Quem sou eu

Minha foto
Santiago do Chile, Chile
Viajar é meu esporte favorito, mal chego e já estou planejando qual será o meu próximo destino. Depois de trabalhar por mais de uma década na gestão de marketing em uma multinacional em Floripa, e passar um ano sabático explorando novos sabores, culturas e lugares, vim morar em Santiago do Chile. Espero que minhas experiências sejam úteis e instiguem amigos e desconhecidos a desbravar novos e deliciosos destinos.

domingo, 28 de agosto de 2011

Cruzeiro no Caribe e Compras em Miami


Sou novata em viagens marítimas, afinal, sempre imaginei que os cruzeiros seriam para lua de mel ou viagens de velhinhos... Mas no final de ano resolvi apostar em uma viagem diferente pelo Caribe, a bordo do recém inaugurado Allure of the Seas, da Royal Caribbean. O custo um pouco salgado para um viagem de 7 noites no período de reveillon não me desanimou, pois a promessa era de estrear o mais novo e maior navio do mundo, em uma companhia reconhecida pela qualidade de serviços e instalações.


Apesar da propaganda toda, não fui com muita expectativa, mas tenho que confessar que a surpresa foi melhor do que o esperado. O navio novíssimo (segunda viagem), incluía todas as experiências positivas que a RyC desenvolveu em décadas de serviço e construção de navios: 17 andares, cabines super confortáveis e bem decoradas, shows de categoria internacional (desde mucisais da off broadway como Chicaco, até show como Oceanária e Blue Planet que lembram os do Soleil, e show de patinação no gelo com artistas internacionais), opções variadas de alimentação 24hrs por dia (mais de 20 restaurantes disponíveis, com todo tipo de culinária).
 
Suas opções de lazer super completas: 02 piscinas para surf, paredes de escalada, tiroleza, mini-golf, uma academia com aulas de todo tipo, spa completo, pista cooper ao redor do navio, 12 jaccuzis, 4 piscinas, parque aquático só para crianças, cinema 3D, solarium, praça arborizada com cafés, lojas e galeria do Romero Brito, carrossel, salas de jogos, biblioteca, pista de patinação no gelo, promenades abertas e fechadas com lojas e free shop, além de e uma noite super agitada com pub, 6 tipos diferentes de bares temáticos e panorâmicos, um belíssimo teatro, 2 boates, casa de jazz, cassino, festas temáticas, winery house,etc.

Enfim, confesso que 7 noites foi pouco tempo para jantar em tantos lugares, curtir a balada em todos os bares e opções disponíveis, pois havia show quase toda noite e nem deu tempo de dar um pulinho nas piscinas pois eram muitas as jaccuzis panorâmicas para curtir. Uma viagem dedicada ao ócio e ao prazer de comer bem e se deslumbrar com as visões do mar aberto e belíssimos pôr do sol da varanda da cabine. Descemos nas Ilhas Virgens e em Saint Martin, mas elas foram apenas uma pequena distração tendo em vista a monstruosidade do navio e todas as alternativas que nos esperavam a bordo.

A noite de reveillon foi muito gostosa, todos de black tie, um menu super especial no restaurante principal, a virada na Promenade com orquestra, champagne e chuva de balões, além das tantas festas temáticas pelo navio que nos embalaram até quase o amanhecer. Isso sem contar o serviço especial durante nossa estadia a bordo, pois eram quase 02 passageiros apenas por atendente, já que o navio carregava 5500 pessoas para mais de 2 mil tripulantes. A arrumação das cabines, feita 2 vezes por dia, incluía mimos como chocolates e bichinhos feitos com toalhas sobre a cama (quase chorei de saudades ao encontrar uma réplica do Luã ao voltar da balada).

Crianças? Tinham muitas, tomavam o café com os personagens do Dreamworks (a turma do Madagascar, Shrek, etc, que fizeram uma parada nas promenades tipos a da Disney), mas quase não as víamos tantas eram as atividades voltadas especialmente para elas, que tinham um restaurante próprio, um mini-parque aquático, uma área interna de lazer e boate e muitos recreadores à disposição.

Tivemos paradas em apenas 02 ilhas, já que em Nassau nas Bahamas onde eu esperava ansiosamente mergulhar com golfinhos, a tempestade não nos deixou ancorar.

Paradas no Caribe:

Tivemos paradas em apenas 02 ilhas, já que em Nassau nas Bahamas onde eu esperava ansiosamente mergulhar com golfinhos, a tempestade não nos deixou ancorar.

St. Thomas é a principal e a mais freqüentada das Ilhas Virgens, com suas praias atraentes e belas baías de areia branca e fina. Na cidade velha de Charlotte Amalie, sua capital, ruelas pitorescas têm um comércio de duty free e jóias. Mas o melhor mesmo de St. Thomas está na sua beleza natural, com baías muito recortadas e mata exuberante. São muitas as praias para escolher passar o dia, além de passeios diversos pela ilha ou a bordo de veleiros e lanchas.

Travessias de balsa a partir de Cruz Bay dão acesso à ilha de St. John, com mais 50% de seu território protegido por um parque nacional onde as praias de areia branca e água transparente continuam praticamente selvagens.

Não deixe de conhecer a Sapphire Bay e a praia de Magen's Bay (foto), reconhecida pela Natgeo como uma das 20 mais belas do mundo. O passeio que eu quis fazer de dirigindo um off-road pela ilha, através da agência no navio, não tinha mais vagas, então a solução foi pegar um táxi e rodar por nossa conta, o que saiu também uma boa opção tanto pelo custo, como pela liberdade de fazermos o nosso roteiro.



St. Martin fica mais ao sul e era o destino mais aguardado por mim. Metade holandesa, metade francesa, eu já havia mapeado este destino para uma viagem de 10 dias pelo Caribe. Desembarcamos no lado holandês e facilmente consegui o transporte para a praia mais badalada do lado francês – Orient Beach.

De lá fomos à outra praia de Grand-Case que é o point gastronômico do lado francês (bons bistrôs, mas a praia já estava com maré alta) e depois decidimos caminhar pelas ruas de Marigot (foto), a capital francesa da ilha. Voltamos pelo outro lado, para dar a volta completa e avistamos as praias igualmente bonitas de Mullet Bay e Cupecoy. Sem dúvida, é uma ilha que dá para voltar e curtir com calma suas praias e recantos, apesar de não ter aquela exuberância toda de verde e baías recortadas de St. Thomas.



Recomendo muito a viagem a bordo desse premiado navio ou do seu irmão gêmeo o Oasis of the Seas. Se puderem incluir uns dias de compras depois em Miami como eu fiz, melhor ainda!


Onde contratar o cruzeiro:

São muitas as companhias de cruzeiros para o Caribe que partem desde Miami ou Fort Lauderdale. Se quiser ver preços ou roteiros na Royal Caribbean, consulte www.royalcaribbean.com.br. Você pode fazer a reserva pelo site e depois o pagamento será feito diretamente para a RyC no Brasil, o telefone eles informam no site. Minha dica é assim que tiver feito a reserva, escolher as noites de show e jantar nos restaurantes temáticos, especialmente se for em uma data concorrida como o réveillon. Não conseguimos fazer com nosso cartão, mesmo sendo internacional, mas talvez dependa da bandeira. De qualquer modo, peça a agência no Brasil para fazer as reservas todas e vocês poderão consultar a agenda pessoal no site ou na cabine.

Outras companhias com cruzeiros pelo Caribe com saídas de Miami: Carinal Cruise Lines (www.carnival.com), Cunard (www.cunardline.com) e Norwegian Cruise Line (www.ncl.com).



Pit Stop em Miami para Compras:

Com o câmbio a nosso favor, Miami virou o destino de shopping de muitos brasileiros. Eu estive por 5 noites lá e consegui conciliar as compras com um pouco de lazer neste destino.

Em Miami a sugestão é ficarem em um hotel boutique em South Beach ou, se quiserem um resort super completo que é uma das referências da Miami dos anos 50 mas que foi totalmente remodelando recentemente, indico o Fontaineblau (foto) - http://www.fontaineblau.com/ onde me hospedei e tem áreas de lazer deliciosas em frente à praia para repor as energias antes e depois do bate perna nos shoppings. Uns casais de amigos reservaram um hotel super estiloso com bom custo benefício na Collins Avenue, o Dream South Beach.Ouvi também boas recomendações do Sense, na Ocean Drive com a 5a.


Para boas compras com preços baixos nas melhores marcas – Dolphin Mall e Sawgrass (este fica em Fort Lauderdale). Para as novidades e quem sabe um período de Sales (peguei até 70% de desconto) a opção é o Aventura Mall, as lojas na Collins Avenue (entre a 5th e a 10th street ) e Lincon Road Mall em Miami Beach. Cosméticos, protetores solar, maquiagem e outras miudezas que só tem por lá procure nas redes de farmácia – Wallgreens.

Se quiser um restaurante super legal – Hakassan no Fontaineblau tem a qualidade do M. Chow e um ambiente muito mais transado, é filial deste restaurante reconhecido de Londres.. Uma das baladas do momento fica ali tbém na Liv. (foto) ou nos lounges do Arcádia ou do Blue Bar. Se a opção é um prato rápido e gostoso – Cheesecake Factory e Segafredo Expresso (vá na filial da Española Way), duas redes disponíveis em Malls e principais áreas da cidade. Um jantarzinho na área buchicho de Miami Beach? Escolha um dos cafés ou restaurantes da Ocean Drive e divirta-se com os tipos que passeiam na área Art Deco de Miami.

Outra programação à noite é caminhar pela badalada Lincols Road Mall, onde no calçadão não falam cafés, lojas e restaurantes, e ir curtir uma noite na Española Way (foto) com casario mediterrâneo típico de 1925 e com vários barzinhos charmosos.

Se sobrar tempo na agenda, dá pra visitar o Bass Museum of Art, a Little Havana (8th street entre SW 27th avenue e SW 12th avenue)  no centro que é o reduto da comunidade cubana na cidade com seus restaurantes e bares típicos, visitar o Dolphin Research Center em Marathon Key no caminho para Key West (vale a pena tirar um dia para vistiar essas ilhas), e até se aventurar pelo parque de Everglades, com suas passarelas sobre as árvores onde se vista a fauna e flora da Flórida. 


Quer uma praia gostosa com mar de caribe? Nikki Beach (foto), no começo da Ocean Drive tem espreguiçadeiras para alugar e um mar verdinho. Só não vá na época super quente, pois além de fritar você encontra os "big fish" (conhecidos tbém como tubarões). Para espairecer, caminhe no deck/calçadão que margeia toda South Beach e escolha o melhor pedaço de areia para se atirar.


A dica é alugar um carro já no aeroporto e sair rodando com auxílio do GPS que leva em segurança pra qquer lado da cidade. Só não posso falar de downtown, pois não deu tempo de conhecer essa parte da cidade...

Para saber quais são os melhores restaurantes para visitar na cidade, outras opções de hotéis e de passeios acesse o Frommer Guide em : http://www.frommers.com/destinations/miami/. Entre os restaurantes mais indicados estão Casa  Tua (little havana), Azul (donwton), Baleen (coconut grove), L'Mason Azur, Nobu e Escopazzo (todos em south beach), dentre muitos outros. Os hotéis indicados em South Beach são o The Setai, The Tides, The Sagamore, Astor, Ritz-Carlton.

Boas Compras!

Eu trouxe na mala a  receita da sobremesa mais tradicional de Miami, veja o passo a passo para fazer um delicioso Cheesecake - http://viagemcomgosto.blogspot.com/2011/09/cheesecake-sobremesa-de-mia.html

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Peixe Assado na Folha de Bananeira

Eu provei este peixe em diversas ocasiões e lugares. Mas sem dúvida, o pescado fresquinho e o clima de Noronha deixaram esse prato ainda mais especial. Pena que não havia a deliciosa Barracuda na ilha quando liguei para cozinheira que me indicaram (os detalhes estão no post de Noronha) para encomendar um delicioso jantar caseiro.

Facílimo de preparar e pode ser com seu peixe preferido, é uma ótima sugestão para substituir o churrasco, já que fica bem mais gostoso se feito na brasa da churrasqueira. Confira o passo a passo.


Ingredientes

1 peixe inteiro - o tamanho e o tipo você vai escolher conforme o n° de convidados. Pode ser Tainha, Robalo, Barracuda, Anchova, etc.
Suco de 1 limão
Pimenta do reino a gosto (triturada na hora)
Sal a gosto - a fleur de sal dá um toque especial
Cebolinha - 2 maços picados bem fininhos
Ervas frescas: coentro, dill, estragão ou sálvia (escolha a que gostar)
04 Tomates maduros picados em cubos
01 Cebola picada em cubos
Azeite de Oliva

Modo de Preparo

Descame o peixe, tire as vísceras e abra-o pelas costas para que seja retirada a espinha (você também pode pedir ao peixeiro que já prepare o peixe para assar do modo "escalado"). Tempere com sal, pimenta e limão e deixe descansar por algumas horas.

Com a cebolinha, tomate e cebola picados e as ervas escolhidas, prepare um "recheio" para colocar no meio do peixe e também sobre a parte superior, colocando um fio de azeite de oliva extravirgem sobre as ervas. Depois de rechear o peixe, enrole-o na folha de bananeira. Para facilitar o manuseio, depois de limpar a  folha aqueça-a rapidamente sobre a brasa que ficará mais maleável. Pode fechar com palitos ou com um barbante (não use material plástico). Coloque-o na grelha sobre a brasa e deixe cozinhar. O processo é parecido com o do papillote (papel alumínio). Quando o peixe estiver cozido (irá depender da intensidade do fogo e do tamanho do peixe), pode retirar.

Para acompanhar, coloque algumas bananas da terra sobre a grelha também, cortadas em fatias no comprimento, além de arroz branco.

O parto combina bem com um vinho branco geladinho (Sauvigon Blanc ou Chardonnay pouco amadeirado) ou um suco de frutas tropical, como a pitanga. Já que a moda agora é harmonizar pratos com cervejas, tive o prazer em realizar um evento com uma Mestre Cervejeira que indicou a cerveja Pilsner Tcheca 1795 para acompanhar peixes e saladas, ou a espanhola Wit Damm Inedit.




domingo, 21 de agosto de 2011

Noronha para curtir a dois



Já tive o prazer de visitar 04 vezes este destino paradisíaco do nosso país, a última vez em junho de 2012. É uma ilha vulcânica, que lembra muito a formação de Phi Phi na Tailândia, e sem dúvida é o destino ideal pra quem curte praia, belas paisagens e mergulho. Como não é segredo, chegar lá requer um bom investimento em passagens e pousada, por isso, nesta postagem vou dar as dicas de uma visitante experiente deste paraíso. Boa parte dos preços têm como referência a minha recente estada na ilha que foi agora em 2012.

Como emitir passagens:

Sem milhas – aproveite alguma promoção até Recife e Natal e compre com uma operadora (de preferência de Recife) o trecho pela TRIP (http://www.voetrip.com.br/) até Noronha. Sai muito mais em conta.

Com milhas – na GOL reze bastante para conseguir passagens com menos de 40 mil milhas no site. Na TAM, esteja exatamente 90 dias antes da data de embarque em uma das lojas no período da manhã e peça para marcar a ida. Retorne 90 dias antes da data da volta e faça o mesmo. Eles só marcam com 3 meses de antecedências os trechos grátis, então, se for cedo e no dia certo, vc terá mais chance.


Quando ir:

Final de maio até início de agosto, o mar está acalmando e a ilha está linda e verde. De setembro a dezembro, a ilha seca, há racionamento de água, a sombra fica escassa e o calor aumenta, mas são épocas sem vento e melhores para quem vai mergulhar. De dezembro à março, tempo de ondas e pouco mergulho. Minha sugestão: vá final de maio ou junho, com preços mais baixos, a ilha sem tanto turista e com a exuberância do verde. Nesta última estadia descobri que em junho há o Festival Gastronômico com vários restaurantes participando e pratos diferentes e com bom preço.

Chegando lá:
Entre no site de Noronha (http://www.ilhadenoronha.com.br/ailha/taxadepreservacao_em_noronha.php) e pague pela internet a taxa referente aos dias que você vai permanecer lá, além de já preencher os formulários necessários. Evita fila na entrada da ilha.


Hospedagem:

A maioria das pousadas é bem simples. Nos sites http://www.noronha.com.br/pousadas.htm e http://www.noronha.pe.gov.br/ctudo-turismo-hospedagem.asp você encontra uma relação bem grande de pousadas com contatos, inclusive com a classificação em golfinhos. A com 2 é uma opção boa, pois são instalações melhores que as domiciliares e preços mais em conta que as TOP.

Para quem pode pagar mais, entre as TOP estão a pousada do Zé Maria, a Maravilha. A Solar dos Ventos fica ao lado da Maravilha, com a mesma vista e boas instalações e provavelmente um preço mais em conta. Minhas indicações são:
Pousada Miragem - quartos com sacadas com vista para o mar, bem localizada e novinha (www.pousadamiragem.com.br)
Mar Atlântico – já fiquei 2 vezes nesta. Peça os quartos 6, 5 ou 2. Cama Box, ar split em alguns quartos, bem localizada, café da manhã e café da tarde na diária, chuveiro quente, TV e Frigobar.(www.operadoramaratlantico.com.br)
Colina dos Ventos – a localização não é excelente, mas as instalações são boas.
Tio João – recebi boas indicações de amigos, é mais simples.
Dolphin Hotel - na minha última estada na ilha escolhi este hotel (padrão de pousada na verdade) porque queria mais privacidade, já que as pousadas são de casas pré-fabricadas em madeira. De fato, os chalés são mais silenciosos e privativos, apesar dos quartos diminutos. Tem boa estrutura e uma ótima idéia que é o café a La Carte, com opções de omeletes, tapiocas, sanduíches, sucos e frutas. Seu custo de diária é intermediário entre as pousadas de 2 golfinhos e as Top.
Pousada Triboju - só passei na frente e olhei o site, apesar de ficar na Floresta Velha em uma rua de acesso ruim, as instalações (quartos com jacuzzi) e decoração são de muito bom gosto.(http://www.pousadatriboju.com.br/)


Fazendo as malas:
Depois de emitir as passagens e reservar a sua pousada, na organização das malas não esqueça de: repelente, uma mochila para usar na praia, sapatos baixos para andar nas ruas de pedra do centrinho, máscara de mergulho e pé de pato, se for iniciante arranje um colete para flutuar, veja o preço de uma máquina à prova d'água descartável (em Noronha o aluguel de uma digital aquática custa 50,00) e compre antes, se valer a pena, cremes e itens de beleza leve do "continente", muitos biquínis, cangas e roupas leves.


Rodando pela ilha:

Se o gato tiver carteira para dirigir moto, ótimo! Custa mais barato que o Bugue (R$ 90,00 o dia na Costa Azul operadora), gasta menos gasolina (lá custa quase 4,00 o litro) e anda muito mais fácil nas estradas que descem à praia. Caso não tenha essa facilidade, tem o ônibus da ilha que cobra R$ 3,20 a passagem e passa a cada 30 min pela BR, os táxis que cobram uma fortuna, ou o aluguel de bugue que vai custar desde 120,00 (preço atual com Rosi 81 8720-1764) por dia mais uma boa grana de gasolina pois ele consome muito.


O que  fazer:
Para snorkelling: antes de começar essa etapa, pergunte sobre as marés e esteja atenta ao mar para não pegar muito batido. Compre no Projeto Tamar uma tabelinha com todos os tipos de peixe na ilha, para saber quais são e reconhecê-los no mergulho. Os melhores locais são: Praia do Sancho (no meio há corais, nas duas laterais muitos peixes nos costões); Praia do Porto (a que tem mais variedade e quantidade de peixes e também tartarugas, além do naufrágio perto da bóia com sino); Atalaia (chegue a tábua de máres para saber da abertura e esteja no primeiro grupo se quiser ver mais coisas); Sueste (tem que alugar colete, mas há muitas tartarugas); piscinas da Caiera (iguais à do Atalaia, mas sem tempo e nem fila. Mesma hora de marés); Baía dos Porcos (tem mais fama que peixes, mas se o mar não estiver batendo muito vale a pena ir até lá) e o Morro do Meio, no final da conceição com bons paredões de pedra.

Pôr do sol: cada dia curta em algum lugar, no Forte acima da Vila dos Remédios, no Mirante do Boldró, na Cacimba do Padre entre os dois irmãos e o costão da Baía dos Porcos e tradicionalmente na Praia da Conceição (foto).

Passeios: acorde um dia bem cedo para estar às 6hs no Mirante dos Golfinhos para vê-los entrar na baía no amanhecer. Quem tem sorte de encontrá-los lá, vê até 500 dando pulos e piruetas com os binóculos que são emprestados pelo Projeto Golfinho Rotador. O Aquasub é legal para quem precisa de uma "forcinha" para nadar no mergulho livre. O passeio de barco vale a pena para chegar fácil no Sancho e ver golfinhos, mas vá de manhã. Batismo? Só se quiser a experiência de mergulhar de cilindro, pois peixe mesmo vc encontra lá no Porto mergulhando de graça. Não pague pelo Ilhatour, pegue a moto ou o bugue e faça vc mesma o roteiro pela ilha, com calma e privacidade.
Praias: a melhor pra curtir é a da Conceição (foto). A da Cacimba e Bode, depende do mar estar mais calmo. A do Boldró é gostosa, pequena e com um ótimo bar de praia para petiscar e descansar na sombra. Ah, não há sombras nas praias, então, pegue um guarda-sol na pousada senão você não agüenta. A Praia do Leão tem mar bastante mexido para mergulhos na época de abril a setembro, mas normalmente o pessoal do Tamar chama para abertura dos ninhos lá. Vale a pena. A Praia do Sueste não é boa pra banho mas tem snorkelling com tartarugas. Mesmo que não for mergulhar, a Praia do Sancho (foto) é uma das melhores areias e baía para um bom banho de mar.




Mergulho Autônomo: sempre mergulhei pela maior operadora da ilha que é a Atalaia. Calcule em média R$340,00 para 1 saída e 2 mergulhos com roupa e equipamento. Gosto desta operadora por ter barcos bem equipados e catamarãs, que são mais estáveis, além de ter sido bem recomendada pelas escolas de mergulho de Floripa. Mas na ilha há outras opções, com a Noronha Divers e a Águas Claras.
Sugestões interessantes: no período da ilha verde, curta um gostoso banho na cachoeira da Praia do Sancho antes de subir a escadaria. Depois de mergulhar no Atalaia, vá à Praia do Leão e caminhe até as piscinas naturais no final dela, dá para namorar em paz e com privacidade. Veja com o TAMAR se abrirão ninhos de tartarugas e esteja lá no final da tarde para ver os lindos filhotes correrem para o mar.
Visite o Museu do Tubarão, que é de graça e tem uma deliciosa varanda com vista para o mar.


Onde comer:
Na Vila dos Trinta tem o supermercado Poty, dá pra ir de ônibus ou até caminhando da Floresta Nova. Compre lá água para levar à praia, lanchinhos (nem sempre tem barracas vendendo algo), bebidinhas alcoólicas para o frigobar e o que precisar. A loja da Mãezinha é muito mais cara para esses itens...
Lanches: sugiro a Toca da Tapioca (perto da escola) ou a Tapiocaria ao lado da Atlantis, onde a tapioca com vários recheios é feita na hora e uma delícia. No Mundo Verde ali pertinho há o creme de cupuaçu é uma ótima pedida para depois do pôr do sol na Cacimba ou no Boldró (fica em frente à escola, na beira da BR), o Museu do Tubarão, perto do porto tem deliciosos bolinhos e um caldinho que com torradas dá para enganar a fome até o jantar e além disso, sombra, vento e cerveja gelada.

Almoço: o tradicional restaurante do Biu continua lá, mas tem outros self-service como o da pracinha com saladas, churrasco e peixes na brasa. Se estiver na praia e quiser comer um tradicional peixe assado na folha de bananeira, vá na barraca do Naldinho, na Cacimba do Padre. Agora há outras opções de restaurantes na ilha para almoço, dois pertinho do Projeto Tamar, como o Cheiro Verde (81 3619 1142) e o Du Mar (81 3619 0432), ambos com boas opções no cardápio (provei em ambos e aprovei). Perto da pracinha, há o  Xica da Silva que não deu tempo de ir conhecer mas estava sempre bem movimentado.
Jantar: fale com a sua pousada para reservarem uma mesa no Ecológikus, de uma baiana que prepara pratos com maestria (recomendo o Sinfonia do Mar com polvo, peixe, camarão e lagosta por 85,00 e aceitam cartão) e manda o transfer até a sua pousada para buscar e levar. O Cacimba Bistrô fica pertinho da igreja em uma casa histórica e possui um ambiente lindinho, ótima música e pratos individuais bem gostosos (média de 100,00 para casal somente em dinheiro). Há outros como o Varanda e o Tritão que eu não visitei e o do Zé Maria (81 3619 1258) cobra em média 120,00 por pessoa para o festival do mar (um self-service mais elaborado).

Para uma noite romântica ou um almoço com vista espetacular, reserve uma mesa no restaurante da Pousada Maravilha (81 3619 0028), com pratos individuais em média R$55,00. O Mergulhão (81 3619 0215) no Porto tem uma vista linda também e o delicioso Beijupirá (81 36191250) abriu um lodge com um charmoso bistrô e aqueles pratos que nos fazem babar já conhecidos de quem visitou a matriz em Porto de Galinhas. Ali do lado deste, também no bairro da Floresta Velha, há o novo restaurante Triboju com um ambiente super descolado (não deu tempo de conhecer o menu deste).
Se você quiser comer um ótimo peixe na bananeira, com acompanhamentos, por 25,00 por pessoa (valor atual), reserve com a Silvia na Pousada São Silmares o jantar (3619-1522). Ambiente simples, mesa na varanda, mas comida muito saborosa e peixe fresquinho (se tiver Barracuda na ilha, peça que é o melhor!).


 À noite:
Todo dia às 21hs tem palestra no TAMAR. É bem legal de ir, tem café, lojinha e é o ponto de encontro dos turistas. Passa uma van pelas pousadas para pegar o pessoal e cobra 5,00 ida e volta. Se sobrar pique depois das caipirinhas e do jantar, não perca o Forró do Cachorro (segundas, quartas e sextas), tradicional na ilha, e a música ao vivo na Pizzaria ao lado da Igreja (sábados). Há outros bares surgindo na Vila dos Remédios e podem ser uma boa opção.


Lembrancinhas:
Na Toca da Tapioca compre um DVD com fotos e filmagem da ilha por 25,00. Se você quer trazer boas imagens da ilha e do fundo do mar, é a melhor opção para matar a saudade e mostrar para a família esse paraíso. Na Loja da Mãezinha encontre os melhores postais mas, o melhor lugar para comprar lembrancinhas é na loja do TAMAR. São os melhores produtos e, além disso, você contribui para o projeto.

Confira a receita desta viagem no post http://viagemcomgosto.blogspot.com/2011/08/peixe-assado-da-folha-de-bananeira.html.

Bons Mergulhos!

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Camarão ao Roquefort - lembranças da Praia do Forte

Pois é, comi tanta moqueca e peixe nos restaurantes do Iberostar, que uma vez visitando a Vila de Santo Antônio escolhi um prato diferente para provar. Segue aqui a receita que provei e aprovei, bem fácil de preparar e que sai do lugar comum das receitas de frutos do mar.




Ingredientes:

500 gr de camarão médio descascados
150 gr de queijo roquefort
50  gr de alcaparras
1 taça de vinho branco seco
1 limão
azeita extra  virgem
1 cebola pequena
2 dentes de alho
folhas de alfavaca
pimenta do reino e sal a gosto

Preparo:

Lave os camarões e tempere-os com limão. Aqueça a frigideira com azeita extra virgem e coloque os camarões para cozinharem 2 minutos na própria água que soltam. Escorra a água e coloque os camarões em uma tigela de água fria para ficarem mais tenros, por 2 minutos. Retire-os da água gelada e seque com um papel toalha. Aqueça novamente a frigideira  com azeite e frite levemente o alho (não deixe dourar) e junte a cebola, acrescentando os camarões, sal e pimenta do reino. Frite até dourá-los e coloque a taça de vinho para flambar um pouco, juntando as alcaparras e a alfavaca. Por fim, coloque o queijo roquefort picado, deixando-o derreter. Depois de testar a receita em casa, descobri que pra que o prato não fique com o molho tão salgado, pode adicionar junto com o roquefort um pouco de requeijão cremoso e para que tenha o molho fique mais cremoso e consistente, uma xícara de leite com uma colher de maizena.

Pode servir com batatas souté ou arroz branco, ou até acompanhando um massa al dente.

A bebida que combina bem com o prato é um vinho branco, leve e fresco, como o  Rio Sol Branco que é produzido no Vale do Rio São Francisco (divisa da Bahia com Pernambuco) por uma associação da Expand e de uma vinícola da região do Douro (Portugal). Se não encontrar este, escolha um Sauvignon Blanc e sirva na temperatura certa - geladinho.

Bom apetite!




terça-feira, 9 de agosto de 2011

A Ecológica Praia do Forte



A Praia do Forte ficou conhecida pelo Projeto Tamar, que começou aqui a sua luta de proteção das tartarugas marinhas em desova na praia. Esta vila de pescadores acabou se tornando inicialmente um destino ecológico e, nos últimos anos, recebeu o investimento de vários resorts e complexos hoteleiros o que transformou a Vila de Santo Antônio em um destino cool frequentado por estrangeiros e turistas de  todo país. Diferente da Costa do Sauípe, onde a praia não é grandes coisas e o destino se resume mais aos complexos hoteleiros, a Praia do Forte tem uma praia belíssima com piscinas naturais visitada por tartarugas, um centrinho super charmoso e está ao lado de outros lugares igualmente lindos como Imbassaí.

Estive lá no feriado de setembro de 2010, para uns dias de sol e relax no resort que foi eleito pela revista Viagem e Turismo como um dos melhores de praia do país - o Iberostar Bahia (nota 4,5 de mais de 400 reviews no tripadviser). A experiência foi ótima e deixo aqui as dicas para vocês aproveitarem um feriado neste destino de sol, mordomia e belezas naturais. Como voltei à este destino em novembro de 2011 e fiquei no Ecoresort, atualizo aqui algumas informações desta viagem fazendo uma comparação de ambos resorts.


A Praia:




Para chegar lá você deve voar até o aeroporto de Salvador. Há transfers que levam você direto para o hotel ou pousada reservados, mas quando eu fiz as cotações saiu mais em conta alugar um carro para todo o período (transfers em torno de R$300,0 p/p ida e volta), e foi o que fizemos. De GPS na mão, pegamos a rota sentido norte para a Praia do Forte, que fica a 56km de capital baiana. Para facilitar a localização, o nome do município onde está esta balneário se chama Mata de São João. Se você escolher pernoitar em Salvador antes de pegar a estrada, fique em um dos hotéis da Praia de Itapuã que facilita bastante pegar a estrada no dia seguinte e é bem perto do aeroporto.

A nossa opção foi ficar no Iberostar Bahia, vizinho do Iberostar Praia do Forte, que fica ainda alguns poucos kilômetros à frente da Vila de Santo Antônio, que é o centrinho da praia e onde estão outras boas opções de hospedagem, entre pousadas e o antigo Ecoresort Praia do Forte que agora pertence è rede Tivoli. Como voltei à este destino em novembro de 2011 e fiquei no Ecoresort, atualizo aqui algumas informações desta viagem fazendo uma comparação de ambos resorts.



É na vila onde está também o Projeto Tamar (foto), que tem visitação e uma área de pequenos tanques onde você pode interagir com as diferentes espécies de tartarugas, tubarões e outros peixes. A lojinha do projeto é uma boa opção para levar lembrancinhas para casa, pois o faturamento é todo revertido para as ações de proteção, além de remunerar os artesãos locais que confeccionam vários dos produtos. A uma pequena caminhada do Tamar você encontra a Alameda do Sol (foto), com vários restaurantes, barzinhos, cafés e lojas, é um centrinho bem charmoso e que lembra bastante a Rua das Pedras em Búzios.





A praia tem piscinas naturais que permitem um mergulho conforme a maré, em algumas áreas um mar para surf, e aqueles lindos coquerais. Na caminhada à beira-mar, é fácil ver as tartarugas marinhas, em tamanhos assombrosos, subir e descer pelas ondas ou comendo nas piscinas. Seus ninhos também ficam ao longo da orla, normalmente demarcados com placas do Tamar, que costuma avisar da sua abertura para que os turistas acompanhem aquelas gracinhas em miniatura caminharem em direção às ondas.




Mas se você quer curtir este destino lindo com mordomia e serviços  ótimos, não pode deixar de  conhecer duas ótimas opções de hospedagem da região: os resorts da rede espanhola Iberostar e o Ecoresort da rede portuguesa Tivoli.



O Complexo de Resorts Iberostar:

Eu escolhi o Iberostar Bahia (http://www.iberostar.com.br/br/hoteis/iberostar-bahia/apresentacao.aspx) com sistema all inclusive por sua pontuação elevada nas avaliações de turistas e revistas, além de gostar da estrutura do resort. Seu vizinho, Iberoestar Praia do Forte, tem uma área comum menos equipada e a área verde não é tão viçosa, apesar de ambos oferecem os mesmos serviços e conforto e o Praia do Forte ter uma carta de bebidas mais premium disponível no all incluse.

Já estive e visitei muitos resorts de praia e, como este, não vi nada igual. O lugar é muito bem planejado, mesmo com lotação máxima no feriado, nada de gente se esbarrando nos corredores, disputando espreguiçadeiras ou lugar nas piscinas. Os salões, praças e jardins com espelhos d'água são lindíssimos, muito bem decorados e cheios de obras de arte naif, lounges e espreguiçadeiras para se largar e relaxar.

A proposta é como estar em um navio. Tem academia (de frente para o mar), spa, 2 complexos de piscinas (um tranquilo e outro com agito em áreas bem distintas do resort), jardins e praças, bares de praia,  lounges, teatro com shows (apresentações mais simples), boate e 4 restaurantes temáticos que somam no total 10 restaurantes que oferecem serviço 24hs de alimentação,  incluindo bebidas como espumante, wisky e todos os drinks e coquetéis que vocês imaginarem...


Para os jogadores de Golf ou tênis, há quadras disponíveis e um complexo com 18 buracos. Enfim, dá pra preencher o dia todo com atividade ou se jogar nas espreguiçadeiras em uma das áreas ou jardins do resort. A noite, um drink no lounge bar, escolher um dos restaurante temáticos para jantar: japonês, mediterrâneo, francês ou grill e depois curtir a boate ou a suíte com mais de 40m² super bem decorados (todas com banheira, sacada e vista para o mar).


Eu adorei a mordomia! Para quem tem criança e bebê, há toda uma infra-estrutura só para eles, copinha, pisicnas e parquinhos além dos recreadores que os mimam até a noite. Recomendo a hospedagem, especialmente para quem quiser ir com a família, o gato ou até com as amigas para um bronze perfeito no sol bahiano.



O que fazer:

Além de curtir as mordomias do resort, a Praia do Forte é uma delícia de ser percorrida a pé, observando as tartarugas nos recifes, localizando seus ninhos nas dunas, mergulhando nas piscinas naturais do Lorde e  Papa-Gente (tem que olhar a tábua das marés, ficam a 1,5km do projeto Tamar). Na Vila de Santo Antônio a Alameda do Sol tem opções variadas de restaurantes, lojas e cafés para uma visita no final do dia, além do Castelo Garcia D'ávila, construído em 1551. Não deixe de visitar e contribuir para o Projeto Tamar, onde você também poderá se informar sobre a abertura dos ninhos. Nas agências locais você encontra também opções de passeios por rios, cachoeiras e reservas naturais da região.


A poucos quilômetros mais ao norte, você pode visitar outro pedacinho do paraíso baiano, que é Imbassaí. Essa praia onde desagua um rio amarronzado, tem várias barracas para passar o dia, além de areias e um mar igualmente idílicos. A sua vila oferece opções para um almoço e, se quiser esticar a estadia, várias pousadinhas charmosas e com preços atraentes.

Eu caminhei pela praia do resort até a vila de pescadores, visitei o Tamar e caminhei no centrinho, provei um camarão ao roquefort delicioso em um dos restaurantes da Alameda do Sol (a receita virá no próximo post), mergulhei nas piscinas naturais, fiquei um tempão observando as tartarugas felizes e livres nas ondas da praia, relaxei em cada cantinho do resort provando deliciosos drinks tropicais e voltei revigorada pra casa.


Onde Comer:


Como o sistema do resort era all inclusive, limitei boa parte das refeições às suas dependências. A minha dica aqui para você aproveitar bem todas as opções gastronômicas do Iberostar é de, logo ao chegar, fazer a sua reserva nos restaurantes temáticos. Conforme a época e o n° de pernoites, você tem direito a um número x de reservas nestes restaurantes. Isso não quer dizer que não possa ir nas outras noites, basta ligar na concierge todos os dias solicitando o seu nome na lista de espera de determinado restaurante. Se ainda assim não ligarem para confirmar, vá no horário das 21hs direto ao restaurante e peça a atendente da lista para colocar o seu nome e aguarde um pouquinho.

Nós não jantamos nenhuma noite no buffet principal, todas nos temáticos. O melhor é o japonês onde eles preparam os pratos nas chapas para cada grupo de clientes em meio a um show de malabarismo dos sushimans (foto), seguido do francês com um ambiente mais sofisticado e pratos tradicionais no menu.
O mediterrâneo e o de grelhados junto à praia não apresentaram nada muito especial, mas ainda assim são uma opção melhor ao buffet. Os almoços ocorrem no restaurante da praia Coqueiro (sempre tem uma baiana fazendo comídas típicas no quiosque ao lado), no bar da piscina (lanches) e, se vc topar colocar uma bermuda ou saída de praia, no restaurante principal onde o buffet de saladas e pratos quentes é muito variado.

Tivoli Ecoresort Praia do Forte

Este foi o primeiro hotel da Praia do Forte e, após a compra pela rede Tivoli, ganhou alas novas e uma reformulação. Este complexo fica espalhado em uma grande área em frente à praia vizinha à do centrinho da Vila. Com amplos jardins e áreas verdes, seus quiosques frente à praia ganham tem termos de localização e conforto em relação ao Iberostar. Meu quarto aqui foi na ala Master, com varandas frente mar no segundo andar. Super charmoso, com uma decoração que privilegia materiais ecológicos como a casca de côco, iluminação cênica e uma deliciosa rede na varanda. Apesar de menores que os do Iberostar, achei mais adequados à proposta da praia e mais charmoso.


A área de piscina é bastante diminuta para crianças e as opções de bares e restaurantes se limitam a um snack bar, dois bares de piscina, um restaurante buffet que serve a meia-pensão e outras 02 opções para almoço, sendo um deles para jantar com reserva. Comparado a mordomia de serviços do Iberostar, são bem menos opções de alimentação. Entretanto, a piscina com borda infinita destinada aos adultos e que fica mais afastada é um espetáculo e a praia em frente muito mais bonita!

Visitei o SPA do Ecoresort e as instalações são ótimas, com três tipos de sauna, jacuzzi com esquema de choque térmico, área de relaxamento e uma piscina extra. Mas para curtir, ou marcando uma massagem (começam em R$135,00) ou pagando uma taxa de day use de R$60,00. Notei que há uma programação de atividades durante o dia no resort, mas nada de recreadores super animados com a criançada como no concorrente.

A minha avaliação entre as duas opções é a seguinte: se você tem crianças, não pense duas vezes e escolha o Iberostar. Casais que não fazem questão do all inclusive e querem um resort charmoso e com maior privacidade, podendo ir para a Vila variar a comida e curtir uma alternativa mais animada para a noite, devem escolher o Ecoresort.

Na Alameda do Sol, no centrinho da Vila, e nas redondezas, há muitas outras opções de restaurantes para variar. Escolhemos o Terra Brasil pelo cardápio, pequeno mas charmoso, e foi nossa última refeição antes de voltar para Salvador e pegar o vôo para casa (a receita estará no próximo post). Foi uma ótima despedida!

Quer saber mais sobre esse destino? Acesse http://www.matadesaojoao.ba.gov.br/guia-turistico/index.php e encontre todas as dicas de pousadas, restaurantes e passeios.

Bom Relax!

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

A Rústico-Chique Praia do Rosa

Sei que estamos em pleno inverno, então por que escrever sobre a Praia do Rosa? É que agora andam por lá as maravilhosas Baleias Francas, que podem ser avistadas da beira da praia com seus filhotes fazendo shows de saltos. Além disso, as pousadas da Praia do Rosa são requintadas e equipadas com lareiras para os casais que desejam um programa diferente para um final de semana prolongado.

 O reveillón por lá também é super concorrido, com mega festa na praia, show de fogos nas pousadas e hotéis, além de um público jovem e bonito de Porto Alegre, Rio e São Paulo. As reservas nas pousadas e aluguéis de casas começam bem cedo e, se você se animar com a proposta, não pode demorar muito para começar a procurar onde ficar. Veja sobre a festa mais organizada da praia que acontece em um dos hotéis à beira mar - http://www.viradamagica.com.br/virada.php e comece a programar a sua festa.

 Sou fã deste destino de praia no sul de SC, localizado a 80km de Florianópolis, o aeroporto mais próximo. Se você vier de avião, recomendo alugar um carro já no aeroporto para poder percorrer com calma as praias de Imbituba e Garopaba, curtindo cada curva e enseada desta parte belíssima do nosso litoral.

Veja abaixo as principais dicas de uma frequentadora assídua, no inverno e verão, desta que é eleita uma das 30 baías mais belas do mundo.

O Destino

A Praia do Rosa fica no Balneário de Imbituba, mas seu acesso se dá através da rodovia que liga a BR101 à Garopaba, por isso muitos a confundem como uma das praias desta cidade que também vale a pena ser visitada. Acho que a descrição mais parecida para este destino é de ser a Trancoso ou a Pipa do Sul, com seu jeitinho rústico-chique das pousadas, restaurantes charmosos, ruas de terra e uma praia deliciosa com águas próprias para o surf que ainda não foi "descoberta" pelos ambulantes, barracas e ônibus da CVC...


Dividida ao meio por uma lagoa de águas limpas e quentes, onde vale a pena dar um mergulho em noite de lua cheia ou se refrescar no final da tarde, o Rosa Sul é mais desenvolvido com restaurantes na beira da praia e lugar para estacionar o carro. O Rosa Norte é o point da moçada mais bonita, principalmente quando o vento impede as boas ondas no Rosa Sul. Seu acesso é através das ruas do condomínio e um único bar rústico de praia fornece alguma infra-estrutura para quem passa o dia na praia. Por isso, não esqueça de levar seu guarda-sol e cadeira (aqui no Sul todos levam para a praia), água e lanchinhos para aguentar o dia todo. Na alta temporada, há vendedores de picolés e sanduíches naturais que circulam na praia toda.

Além desta praia, há outras próximas que valem a pena serem visitadas. Escrevo em detalhe sobre cada uma no O que fazer, mais adiante no post.

Onde ficar

A associação das pousadas da Praia do Rosa é muito organizada e algumas estão inclusive no Roteiro de Charme ou fazem parte de uma rede especial de pousadas. Há para todos os gostos Penthouses maravilhosas na Vida Sol e Mar, chalés ou estúdios mais rústicos no Caminho do Rei ou na beira da praia, quartos super equipados em refúgios acolhedores no morro do Rosa, dentre outros. Veja abaixo as minhas sugestões especiais:

Vida Sol e Mar Eco Resort - é um dos hotéis mais bem equipados da praia, com acesso à Lagoa e ao Rosa Norte. Além dos chalés mais rústicos, suas 19 villas são verdadeiras casas de praia super equipadas, com jacuzzi, lareira, ofurô e todas as dependências decoradas com bom gosto e uma vista belíssima da praia. Este hotel faz parte da rede de Green Places to Stay e do Boutique Hotels.


Quinta do Bucaneiro - é uma pousada com apenas 10 apartamentos onde a atenção aos detalhes e o capricho fazem parte do serviço. Está classificada entre os 10 melhores hotéis do país para casais, faz parte dos Roteiros de Charme e está listada no exclusivo guia do Condé Nast Johansens. Fica no alto do Morro do Rosa e uma trilha leva a um barquinho que atravessa a lagoa para deixar você na praia.(http://www.bucanero.com.br)

Caminho do Rei - nesta pousada de luxo localizada no topo do morro do Caminho do Rei, cada suíte tem uma decoração própria e prometem bastante privacidade e uma linda vista da praia. Também está listada no Condé Nast Johansens, além de fazer parte do Atmosphere Hotels e do Circuito Elegante. (http://www.caminhodorei.com.br/).

Solar Mirador (foto) - debruçada sobre a lagoa do Rosa, esta pousada do Circuito Elegante tem uma vista maravilhosa do seu deck de piscina e também uma proposta de privacidade e requinte em suas 12 suítes. Está entre os 10 hotéis sustentáveis do Guia 4 Rodas e é eleita uma das 10 vistas mais lindas do mundo pela Travel Magazine.(http://www.solarmirador.com.br/)
Fazenda Verde do Rosa - este hotel é um dos mais antigos e tradicionais da praia e fica à beira mar. Seus chalés possuem lareira e estão equipados para receberem casais ou famílias, fica ao lado da lagoa e possui uma boa infra-estrutura, inclusive com uma escola de surf.(http://www.fazendaverdedorosa.com.br/)

Village do Rosa - também na beira da praia, seus chalés com lareira possuem cozinha e recebem até pets. Possui uma infra-estrutura de condomínio e preços atraentes.(http://www.villagerosa.com.br/)

Há outras opções mais enconta e com uma boa infraestrutura, como a Descanso do Rei (http://www.descansodorei.com.br/) com aptos duplex com cozinha e bem localizado; a Hospedaria das Brisas (www.hospedariadasbrisas.com.br/ )  também no caminho do rei; e a Studios do Barão (www.studiosdobarao.com.br/ ), em meio à mata.

Onde Comer:

Quando eu era estudante e comecei a frequentar esta praia, achava os restaurantes  locais que serviam PF com filé de peixe uma ótima pedida. Hoje, um pouco mais crítica em relação a gastronomia, posso dizer que as opções deste destino vão muito além dos restaurantes de comida caseira e hoje há festivais específicos como o Festival de Sabores do Mundo (acontece na segunda quinzena de julho com 14 restaurantes participantes com pratos de todos os tipos de culinária a R$25,00) e o Festival de Frutos do Mar (acontece em novembro quando renomados chefs reproduzem  receitas dos Açores) que atraem gourmets de todo país para seus restaurantes requintados e reconhecidos. Veja abaixo algumas das opções deliciosas que você encontra aqui:


Tigre Asiático - lugar delicioso, pratos tailandeses e japoneses, com uma lareira enorme no inverno para aquecer as noites frias. Ambiente e serviço impecáveis, este restaurante super concorrido (reserve antes pois está sempre lotado) é considerado um dos melhores em culinária tailandesa do país. Fica no centrinho da praia. (www.tigreasiatico.com/)


Crepe Georgette - fica lá no topo do caminho do rei, em frente à pousada deste mesmo nome, tem uma vista linda da Lagoa de Imbituba e um cardápio bem variado de crepes franceses doces e salgados.tel: (48) 3355-6646.

Pizzaria Marguerita - pizzaria muito tradicional do Rosa, com massa bem fininha de recheios diversos, assada na pedra em forno a lenha. Estrada Geral do Rosa S/N, esquina do Caminho do Rei. (48)3355-6010.

Urucum - debruçado sobre a lagoa e com uma vista espetacular, este restaurante é especializado na culinária capixaba e tem no cardápio a deliciosa Moqueca Capixaba, imperdível. Fica na pousada Solar Mirador e vale a pena ir mesmo que seja para tomar um drink e apreciar a vista ou ver a lua nascer linda e cheia no mar. (http://www.restauranteurucum.com.br/)

Lua Marinha - para chegar lá você serpenteia por ruas até chegar à beira da lagoa de Imbituba. Ambiente rústico e simples, com uma culinária focada em frutos do mar, muito elogiado pelos frequentadores mas eu tenho de confessar que achei muita fama por um cardápio simples e sem inovações. Acesso pela Estrada Geral de Ibiraquera  (48) 3354-0543.

Boa parte das pousadas possui bistrôs e restaurantes acolhedores, como Quinta do Bucanero, a Hospedaria das Brisas e a Regina Guest House com o charmoso Bistrô Pedra da Vigia (48 3355-6066) .

O Que Fazer

Aqui tirei algumas sugestões do site da PROA, além de eu incluir aquelas boas experiências de tantos anos visitando este destino:

  • Percorrer a trilha pelo costão do canto sul, passando pelo Portinho, e assistir o nascer do sol.
  • Percorrer o Caminho do Rei, do seu topo apreciar a vista da Baía do Rosa e da Lagoa de Ibiraquera. Assistir dali o pôr do sol - de preferência degustando um delicioso crepe na Georgette.
  • Percorrer a trilha que vai à Praia do Luz e Barra da Lagoa de Ibiraquera - o caminho começa no costão do Rosa Sul.
  • Fazer uma aula de Kitesurf em uma das muitas escolas que estão próximas à Lagoa de Ibiraquera.
  • Conhecer a trilha que margeia o Canto Norte levando até a Praia Vermelha e o Ouvidor.   
  • Aprender a surfar, as aulas começam na lagoa do rosa e há várias escolas na praia.
  • Conhecer as inscrições rupestres nas pedras da Barrinha da Praia da Ferrugem.
  • Ir uma tarde para Garopaba conhecer o Centro Histórico e a vila de pescadores e aproveitar para comer um delicioso mousse na tradicional Casa dos Mousses na avenida central de Garopaba, depois passar na Mormaii ou na Sul Nativo que são fábricas da cidade e têm acessórios e roupas de surf.
  • Conhecer as dunas de areia na Praia do Siriú.
  • Conhecer o Museu da Baleia Franca em Imbituba.     
  • Conhecer as belas praias ao redor como Ibiraquera, Silveira (*****), Luz, Vermelha, Ouvidor, Barrinha (***), Ferrugem(****), D'água,  da Vila, Siriú, Gamboa e Garopaba.
  • Reservar um day-use na Ilha do Papagaio (30 Km).
  • Visitar a cidade histórica de Laguna e o Farol de Santa Marta (35 km).
  • Subir a Serra do Rio do Rastro (90 km).

  • Fazer a observação marítima das baleias Franca, monitorado por biólogos em embarcações especiais, de julho a novembro no Instituto da Baleia Franca (www.baleiafranca.org/index1.asp). As pousadas mesmo ligam e reservam o passeio para você (em torno de R$350,00 p/p).
Agora, se você quer ir lá ver as baleias nas praias e costões sem precisar pagar pelo passeio ou incomodar as mamães e filhotes, que na opinião dos protetores causa distúrbios à essa espécie que migra para o nosso litoral para acasalar e procriar, o Projeto Baleia Franca que acompanha todos os indivíduos que chegam à área de proteção criou um serviço muito legal, que é o de podermos acompanhar onde estão as baleias (eles marcam em um mapa a data da chegada e de avistamento). Como as baleias costumam ficar algum tempo em cada praia ou enseada, uma vez que você vai para o Rosa basta acessar o site:
http://www.baleiafranca.org.br/avistagens/avistagens.asp e descobrir onde estão as mamães, filhotes e machos adultos. Não esqueça de levar o binóculo, apesar de muitas vezes elas ficarem a poucos metros da areia ou do costão.

Onde encontrar mais informações sobre esse  destino: http://www.praiadorosa.pro.br/ e http://www.praiadorosa.com.br/.