Quem sou eu

Minha foto
Santiago do Chile, Chile
Viajar é meu esporte favorito, mal chego e já estou planejando qual será o meu próximo destino. Depois de trabalhar por mais de uma década na gestão de marketing em uma multinacional em Floripa, e passar um ano sabático explorando novos sabores, culturas e lugares, vim morar em Santiago do Chile. Espero que minhas experiências sejam úteis e instiguem amigos e desconhecidos a desbravar novos e deliciosos destinos.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Mendoza, a cidade das vinícolas


Sou uma apreciadora de vinhos e, como não podia deixar de ser, uni uma viagem de ski ao prazer de visitar a belíssima região de Mendoza, na Argentina, com suas vinícolas premiadas e charmosas.

Tenho de avisar que há uma época certa para visitar essa cidade, que fica aos pés da Cordilheira dos Andes, mas à beira de uma área desértica com temperaturas altíssimas no verão.

Por isso, a minha dica é ir no final do verão se quiser ver as parreiras cobertas de folhas e cachos (époda de vindima) que é fevereiro e março, ou, se a preferência for por aliar um ski nas redondezas e o vinho tinto à beira da lareira, ir no inverno-primavera (agosto e setembro).

Na preparação da minha viagem, descobri uma sugestão de roteiros por vinícolas na região e pude aproveitar essas informações no meu roteiro. Por isso, faço aqui uma reprodução de 3 dias pela cidade e região.

Chegando lá:

Os vôos para Mendoza partem de Buenos Aires, do Aeroparque, e duram em média 1,5hs. As Aerolínes Argentinas têm vôos regulares para lá, então dá para chegar em Buenos Aires e já pegar o ônibus que liga ambos aeroportos (Ezeiza) e fazer a conexão para Mendoza.

Hospedagem:

Já que você está indo para conhecer as vinícolas, a minha sugestão é que já fique na região de Chacras de Coria que circunda a cidade, em uma das belas pousadas rurais que estão próximas às vinícolas. Eu me hospedei na Lares de Chacras (foto)ttp://www.laresdechacras.com.ar/), que pertence à rede Rusticae de pousadas de charme e posso dizer que as instalações e serviços foram exceletentes. Outra opção nesta região e um pouco mais econômica é a Posada Borravino (http://www.posadaborravino.com/). O Casa Margot (http://www.casamargot.com.ar/) fica em uma Bodega e sua proposta é ser um hotel champagnerie. Inaugurado em 2008, eu não tive a oportunidade de conhecer mas os reviews no tripadviser são muito bons.

Para outras opções charmosas na região dos vinhedos, consulte: http://www.vinesofmendoza.com/mendoza-travel/where-to-stay

Se deslocando por lá:

A minha sugestão é que você alugue um carro para percorrer os caminos del vino sem pressa e conforme o seu interesse, o que não dá para fazer em uma excursão. Algumas pousadas, como a Lares de Chacras, possuem bicicletas para um percurso nas vinícolas mais próximas, o que eu recomendo fazer em um dos dias.

Para alugar o carro, sugiro a Via Rent a Car (http://www.viarentacar.com.ar/). Compre na locadora o mapa da região com o roteiro das vinícolas (ou veja se há a opção deste mapa no GPS).

Roteiro dos Vinhos:



Não esqueça de pedir à repceção da sua pousada ou hotel para ligar para as Vinícolas escolhidas e reservar os horários de visitas e de refeições (almoço ou jantar). Em todas elas você paga uma taxa relativamente barata (em torno de USD 15,00 p/p), o que dá direito à visita e degustação de vinhos.

Acesse esse interessante guia, que utilizei para fazer o meu roteiro, e dá todas as dicas e sugere uma seleção de melhores bodegas para visitar também - http://www.vinesofargentina.com/sites/default/files/vines/IG%20January%202010.pdf

Primeiro Dia - Chacras de Coria / Luján de Cuyo


Se quiser fazer o tour de bicicleta, as vinícolas ficam a poucos kilômetros das pousadas e o passeio é bem gostoso. Caso contrário, pegue o mapa que você comprou na locadora de carro e siga as direções. Nós nos perdemos bem pouco nas estradinhas de terra.

Comece o passeio visitando a Bodega Nieto Senentiner (http://www.nietosenetiner.com.ar/), uma das mais antigas da região e que possui uma linha premium de Malbec, Dom Nicanor, que vale a pena degustar. Esta vinícola de origem espanhola já exporta há bastante tempo para o Brasil.



Depois, dirija-se a vinícola boutique, com vinhos em alta conta nas melhores cartas de vinhos do país, a Bodega Vistalba de Carlos Pulenta (http://www.carlospulentawines.com/). Com uma arquitetura super transada, além do bistrô La Bourgogne que é espetacular e vale a pena almoçar ou jantar (não esqueça de reservar). Aqui, a sala de degustação fica no subsolo da Cave (foto) onde é possível conferir in loco o premiado terroir desta bodega. Vale a pena comprar alguns exemplares aqui. Esta Vinícola também tem um lodge, a La Posada, com quartos chiquérrimos caso queira se hospedar aqui.

Outra vinícola que vale a visita pela alta qualidade dos vinhos, como o Alta Vista Premium, é a Bodega Alta Vista (http://www.altavistawines.com/P, também familiar e muito antiga, com influência do método francês, e que faz parte da seleta lista de Highly Rated Wineries de Mendoza.

Para o final de tarde, com a vista linda do sol batendo nos picos da Cordilheira dos Andes, a minha recomendação é que  você vá degustar um espumante na varanda da sua pousada, acompanhada de frios e frutas secas da região que você pode comprar em algumas das bodegas do centrinho de Chacras de Coria.

Para jantar, essa região conta com boas opções como o El Patio para um parrillada, o Mar & Montanha, um bistrô ali em Chacras também ou, se quiser dar uma volta em Mendoza, há o Allure com uma cozinha de autor, o Mi Casa ou o italiano mais refinado Francesco.

Segundo Dia - Maipú

Esta outra região vinícola de Mendoza fica bem próxima da sua hospedagem em Chacras de Coria. Aqui não dá para ir de bike, principalmente porque a minha sugestão de almoço vai deixar você de pernas bambas de tanta variedade de vinho e pratos no menu.

Comece a sua visita por uma das  Historical Wineries  of Mendoza, a La Rural (www.larural.com/), com um museu de utensílios de fabricação de vinho do Séc. XIX e degustação sem custo.

A seguir, dirija-se para uma experiência enogastronômica inesquecível na Família Zuccardi (www.familiazuccardi.com/). Aqui um delicioso bistrô envidraçado no meio dos parrerais irá brindá-lo com uma seleção especial de pratos harmonizados com todos os vinhos produzidos nesta vinícola. Faça a sua refeição com calma, saboreando cada detalhe deste lugar e, depois, sente-se em um dos bancos sob o bosque para degustar um providencial café para pegar a estrada novamente.

Se sobrar disposição, volte a Lujan de Cuyo para visitar outras vinícolas boutique charmosas e com vinhos reconhecidos como a Catena Zapata (ww.catenawines.com) ou a Pulenta Estate (http://www.pulentaestate.com/).


Terceiro Dia - Uco Valley

Esta área fica um pouco mais distante, você terá de pegar uma das Rutas, mas posso garantir que o caminho todo é muito lindo, ladeando as cordilheiras e permitindo uma belíssima visão. Aqui, ficam algumas das melhores e mais premiadas vinícolas de Mendoza. Se achar interessante pernoitar, há boas opções próximo a Tupungato ou nas próprios vinícolas, como a Salentein (foto).



Como você irá demorar um pouco para chegar a região de Uco Valley, a minha sugestão é começar a visitação da moderna e belíssima Salentein (http://www.bodegasalentein.com/), reservando o almoço no restaurante contemporâneo Killka, que é todo envidraçado e com uma bela vista dos picos nevados.

Esta é a visita mais "profissional", com um grande auditório para um vídeo institucional, uma loja bem equipada de vinhos e outros itens, além da belíssima adega e área de fermentação dos vinhos (foto). A construção toda é muito bonita e vale a pena visitar com calma essa Bodega.
A seguir, a minha sugestão é que você conheça a vinícola de um dos enólogos mais renomados da atualidade, o francês François Lurton (http://www.jflurton.com/), que juntamente com seu irmão montou esta vinícola que utiliza uma técnica inovadora de congelamento das uvas para extrair o melhor sabor destas.

Nesta região há outras boas vinícolas para visitar, mas sinceramente, acho que no final do terceiro dia você irá curtir mais voltar mais cedo para a charmosa pousada que escolheu e aproveitar as suas instalações ou dar um pulo em Mendoza para um passeio no Pieton (calçadão com lojas e cafés) ou no Parque San Martin, com seu delicioso lago e bosques que mostram como o planejamento urbano permitiu a esta cidade no meio do deserto ter suas calles arborizadas e um verdadeiro oásis construído pelas gerações passadas.



Mais detalhes e dicas para organizar a sua visita, no site www.vinesofargentina.com/sites/default/files/vines/IG%20January%202010.pdf e http://www.mendoza.com.ar/.

Um comentário:

  1. Anna,
    Verdaderamente um otimo post pra os que ainda nao conhecen Mendoza.
    Eu travalho como "guia de vinicolas free lance" e gostaria de conhecerle na sua prossima visita a Mi cidade e fazer algum roteiro juntos
    javiereppens@gmail.com

    ResponderExcluir

Compartilhe aqui aquelas dicas especiais que você trouxe na bagagem...