Quem sou eu

Minha foto
Santiago do Chile, Chile
Viajar é meu esporte favorito, mal chego e já estou planejando qual será o meu próximo destino. Depois de trabalhar por mais de uma década na gestão de marketing em uma multinacional em Floripa, e passar um ano sabático explorando novos sabores, culturas e lugares, vim morar em Santiago do Chile. Espero que minhas experiências sejam úteis e instiguem amigos e desconhecidos a desbravar novos e deliciosos destinos.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Refúgios da Serra Catarinense

Santa Catarina realmente é um Estado especial. Seu litoral entrecortado é belíssimo e, a poucas horas de praias especiais como o Rosa (http://viagemcomgosto.blogspot.com/2011/08/rustico-chique-praia-do-rosa.html) ou até mesmo Floripa (http://www.viagemcomgosto.blogspot.com.br/2011/12/verao-em-floripa.html), você encontra cidadezinhas rodeadas de cachoeiras, montanhas, vinícolas e muito natureza.
Já perambulei bastante pela Serra Catarinense (http://www.serracatarinse.com.br/), descobri trilhas, cânions, estradas de terra para um bom rally, degustei vinhos deliciosos, além de ter conhecido hospedagens charmosas e até requintadas. Para os turistas e moradores do litoral que ainda não descobriram as belas paisagens e curtiram o frio gostoso de nosso planalto à beira de um fogo de chão, vou publicar alguns posts com sugestões de roteiros deliciosos para finais de semana e feriados invernais.



Este primeiro é para curtir aqueles refúgios especiais em meio à bela natureza da serra, ideais para ir a dois.

Rio do Rastro Eco Resort (www.riodorastro.com.br/)

O resort exclusivo localizado logo acima da belíssima Serra do Rio do Rastro fica quase à beira do cânion, em uma propriedade muito bem cuidada. Suas poucas cabanas, equipadas com lareira e até jacuzzis, possuem mimos e conforto, além de serem muito aconchegantes e privativas. O serviço é atencioso e o proprietário, Sr. Ivan, uma simpatia.

Este Eco Resort, que faz parte da rede Roteiros de Charme, oferece vários passeios e atividades (são mais de 20 opções), como a cavalgada até o cânion, equipamentos de pesca para você fisgar as trutas que estão no lago junto às cabanas, trilhas, spa, uma boa videoteca e bliblioteca para as horas de ócio à beira da lareira, além de uma ótima adega e um bistrô com cardápio convidativo. A estrutura ainda conta com jacuzzi, sauna, academia e piscina térmica.



As refeições podem ser inclusas na diária (recomendo) e aos domingos há um delicioso brunch. Quem não puder se hospedar por lá, o bistrô é aberto ao público, aproveite para conhecer a propriedade e provar um dos deliciosos pratos.

Não perca na programação a noite do Fogo de Chão (foto) , com danças e os pratos típicos da região. Se você se animar, dá para  visitar também a belíssima vinícola Villa Francioni (www.villafrancioni.com.br/). O resort organiza o passeio, mas dá para ir tranquilamente com seu carro em um dos horários de visitação.

Estive por duas vezes hospedade neste resort e recomendo pagar um pouco mais para ficar nas cabanas com jacuzzi, e escolher um final de semana com lua cheia, pois vê-la no céu estrelado e refletida no lago é muito lindo.

Ah, são pet friendly, apesar de criarem cães na propriedade que mais parecem ursos de tão grandes e peludos! 

Para  chegar - se você ainda não está podendo chegar lá de helicóptero (há um heliponto), desça no aeroporto de Florianópolis e siga na BR 101 sentido sul até Tubarão e lá você entrará na rodovia estadual para Grão Pará, para subir a Serra do Rio do Rastro. São cerca de 3hrs de viagem.A entrada do resort fica logo em frente ao Mirante no topo da serra.


Estalagem Villa da Montanha (/estalagemvilladamontanha.com.br/)

Se as tarifas do eco resort estão muito salgadas para o seu bolso, a Villa da Montanha será uma ótima opção também. Aqui as cabanas de madeira em estilo canadense são super aconchegantes, com lareira e banheira,  possuem uma vista linda para mata de Araucárias e lago e, apesar de rústicas, são muito românticas com sua iluminação à luz de velas.

A proposta aqui é se desligar e curtir o campo, então nada de internet, televisão e até mesmo crianças. A propriedade é bastante semelhante à anterior, com trilhas na mata onde você escuta o canto do Trinca Ferro, cavalos Manga Larga para passeios, lago para pesca, além de outras atividades na região, como visitar produtores orgânicos, subir ao Morro do Campestre (foto) e explorar a região de Urubici com suas cachoeiras e atividades de aventura.

O bistrô, um pouco mais simples mas igualmente acolhedor, oferece um menu apenas para o jantar, contratado na sua reserva, e a cozinha fica à sua disposição caso queira se aventurar no fogão à lenha. Os proprietários, um casal simpático de paulistas, cuidam de todos os detalhes e recebem você com muito calor humano.

Também são pet friendly!

Como chegar: a Villa da Montanha fica no município de Urubici, a 200 Km de Floripa. Desde Florianópolis, pegue a BR101 sentido sul e, no município de Palhoça, o acesso à BR 282 em direção ao município de Santa Clara, em Bom Retiro. Neste ponto, pegue a SC 430 em direção à Urubici, são mais 24km passando pela bela Serra do Panelão e por vinhedos. Da cidade de Urubici são mais 10km até a pousada, na estrada que liga à Urupema.


Refúgio de Montanha Rio Canoas (www.riocanoas.com.br/  )

Esta deliciosa pousada fica próxima à Serra do Corvo Branco, também no município de Urubici e seu ponto alto é o entorno. São apenas 5 suítes com vista para a mata, além de uma área de biblioteca, sala de lareira e decks ao ar livre. Tudo muito simples mas de muito bom gosto. O bistrô serve o jantar incluído na diária e também lanches em outros horários. 

As atividades ficam por conta da Expedições Corvo Branco  que oferece diversas opções na região. Mas você também pode subir a pé ou de bike até o Cânion do Espraiado e fazer um delicioso piquenique lá em cima admirando o visual, acordar cedo e pegar o carro para subir até o Morro da Igreja (ponto mais alto do Estado) para admirar a famosa Pedra Furada, pescar lambaris nos rios da região, banhar-se no Rio Canoas e fazer diversas trilhas no Campo dos Padres.


Como chegar: o Refúgio também fica no município de Urubici, a 200 Km de Floripa. Desde Florianópolis, pegue a BR101 sentido sul e, no município de Palhoça, o acesso à BR 282 em direção ao município de Santa Clara, em Bom Retiro. Neste ponto, pegue a SC 430 em direção à Urubici, são mais 24km passando pela bela Serra do Panelão e por vinhedos. Da cidade de Urubici pegue a estrada SC 370 que leva ao Morro da Igreja/Serra do Corvo Branco e siga 22km de asfalto e mais 7km de estrada de terra. Há placa sinalizadora da pousada.



Um comentário:

  1. Já me hospedei nos três lugares.Cada qual com seu encanto.Vale a pena conhecer todos eles.

    ResponderExcluir

Compartilhe aqui aquelas dicas especiais que você trouxe na bagagem...