Quem sou eu

Minha foto
Santiago do Chile, Chile
Viajar é meu esporte favorito, mal chego e já estou planejando qual será o meu próximo destino. Depois de trabalhar por mais de uma década na gestão de marketing em uma multinacional em Floripa, e passar um ano sabático explorando novos sabores, culturas e lugares, vim morar em Santiago do Chile. Espero que minhas experiências sejam úteis e instiguem amigos e desconhecidos a desbravar novos e deliciosos destinos.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A Lula do Loy de Porto Belo

A última vez em que estive em Porto Belo, participando da Semana de Gastronomia da Costa Esmeralda, indicaram este prato na Tatuíra Petisqueira. Fui lá conferir e de fato, aprovei! Escolhi o prato para ilustrar o post sobre a nossa belíssima Costa Esmeralda, com seu litoral entrecortado de baías, praias e ilhas (post:http://www.viagemcomgosto.blogspot.com.br/2011/11/costa-esmeralda-brasileira.html).

É uma ótima pedida para variar a já batida receita de Lula à dorê ou frita e combina muito bem com um final de tarde com os amigos e uma cerveja gelada.

Segue a receita que consegui descolar para você surpreender, fácil fácil, seus convidados.

Ingredientes

300gr de anéis de lula (de preferência frescos, senão descongele na geladeira)
1 cebola picada
2 dentes de alho em lâminas
folhas de majericão
1 col. chá de cúrcuma (açafrão da terra)
noz moscada (de preferência ralada na hora, a gosto)
pimenta do reino moída a gosto
sal
sementes de mostarda amarela (1 pacotinho)


Modo de Preparo

Tempere a lula com a noz moscada, manjericão e pimenta e reserve. Doure a cebola no azeite, coloque o alho depois (não pode escurecer senão amarga) e a lula e salteie (as lulas cozinham rápido) até que fiquem douradas. Inclua as sementes de mostarda e quando começarem a estourar, pode desligar o fogo. Sirva com fatias de pão, de preferência com fatias do pão português que é mais firme ou o italiano que é mais fácil de encontrar.

Para acompanhar a sugestão é uma cerveja artesanal de Blumenau, a Eisenbahn Lust Prestige, cuja fábrica pode ser visitada (informações sobre local e horários no link http://www.eisenbahn.com.br/site/fabrica.php) e é um ótimo programa para aqueles que visitam a Costa Esmeralda (post que deu origem a receita) e querem dar um tempo da praia.

Essa cerveja, engarrafada com aparência de um espumante, harmoniza bem com entradas, frutos do mar e ostras, e é um excelente aperitivo.


2 comentários:

  1. Eu e minha familia adoramos a costa esmeralda e sem duvidas somos frequentadores do Tatuira ,adorei a receita,vou usar as lulas q trouxe de Porto Belo para fazer a receita....obrigada e adorei o bolg

    Marcieli Casas Teixeira

    ResponderExcluir
  2. Já visitei o Tatuira com minha família algumas vezes e sempre peço este prato para aperitivar... É uma delícia como todos os outros prtos servidos lá...
    Tiago Rudek de Souza

    ResponderExcluir

Compartilhe aqui aquelas dicas especiais que você trouxe na bagagem...