Santa Catarina realmente é um Estado especial. Seu litoral entrecortado é belíssimo e, a poucas horas de praias especiais como o Rosa (http://viagemcomgosto.blogspot.com/2011/08/rustico-chique-praia-do-rosa.html) ou até mesmo Floripa (http://www.viagemcomgosto.blogspot.com.br/2011/12/verao-em-floripa.html), você encontra cidadezinhas rodeadas de cachoeiras, montanhas, vinícolas e muito natureza.
Já perambulei bastante pela Serra Catarinense (http://www.serracatarinse.com.br/), descobri trilhas, cânions, estradas de terra para um bom rally, degustei vinhos deliciosos, além de ter conhecido hospedagens charmosas e até requintadas. Para os turistas e moradores do litoral que ainda não descobriram as belas paisagens e curtiram o frio gostoso de nosso planalto à beira de um fogo de chão, vou publicar alguns posts com sugestões de roteiros deliciosos para finais de semana e feriados invernais.
Este primeiro é para curtir aqueles refúgios especiais em meio à bela natureza da serra, ideais para ir a dois.
Rio do Rastro Eco Resort (www.riodorastro.com.br/)
O resort exclusivo localizado logo acima da belíssima Serra do Rio do Rastro fica quase à beira do cânion, em uma propriedade muito bem cuidada. Suas poucas cabanas, equipadas com lareira e até jacuzzis, possuem mimos e conforto, além de serem muito aconchegantes e privativas. O serviço é atencioso e o proprietário, Sr. Ivan, uma simpatia.
Este Eco Resort, que faz parte da rede Roteiros de Charme, oferece vários passeios e atividades (são mais de 20 opções), como a cavalgada até o cânion, equipamentos de pesca para você fisgar as trutas que estão no lago junto às cabanas, trilhas, spa, uma boa videoteca e bliblioteca para as horas de ócio à beira da lareira, além de uma ótima adega e um bistrô com cardápio convidativo. A estrutura ainda conta com jacuzzi, sauna, academia e piscina térmica.
As refeições podem ser inclusas na diária (recomendo) e aos domingos há um delicioso brunch. Quem não puder se hospedar por lá, o bistrô é aberto ao público, aproveite para conhecer a propriedade e provar um dos deliciosos pratos.
Não perca na programação a noite do Fogo de Chão (foto) , com danças e os pratos típicos da região. Se você se animar, dá para visitar também a belíssima vinícola Villa Francioni (www.villafrancioni.com.br/). O resort organiza o passeio, mas dá para ir tranquilamente com seu carro em um dos horários de visitação.
Ah, são pet friendly, apesar de criarem cães na propriedade que mais parecem ursos de tão grandes e peludos!
Para chegar - se você ainda não está podendo chegar lá de helicóptero (há um heliponto), desça no aeroporto de Florianópolis e siga na BR 101 sentido sul até Tubarão e lá você entrará na rodovia estadual para Grão Pará, para subir a Serra do Rio do Rastro. São cerca de 3hrs de viagem.A entrada do resort fica logo em frente ao Mirante no topo da serra.
Estalagem Villa da Montanha (/estalagemvilladamontanha.com.br/)
Se as tarifas do eco resort estão muito salgadas para o seu bolso, a Villa da Montanha será uma ótima opção também. Aqui as cabanas de madeira em estilo canadense são super aconchegantes, com lareira e banheira, possuem uma vista linda para mata de Araucárias e lago e, apesar de rústicas, são muito românticas com sua iluminação à luz de velas.
A proposta aqui é se desligar e curtir o campo, então nada de internet, televisão e até mesmo crianças. A propriedade é bastante semelhante à anterior, com trilhas na mata onde você escuta o canto do Trinca Ferro, cavalos Manga Larga para passeios, lago para pesca, além de outras atividades na região, como visitar produtores orgânicos, subir ao Morro do Campestre (foto) e explorar a região de Urubici com suas cachoeiras e atividades de aventura.
O bistrô, um pouco mais simples mas igualmente acolhedor, oferece um menu apenas para o jantar, contratado na sua reserva, e a cozinha fica à sua disposição caso queira se aventurar no fogão à lenha. Os proprietários, um casal simpático de paulistas, cuidam de todos os detalhes e recebem você com muito calor humano.
Também são pet friendly!
Como chegar: a Villa da Montanha fica no município de Urubici, a 200 Km de Floripa. Desde Florianópolis, pegue a BR101 sentido sul e, no município de Palhoça, o acesso à BR 282 em direção ao município de Santa Clara, em Bom Retiro. Neste ponto, pegue a SC 430 em direção à Urubici, são mais 24km passando pela bela Serra do Panelão e por vinhedos. Da cidade de Urubici são mais 10km até a pousada, na estrada que liga à Urupema.
Refúgio de Montanha Rio Canoas (www.riocanoas.com.br/ )
Esta deliciosa pousada fica próxima à Serra do Corvo Branco, também no município de Urubici e seu ponto alto é o entorno. São apenas 5 suítes com vista para a mata, além de uma área de biblioteca, sala de lareira e decks ao ar livre. Tudo muito simples mas de muito bom gosto. O bistrô serve o jantar incluído na diária e também lanches em outros horários.
As atividades ficam por conta da Expedições Corvo Branco que oferece diversas opções na região. Mas você também pode subir a pé ou de bike até o Cânion do Espraiado e fazer um delicioso piquenique lá em cima admirando o visual, acordar cedo e pegar o carro para subir até o Morro da Igreja (ponto mais alto do Estado) para admirar a famosa Pedra Furada, pescar lambaris nos rios da região, banhar-se no Rio Canoas e fazer diversas trilhas no Campo dos Padres.
Como chegar: o Refúgio também fica no município de Urubici, a 200 Km de Floripa. Desde Florianópolis, pegue a BR101 sentido sul e, no município de Palhoça, o acesso à BR 282 em direção ao município de Santa Clara, em Bom Retiro. Neste ponto, pegue a SC 430 em direção à Urubici, são mais 24km passando pela bela Serra do Panelão e por vinhedos. Da cidade de Urubici pegue a estrada SC 370 que leva ao Morro da Igreja/Serra do Corvo Branco e siga 22km de asfalto e mais 7km de estrada de terra. Há placa sinalizadora da pousada.