, a pimenta, os cravinhos de cabecinha, o azeite e a banha.  (Se a carne for muito rija, para a atenrar, adicione um cálice de aguardente). Rega-se tudo com o vinho tinto e deixa-se a marinar para o dia seguinte.
No dia seguinte leva-se a cozer em forno de lenha, sempre com a caçoila destapada. Como aqui no Brasil esta caçarola de barro preto não é fácil de achar, encontrei outra receita que faz o cozimento em panela de pressão e, para finalizar, coloca em uma panela de barro. Quando a carne estiver bem cozida, serve-se da própria caçoila com uma colher de pau, acompanhada com batatas cozidas.
Nota: Este prato também é conhecido como Carne de Matrimónio, visto ser servido em todos os casamentos. Quanto melhor for a qualidade do vinho tinto com melhor sabor fica a chanfana.
A regra de carnes cozidas em vinho é utilizar o mesmo tipo de vinho no cozimento e para acompanhar o prato depois. Claro que com qualidades diferentes. A sugestão, dada também pelo Marcelo , para acompanhar este prato é de um vinho tinto da região do Douro, o  Duas Quintas da Vinícola Ramos Pinto.


Ingredientes:

Um comentário:

  1. Português de Portugal e nunca me atrevi à Chanfana de Cabrito!!! Mas reconheço que a origem deste prato é bastante inteligente. Na verdade, só me atrevi a provar cabrito há muito pouco tempo e em Bragança. Qualquer dia arrisco-me na chanfana.

    ResponderExcluir

Compartilhe aqui aquelas dicas especiais que você trouxe na bagagem...