Quem sou eu

Minha foto
Santiago do Chile, Chile
Viajar é meu esporte favorito, mal chego e já estou planejando qual será o meu próximo destino. Depois de trabalhar por mais de uma década na gestão de marketing em uma multinacional em Floripa, e passar um ano sabático explorando novos sabores, culturas e lugares, vim morar em Santiago do Chile. Espero que minhas experiências sejam úteis e instiguem amigos e desconhecidos a desbravar novos e deliciosos destinos.

domingo, 28 de agosto de 2011

Cruzeiro no Caribe e Compras em Miami


Sou novata em viagens marítimas, afinal, sempre imaginei que os cruzeiros seriam para lua de mel ou viagens de velhinhos... Mas no final de ano resolvi apostar em uma viagem diferente pelo Caribe, a bordo do recém inaugurado Allure of the Seas, da Royal Caribbean. O custo um pouco salgado para um viagem de 7 noites no período de reveillon não me desanimou, pois a promessa era de estrear o mais novo e maior navio do mundo, em uma companhia reconhecida pela qualidade de serviços e instalações.


Apesar da propaganda toda, não fui com muita expectativa, mas tenho que confessar que a surpresa foi melhor do que o esperado. O navio novíssimo (segunda viagem), incluía todas as experiências positivas que a RyC desenvolveu em décadas de serviço e construção de navios: 17 andares, cabines super confortáveis e bem decoradas, shows de categoria internacional (desde mucisais da off broadway como Chicaco, até show como Oceanária e Blue Planet que lembram os do Soleil, e show de patinação no gelo com artistas internacionais), opções variadas de alimentação 24hrs por dia (mais de 20 restaurantes disponíveis, com todo tipo de culinária).
 
Suas opções de lazer super completas: 02 piscinas para surf, paredes de escalada, tiroleza, mini-golf, uma academia com aulas de todo tipo, spa completo, pista cooper ao redor do navio, 12 jaccuzis, 4 piscinas, parque aquático só para crianças, cinema 3D, solarium, praça arborizada com cafés, lojas e galeria do Romero Brito, carrossel, salas de jogos, biblioteca, pista de patinação no gelo, promenades abertas e fechadas com lojas e free shop, além de e uma noite super agitada com pub, 6 tipos diferentes de bares temáticos e panorâmicos, um belíssimo teatro, 2 boates, casa de jazz, cassino, festas temáticas, winery house,etc.

Enfim, confesso que 7 noites foi pouco tempo para jantar em tantos lugares, curtir a balada em todos os bares e opções disponíveis, pois havia show quase toda noite e nem deu tempo de dar um pulinho nas piscinas pois eram muitas as jaccuzis panorâmicas para curtir. Uma viagem dedicada ao ócio e ao prazer de comer bem e se deslumbrar com as visões do mar aberto e belíssimos pôr do sol da varanda da cabine. Descemos nas Ilhas Virgens e em Saint Martin, mas elas foram apenas uma pequena distração tendo em vista a monstruosidade do navio e todas as alternativas que nos esperavam a bordo.

A noite de reveillon foi muito gostosa, todos de black tie, um menu super especial no restaurante principal, a virada na Promenade com orquestra, champagne e chuva de balões, além das tantas festas temáticas pelo navio que nos embalaram até quase o amanhecer. Isso sem contar o serviço especial durante nossa estadia a bordo, pois eram quase 02 passageiros apenas por atendente, já que o navio carregava 5500 pessoas para mais de 2 mil tripulantes. A arrumação das cabines, feita 2 vezes por dia, incluía mimos como chocolates e bichinhos feitos com toalhas sobre a cama (quase chorei de saudades ao encontrar uma réplica do Luã ao voltar da balada).

Crianças? Tinham muitas, tomavam o café com os personagens do Dreamworks (a turma do Madagascar, Shrek, etc, que fizeram uma parada nas promenades tipos a da Disney), mas quase não as víamos tantas eram as atividades voltadas especialmente para elas, que tinham um restaurante próprio, um mini-parque aquático, uma área interna de lazer e boate e muitos recreadores à disposição.

Tivemos paradas em apenas 02 ilhas, já que em Nassau nas Bahamas onde eu esperava ansiosamente mergulhar com golfinhos, a tempestade não nos deixou ancorar.

Paradas no Caribe:

Tivemos paradas em apenas 02 ilhas, já que em Nassau nas Bahamas onde eu esperava ansiosamente mergulhar com golfinhos, a tempestade não nos deixou ancorar.

St. Thomas é a principal e a mais freqüentada das Ilhas Virgens, com suas praias atraentes e belas baías de areia branca e fina. Na cidade velha de Charlotte Amalie, sua capital, ruelas pitorescas têm um comércio de duty free e jóias. Mas o melhor mesmo de St. Thomas está na sua beleza natural, com baías muito recortadas e mata exuberante. São muitas as praias para escolher passar o dia, além de passeios diversos pela ilha ou a bordo de veleiros e lanchas.

Travessias de balsa a partir de Cruz Bay dão acesso à ilha de St. John, com mais 50% de seu território protegido por um parque nacional onde as praias de areia branca e água transparente continuam praticamente selvagens.

Não deixe de conhecer a Sapphire Bay e a praia de Magen's Bay (foto), reconhecida pela Natgeo como uma das 20 mais belas do mundo. O passeio que eu quis fazer de dirigindo um off-road pela ilha, através da agência no navio, não tinha mais vagas, então a solução foi pegar um táxi e rodar por nossa conta, o que saiu também uma boa opção tanto pelo custo, como pela liberdade de fazermos o nosso roteiro.



St. Martin fica mais ao sul e era o destino mais aguardado por mim. Metade holandesa, metade francesa, eu já havia mapeado este destino para uma viagem de 10 dias pelo Caribe. Desembarcamos no lado holandês e facilmente consegui o transporte para a praia mais badalada do lado francês – Orient Beach.

De lá fomos à outra praia de Grand-Case que é o point gastronômico do lado francês (bons bistrôs, mas a praia já estava com maré alta) e depois decidimos caminhar pelas ruas de Marigot (foto), a capital francesa da ilha. Voltamos pelo outro lado, para dar a volta completa e avistamos as praias igualmente bonitas de Mullet Bay e Cupecoy. Sem dúvida, é uma ilha que dá para voltar e curtir com calma suas praias e recantos, apesar de não ter aquela exuberância toda de verde e baías recortadas de St. Thomas.



Recomendo muito a viagem a bordo desse premiado navio ou do seu irmão gêmeo o Oasis of the Seas. Se puderem incluir uns dias de compras depois em Miami como eu fiz, melhor ainda!


Onde contratar o cruzeiro:

São muitas as companhias de cruzeiros para o Caribe que partem desde Miami ou Fort Lauderdale. Se quiser ver preços ou roteiros na Royal Caribbean, consulte www.royalcaribbean.com.br. Você pode fazer a reserva pelo site e depois o pagamento será feito diretamente para a RyC no Brasil, o telefone eles informam no site. Minha dica é assim que tiver feito a reserva, escolher as noites de show e jantar nos restaurantes temáticos, especialmente se for em uma data concorrida como o réveillon. Não conseguimos fazer com nosso cartão, mesmo sendo internacional, mas talvez dependa da bandeira. De qualquer modo, peça a agência no Brasil para fazer as reservas todas e vocês poderão consultar a agenda pessoal no site ou na cabine.

Outras companhias com cruzeiros pelo Caribe com saídas de Miami: Carinal Cruise Lines (www.carnival.com), Cunard (www.cunardline.com) e Norwegian Cruise Line (www.ncl.com).



Pit Stop em Miami para Compras:

Com o câmbio a nosso favor, Miami virou o destino de shopping de muitos brasileiros. Eu estive por 5 noites lá e consegui conciliar as compras com um pouco de lazer neste destino.

Em Miami a sugestão é ficarem em um hotel boutique em South Beach ou, se quiserem um resort super completo que é uma das referências da Miami dos anos 50 mas que foi totalmente remodelando recentemente, indico o Fontaineblau (foto) - http://www.fontaineblau.com/ onde me hospedei e tem áreas de lazer deliciosas em frente à praia para repor as energias antes e depois do bate perna nos shoppings. Uns casais de amigos reservaram um hotel super estiloso com bom custo benefício na Collins Avenue, o Dream South Beach.Ouvi também boas recomendações do Sense, na Ocean Drive com a 5a.


Para boas compras com preços baixos nas melhores marcas – Dolphin Mall e Sawgrass (este fica em Fort Lauderdale). Para as novidades e quem sabe um período de Sales (peguei até 70% de desconto) a opção é o Aventura Mall, as lojas na Collins Avenue (entre a 5th e a 10th street ) e Lincon Road Mall em Miami Beach. Cosméticos, protetores solar, maquiagem e outras miudezas que só tem por lá procure nas redes de farmácia – Wallgreens.

Se quiser um restaurante super legal – Hakassan no Fontaineblau tem a qualidade do M. Chow e um ambiente muito mais transado, é filial deste restaurante reconhecido de Londres.. Uma das baladas do momento fica ali tbém na Liv. (foto) ou nos lounges do Arcádia ou do Blue Bar. Se a opção é um prato rápido e gostoso – Cheesecake Factory e Segafredo Expresso (vá na filial da Española Way), duas redes disponíveis em Malls e principais áreas da cidade. Um jantarzinho na área buchicho de Miami Beach? Escolha um dos cafés ou restaurantes da Ocean Drive e divirta-se com os tipos que passeiam na área Art Deco de Miami.

Outra programação à noite é caminhar pela badalada Lincols Road Mall, onde no calçadão não falam cafés, lojas e restaurantes, e ir curtir uma noite na Española Way (foto) com casario mediterrâneo típico de 1925 e com vários barzinhos charmosos.

Se sobrar tempo na agenda, dá pra visitar o Bass Museum of Art, a Little Havana (8th street entre SW 27th avenue e SW 12th avenue)  no centro que é o reduto da comunidade cubana na cidade com seus restaurantes e bares típicos, visitar o Dolphin Research Center em Marathon Key no caminho para Key West (vale a pena tirar um dia para vistiar essas ilhas), e até se aventurar pelo parque de Everglades, com suas passarelas sobre as árvores onde se vista a fauna e flora da Flórida. 


Quer uma praia gostosa com mar de caribe? Nikki Beach (foto), no começo da Ocean Drive tem espreguiçadeiras para alugar e um mar verdinho. Só não vá na época super quente, pois além de fritar você encontra os "big fish" (conhecidos tbém como tubarões). Para espairecer, caminhe no deck/calçadão que margeia toda South Beach e escolha o melhor pedaço de areia para se atirar.


A dica é alugar um carro já no aeroporto e sair rodando com auxílio do GPS que leva em segurança pra qquer lado da cidade. Só não posso falar de downtown, pois não deu tempo de conhecer essa parte da cidade...

Para saber quais são os melhores restaurantes para visitar na cidade, outras opções de hotéis e de passeios acesse o Frommer Guide em : http://www.frommers.com/destinations/miami/. Entre os restaurantes mais indicados estão Casa  Tua (little havana), Azul (donwton), Baleen (coconut grove), L'Mason Azur, Nobu e Escopazzo (todos em south beach), dentre muitos outros. Os hotéis indicados em South Beach são o The Setai, The Tides, The Sagamore, Astor, Ritz-Carlton.

Boas Compras!

Eu trouxe na mala a  receita da sobremesa mais tradicional de Miami, veja o passo a passo para fazer um delicioso Cheesecake - http://viagemcomgosto.blogspot.com/2011/09/cheesecake-sobremesa-de-mia.html

2 comentários:

  1. Oi Anna!!
    Muito interessante a sua viagem!!
    Estou querendo fazer 7 dias em miami, são 5 só de compras rsrsrs e mais esse magnifico cruzeiro pelo caribe. Mas minha dúvida é que só sei o basico de ingles e sera que vou me virar bem no cruzeiro?? em miami nao tenho medo, só no cruzeiro mesmo, de pedir para regular o ar qndo estiver muito frio na cabine, de pedir a comida certa no cardapio, e de fazer a excursao ou me aventurar a ir sozinha (o que é pior)e na hora de pagar de saber onde pagar o consumo no navio.Ja viajei de cruzeiro mas foi pelo Brasil mesmo:)
    Bjss.

    ResponderExcluir
  2. Saint Martin, Marigot é o que existe de mais BELO para mim gostava de passar esta fase dos 55 anos que faço daqui a dias aí por uns anos o clima é ótimo para mim e gosto muito dessa bela ilha, será que conseguem um emprego para mim sou Funcionária Pública numa Secretaria de uma Escola como Assistente Técnica, sim quero estar nesse belo clima sendo util, trabalhando. milaalmeidap@hotmail.com.

    ResponderExcluir

Compartilhe aqui aquelas dicas especiais que você trouxe na bagagem...