Quem sou eu

Minha foto
Santiago do Chile, Chile
Viajar é meu esporte favorito, mal chego e já estou planejando qual será o meu próximo destino. Depois de trabalhar por mais de uma década na gestão de marketing em uma multinacional em Floripa, e passar um ano sabático explorando novos sabores, culturas e lugares, vim morar em Santiago do Chile. Espero que minhas experiências sejam úteis e instiguem amigos e desconhecidos a desbravar novos e deliciosos destinos.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Barcelona de Gaudí



Esta é uma das capitais européias (no caso, da Cataluña)  mais gostosas de conhecer. Pulsante, colorida, com parques e museus lindos para visitar e praias badaladas para se estarrar no calorento verão europeu. Além disso, fica a um pulinho das Islas Baleares, como Maiorca e Ibiza ou, ainda não tão conhecida, Fornetera.

Fiquei 5 noites nesta cidade e certamente voltaria para caminhar com mais calma pelas ruas do Bairro Gótico, visitar o Museu de Dalí que ficou  faltando, ou curtir mais baladas e o final de tarde no buxixo de praia de Barceloneta.

Confira abaixo as dicas de onde ficar, o que fazer e as boas pedidas deste destino.



Onde Ficar:

Quando estive por lá com um grupo de amigos, em 2004, escolhemos um dos hotéis econômicos na região turística das Las Ramblas (foto). Realmente, ficar ali é muito mão da roda, pois a noite o calçadão é uma festa com os artistas de rua, há muitos barzinhos para degustar os famosos Tapas e Sangria, além de ficar a poucos passos do Bairro Gótico, Barceloneta e Porto Olímpico. Mas como esse blog não tem o propósito de dicas para mochileiros, fui fazer uma pesquisa mais apurada para deixar aqui algumas sugestões mais interessantes de hospedagem. Confira a seguir:

Mandarin Oriental Express: fica na região de Eixample, próximo da Casa Batló e La Pedrera. Este hotel 5 estrelas de fachada sóbria possui um interior com quartos contemporâneos e belíssimas áreas comuns. Muito bem avaliado por hóspedes - nota 9,2.

Splendom Suites: entre os hotéis preferidos no Booking (eleitos aqueles com melhor custo-benefício), fica também na área de Eixample mas com preços à metade do Mandarim. Na verdade são apartamentos bem equipados, com decoração clean, ideais para quem pensa em ficar mais tempo na cidade e quer se sentir como um típico catalão. Nota 9 dos hóspedes.

Catalonia Catedral: avaliado como maravilhoso por mais de 1000 reviews, este hotel 4 estrelas fica na área da cidade velha, super bem localizado. Seus quartos modernos contrastam com a fachada histórica e a piscina no terraço é um convite para um dia ensolarado.

Hotel Bagués (foto): este hotel boutique fica na área das Las Ramblas, com quartos e interior super descolados. Tem classificação 5 estrelas, preço super competitivo, além de nota 9 e eleito entre os preferidos do Booking.com. Sem dúvida, uma ótima opção na cidade.

Hotel Arts Barcelona: este hotel design fica na área da Barceloneta, em frente à praia com deliciosa  piscina e jardins, além de quartos avaliados como fabulosos pelos hóspedes. Mas os preços são os mais salgados dentre todos.

Pulmann Barcelona Skipper : esta rede internacional de hotéis é conhecida por suas ótimas instalações. Esta unidade 5 estrelas fica no Porto Olímpico e a poucos metros da praia, muito bem localizado e avaliado pelos hóspedes como muito bom. Tem uma área gostosa de piscina e vista linda da marina, com um preço que fica 70% mais barato do Arts Barcelona.

Se você quer hotéis muito bem avaliados na cidade  pelo tradicional Condé Nast Johansen, visite o site: http://www.cntraveller.com/guides/europe/spain/barcelona/where-to-stay. O booking.com também traz dezenas de opções e, para minha surpresa, Barcelona tem ótimo custo-benefício em hotéis, para todos os tipos e bolsos, sendo a maioria muito bem avaliada.


O que Fazer:

Parque Güell (foto): uma obra de arte com todos os seus mosaicos e esculturas, além da casa com móveis desenhados por seu criador, Gaudí. Reserve uma manhã toda para percorrer seus caminhos, sentar-se nos bancos do  terraço todo trabalhando em mosaicos de louça e cor, e admirar essa delícia de lugar.

Sagrada Família: outra obra de arte secular mas ainda inacabada. Reserve também bastante tempo para visitar a igreja que é um dos ícones da cidade. Não deixe de subir as escadas em caracol em direção às altíssimas torres e trazer um souvenir bem típico da sua lojinha.

La Pedrera ou Casa Mila (foto): esse prédio revolucionário que ocupa toda uma quadra permite que se visitem os antigos apartamentos desta construção modernista de Gaudi. Do seu telhado, com chaminés que representam guardiões, você terá uma bela visão da cidade.

Museu Picasso: não visitei, mas certamente vale a pena conhecer as obras deste pintor espanhol renomado.

Fundação João Miró: adoro as obras de Miró, por isso indico visitarem a sua fundação com exposições e obras deste renomado pintor.

Casa Batló: a poucas quadras da La Pedrera, esta casa também é um museu. Se para você já for museu demais para visitar, vá conhecer pelo menos a sua fachada, com todas as aberturas diferentes, luminárias e arquitetura modernista.

Mercado La Boqueria: fica no meio das Las Ramblas e lá você encontra muitas barracas com todos os tipos de frutas e frutos do mar da Cataluña. Uma delícia parar e degustar suas iguarias, comprar temperos ou até mesmo se espantar com as espécies de moluscos e caranguejos gigantes. Vá para fazer uma boquinha em algum dos seus quiosques.

Bairro Gótico/CidadeVelha (foto): com construções que remetem a Idade Média, esta cidade antiga fica a poucas quadras das Las Ramblas. Caminhe por suas ruelas admirando sua arquitetura gótica e construções como a Igreja Betlem (1681), a Catedral Santa Creu (1298) e a Plaça del Rei (antigo Castelo). Boas lojas de souvenirs na área e cafés.

Barceloneta: uma antiga área de pescadores que hoje é o point, especialmente no verão, da cidade. Com um calçadão que merece uma boa caminhada e restaurantes de frutos do mar, não deixe de sentar-se na areia para admirar os locais e a paisagem.

Museu, parque e estádio de Montjuic: nesta área foram realizados os jogos olímpicos de Barcelona e você poderá visitar o famoso estádio de futebol, ver de perto a torre contemporânea de Montjuic, além de caminhar pelos jardins do belíssimo Museu de Nacional de Arte Catalã que ocupa um antigo palácio. Essa região alta da cidade permite que você tenha uma boa visão de toda a cidade.

Porto Olímpico:  fica na área da Barceloneta e vale um passeio por suas docas e restaurantes especializados em frutos do mar.

Castelo de Montjuic (foto): é mais legal chegar lá no teleférico. Este castelo preservado serviu de de prisão na cidade, tem uma vista linda do porto e é datado de 1640.




Encontrei uma boa dica de roteiro pela cidade no artigo do NYC que incluo aqui para inspirá-los nos passeios: http://travel.nytimes.com/2009/04/26/travel/26hour.html.
Comprar:

Infelizmente, com tantos atrativos culturais e históricos não deu para fazer nenhuma visitinha aos shoppings e lojas da cidade. Por isso recorro aqui as dicas da Condé Nast Traveller Barcelona Guide - http://www.cntraveller.com/guides/europe/spain/barcelona/where-to-shop. Posso dizer que conheci as lojas de departamento El Corte Inglés e são mesmo imperdíveis, com todas as grandes marcas e muitos andares de opções, que incluem as linha Casa, Homem, Mulher, Teen e Crianças. É a versão Lafayette dos espanhóis.

Badalar e Comer:

Las Ramblas: quando anoitece o seu calçadão fica repleto de artistas de rua, bancas de artesão e muitos turistas. Escolha um dos restaurantes típicos para apreciar a bebida local bem geladinha - Sangria e os tradicionais Tapas.

Ali pertinho das Ramblas, no Bairro Gótico, fica o Las Culleretes (www.lasculleretes.com) que funciona em um prédio de arquitetura típica desde 1786 e tem pratos tradicionalíssimos da culinária norte espanhola.

Barceloneta (foto): a área do porto e as ruelas que fazem parte deste bairro charmoso da cidade são repletas de restaurantes, bares de tapas e até champanherias (a moda era sair da praia direto para um drink). Pergunte aos locais qual restaurante/bar recomendam, pois sem dúvida será a melhor indicação. A pedida aqui é escolher um prato de frutos do mar.

Olhando as indicações do NYT, nesta área fica o tradicionalíssimo 7 Portes (http://www.7portes.com/) que desde 1836 atende a classe aristocrática de Barcelona com uma especialíssima cozinha catalã (menu de 18 a 35 euros). Se você quiser uma belíssima vista do porto, o Torre d'alta Mar (http://www.torredealtamar.com/) fica a 75mts de altura na Torre de Sant Sebastián, e tem uma vista de 360° com um salão envidraçado e pratos a base de frutos do bar (menu de 22 a 38 euros).

Para badalar, ainda nesta área, o Shôko (www.shoko.biz/) tem uma área de lounges para o Chill Out à beira da praia e um Club Priveé onde tipos descolados e  gente bonita circulam desde o meio dia até altas horas da noite. Ali pertinho, com um quê de South Beach Miami, o Carpe Diem Lounge (www.cdlcbarcelona.com/) reúne gente super elegante em seus espaços lindíssimos e luxuosos inpirados no oriente-médio. Mas neste, prepare-se para gastar e invista na indumentária para poder entrar.



A Nova Culinária Catalã:

Barcelona se tornou um destino de alta gastronomia depois do sucesso do restaurante El Bulli do inventivo Chef Ferrán Adriá. Como este está fechado e as reservas normalmente eram de 2 anos, você ainda pode encontrar ótimas opções na cidade que seguem esta culinária criativa e inovadora, como o cocktail bar 41° (http://www.41grados.com/) dos irmãos Ferrán e Albert Adriá, onde há uma seleção deliciosa de tapas e drinks (partir de 12 euros). Outro discípulo de Ferrán Adriá, o igualmente renomado chef Carles Abellan, comanda a cozinha do Comerç 24 (www.comerc24.com) com um menu degustação a partir de 50 euros e pratos entre 12 a 28 euros. Abre para o almoço também.

Avaliado como um dos melhores restaurantes da cidade, seguindo esta mesma linha de despertar sensações novas no paladar, o Cinc Sentits (www.cincsentits.com)  tem uma cozinha de autor onde o menu degustação inclui pratos com tamanhos de tapas e é elogiadíssimo pelos críticos por sua inventividade. A degustação com 6 pratos fica só 49 euros. Outro restaurante que traduz a nova cozinha catalã é o Hisop (www.hisop.com) onde dois renomados chef seguem a linha do bistronomic onde técnicas de avant-garde são incorporadas na execução de cada prato (menu de 25 a 32 euros) e, o melhor, abrem para o almoço com menus de 25 euros. Não é preciso falar que as reservas são super necessárias se  você quiser frequentar esses lugares descolados, principalmente se for na alta temporada de verão.

Para saber mais deste destino acesse: http://www.barcelona.com/

Um comentário:

Compartilhe aqui aquelas dicas especiais que você trouxe na bagagem...